Como aumentar a vida útil do motor

22/01/2019|Contagem Motor Peças

Não existe um número exato de quilômetros que um motor de automóvel pode rodar. Alguns rodam mais, outros menos, e tudo isso depende dos hábitos de uso por parte do motorista. Se utiliza o carro com mais ou menos frequência, se dirige de forma mais agressiva ou conservadora, se faz manutenções preventivas ou se deixa o motor rodar com avarias. Enfim. São vários os fatores que influenciam nesta conta.

Neste texto você saberá como aumentar a vida útil do motor do seu carro. Confira nossas dicas!

Atenção a óleo do motor e ao arrefecimento

O óleo lubrificante do motor e o sistema de arrefecimento são os dois principais fatores que mantém o motor na temperatura ideal de operação. O óleo lubrificante permite aos pistões circular com menos atrito dentro dos cilindros, evitando expansão, superaquecimento e fundição do motor. O sistema de arrefecimento faz circular água por todo o motor, regulando a temperatura das partes metálicas e mantendo o motor em funcionamento com a quantidade adequada de calor.

Por isso, é muito importante realizar as trocas de óleo periodicamente, de acordo com as recomendações do fabricante. Certifique-se também de usar o modelo de óleo adequado para o seu motor. Fique também de olho no nível de água do reservatório. Menos líquido do que o necessário pode fazer a água ferver e não cumprir com sua função de esfriar. Mais água do que o previsto pode submeter o reservatório a uma pressão maior do que a qual foi projetado para suportar, promovendo vazamentos.

É importante também realizar a substituição do filtro de óleo periodicamente. De preferência, em toda troca de óleo. O filtro mantém o óleo limpo, segurando as partículas sólidas e outras impurezas que resultam da movimentação dos pistões e acabam indo parar no líquido lubrificante.

Fique sempre atento às luzes do painel de seu carro. Elas irão avisar se houver alguma coisa errada com o veículo. Os carros mais novos têm sistemas sofisticados de detecção de problemas, porém, automóveis mais populares ou antigos podem não ser tão precisos em avisar o condutor em caso de feitos. Por isso, para ambos os casos, vale manter a atenção às condições do veículo.

Faça alinhamento e balanceamento

Além de ajudar na conservação de pneus e aumentar o desempenho do veículo, realizar alinhamentos e balanceamentos regularmente também aumenta a vida útil de um motor. Isso porque rodas devidamente alinhadas e balanceadas exigem menos esforço do motor para levar o veículo à velocidade desejada. Quanto menos se requer de potência do veículo, mais tempo tende a durar o motor.

Limpe seu motor regularmente

Motor impregnado em terra, poeira, graxa ou outras partículas sólidas tem mais dificuldade para ser resfriado, diminuindo o desempenho do sistema de arrefecimento e aumentando a temperatura do motor. Por isso, regularmente, realize uma limpeza externa nas partes do carro internas ao capô. Se você vive em regiões rurais ou litorâneas, enfrentando barro ou maresia com frequência, essa limpeza das peças deve ser feita com mais frequência.

Gostou de nossas dicas? Acesse outros de nossos conteúdos e saiba mais!

Tags