Motor: 5 dicas que você precisa saber

13/06/2018|Contagem Motor Peças

Ter um carro exige muito mais do que simplesmente levá-lo esporadicamente no mecânico e trocar uma ou outra peça. Alguns detalhes que passam despercebidos no dia a dia podem indicar a durabilidade do automóvel. O motor é o centro do carro; sem ele, nada é capaz de funcionar corretamente e, por isso, exige um cuidado extra. Nesse artigo, reunimos 5 dicas que você precisa saber sobre o motor do seu carro.

Limpeza de motor

Limpeza de motor

1) O motor pode ser lavado

Os apaixonados por carros dificilmente querem ver um ele sujo. Por isso, sempre surge a dúvida: será que eu posso molhar o motor do carro? Será que não vou estragar alguma peça importante? Bom, não. Ele pode ser lavado, contato que seja feito com cuidado. O problema aqui não é só a água, mas a pressão dela, que pode danificar circuitos elétricos, por exemplo. Com isso em mente, o mais indicado é que a limpeza seja realizada por profissionais especializados que saberão como proceder. É importante lembrar que o acumulo de sujeiras pode interferir no resfriamento do motor, além de ressecar as mangueiras, dutos e rolamentos.


2) Forçar a aceleração danifica o motor

A aceleração forçada, além de gastar muito mais combustível, pode desgastar o motor e embreagem. Usar a marcha errada, como andar a 20 km/h na 5ª marcha, vai forçar seu motor além do que ele é capaz de aguentar. Cada marcha tem uma velocidade que pode ser suportada, portanto respeite esse limite. Você encontra essa informação no manual do fabricante, além de dicas de qual a melhor marcha para andar na cidade ou na rodovia, por exemplo.


Gasolina de qualidade

Gasolina de qualidade

3) A qualidade da gasolina influencia na vida útil do motor

Aquela promoção no posto de gasolina pode sair muito mais caro do que parece. Uma vez que produtos adulterados, podem trazer diversos danos ao motor do automóvel que vão de desgastes das mais diversas peças (bomba de combustível, bicos injetores, filtros e pistões) à falhas imediatas no funcionamento do carro. A adulteração do combustível está diretamente relacionada também ao aumento no consumo de gasolina e a diminuição do rendimento do carro.


Importância de trocar o óleo do carro

Importância de trocar o óleo do carro

4) É preciso trocar o óleo regularmente

Verificar o óleo regularmente evita, além de problemas mecânicos, despesas futuras desnecessárias. Por isso é uma maneira prática e eficaz de aliviar o atrito causado pelas peças internas e de eliminar fragmentos de outras peças que podem acabar ficando no motor do veículo. Por isso fique atento ao prazo estipulado para a troca do óleo, que pode variar dependendo do fabricante do automóvel e nunca use qualquer tipo de produto adulterado ou que seja contrário às especificações do manual do fabricante.


5) Trocar a marcha na hora certa é saudável

Quando passamos muito tempo dirigindo, trocar as marchas passa a ser algo que fazemos automaticamente e, com isso, em alguns momentos, acabamos trocando de marcha no momento ou velocidade errada, o que pode forçar o motor mais do que o necessário e ainda consumir mais combustível que o normal. Conheça seu carro e como citado acima, atente-se ao manual do veículo e aos seus limites. Não os ultrapasse, evite acelerações e arranques desnecessários e procure sempre trocar as marchas o mais suavemente possível.

Tags