Como escolher um distribuidor de peças para motor

20/08/2019|Contagem Motor Peças

Contar com um bom e confiável fornecedor é algo fundamental em qualquer que seja o negócio. Todavia, costumamos dizer que, ao se tratar de veículos, a coisa fica ainda mais séria, considerando o fato de que o mercado de peças de automóveis pode ter procedência diversa, inclusive duvidosa. Já imaginou, por exemplo, colocar uma peça no motor do carro do seu cliente de origem suspeita, sem que saiba disso? Prejuízo na certa, tanto financeiramente como em sua imagem, pois o consumidor dificilmente fará negócio novamente com a sua empresa e poderá falar mal sobre ela para familiares, parentes e possíveis interessados por meio das redes sociais. Por isso, no texto de hoje, apresentamos algumas dicas sobre como escolher um distribuidor de peças para motor de veículos.

A seguir estão orientações importantes para o empreendedor que deseja comprar peças de qualidade e de forma segura. Confira!

Pesquise a reputação do fornecedor

A primeira coisa que deve conhecer é a reputação do fornecedor ou distribuidor. Para isso, hoje existem diversas formas, entre elas a pesquisa em sites que reúnem elogios e reclamações, como, por exemplo, o Reclame Aqui – um dos mais populares na web.

Outra alternativa é visitar o perfil do fornecedor nas redes sociais, como Facebook e Instagram. As redes sociais contam com ferramentas de avaliação, como a nota em estrelas do serviço ou produto e os comentários de clientes que já foram atendidos. O Google Meu Negócio também é uma ótima ferramenta nesse sentido, visto que funciona de maneira similar às redes sociais.

São alternativas eficazes para sondar até que ponto o fornecedor é confiável, no sentido de prestar um bom atendimento e oferecer produtos de qualidade.

Veja se o fornecedor trabalha com marcas de qualidade

Cogite também apreciar as marcas com as quais o fornecedor trabalha. A intenção, com isso, é verificar se as mesmas são de qualidade e podem ser utilizadas no motor do carro que precisa de conserto ou da troca de peças.

Além disso, considere avaliar a variedade de peças que o fornecedor possui em seu catálogo de produtos. Isso pode otimizar o processo de busca por peças e evitar que tenha de buscá-las junto a outros fornecedores, o que pode demandar mais tempo. Além do mais, esta precaução garante o adequado funcionamento das operações dos seus negócios.

Verifique se o distribuidor oferece um atendimento de qualidade na fase pré-venda e pós-venda

No ato de fechar o negócio, é comum que o fornecedor preste um atendimento de excelência, resolvendo todas as suas dúvidas e garantindo que o produto chegue à sua empresa de forma ágil, antes mesmo da data limite do prazo de entrega.

Porém, após a compra, muitos distribuidores costumam oferecer um atendimento de baixa expectativa, frustrando, assim, o cliente e gerando sérias dores de cabeça, como a interrupção de serviços mecânicos em sua empresa.

Assim, quando for escolher o distribuidor de peças para motor, busque tomar conhecimento de como é feito o atendimento na fase pós-venda. Dessa maneira, você evita contratempos e conta com um serviço diferenciado e que auxilia a sua empresa nos momentos em que ela mais precisa.

Saiba se a marca conta com vendedores qualificados

Ainda que o empreendedor domine o seu mercado de atuação, sabendo, por exemplo, quais peças precisam para melhorar o funcionamento de um motor de carro, é sempre bom contar com a ajuda de vendedores qualificados que estudaram e estão sempre se atualizando em busca de mais conhecimentos e soluções que podem ajudar muito mais os empresários do setor mecânico.

Assim, antes de fechar negócio com o fornecedor, busque ter noção a respeito da qualificação dos vendedores. Uma boa parceria, vale dizer, não só entrega as peças que são solicitadas, mas também orienta os profissionais em relação à chegada de peças melhores e mais adequadas ao contexto do caso explicado.

Conheça os prazos de garantia

A garantia é o tempo que temos para realizar a troca de produtos que compramos em decorrência de problemas de fabricação, como mau funcionamento, por exemplo.

A garantia é algo de extrema relevância em um processo de escolha de distribuidor de peças para motor de veículos. Isso porque se tratam de peças relativamente caras e que podem, caso não sejam trocadas em um bom tempo de garantia assegurada, gerar sérios prejuízos.

Assim, confira o tempo de garantia de cada peça que planeja comprar ou que vai comprar. Não tenha pressa em relação a isso, pois, no final das contas, você pode economizar mais do que ter prejuízo. Uma dica que damos é solicitar a lista de peças destinadas a um motor de carro ao fornecedor e verificar, paciente e analiticamente, a garantia que é dada em relação a cada uma.

É importante também que compare as garantias de peças por fornecedores. Exemplo: lista de peças com garantias da empresa A versus lista de peças com garantias da marca Y. Assim, fica mais simples visualizar qual é o melhor distribuidor em termos de garantias e, dessa maneira, tomar uma decisão consciente e estratégica.

Veja se o distribuidor conta com o serviço de entrega facilitada

A maioria dos distribuidores atua enviando produtos para todo o Brasil. Então, como última dica, sugerimos que busque conhecer o processo de entrega dos produtos da distribuidora que está pensando em contratar.

A nossa empresa, por exemplo, conta com um serviço de entrega facilitada e gratuita de peças para motor de veículos de várias marcas para as pessoas jurídicas e físicas que estão localizadas em Belo Horizonte. O nosso mercado abrange oficinas mecânicas, lojas de peças de veículos, retíficas de motores e também atende o consumidor final, que possui carro com problemas mecânicos no motor.

Ao entregar os produtos em BH de forma gratuita, garantimos que os nossos clientes economizem muito mais.

Gostou das nossas dicas sobre como escolher o melhor distribuidor para a compra de peças de motor? Esperamos que sim, mas, caso tenha ficado alguma dúvida ou queira conhecer outras dicas, não deixe de entrar em contato conosco.

Estamos no mercado há anos e contamos com uma equipe comercial qualificada que pode não só resolver as suas dúvidas, mas também te ajudar a escolher a peça ideal que procura para garantir o funcionamento adequado do motor do seu veículo ou do carro que está sob a sua responsabilidade.

Tags