Como melhorar a performance do motor

01/08/2019|Contagem Motor Peças

Você sabia que é possível melhorar a performance do motor do seu carro? Com a execução correta de algumas medidas específicas, você consegue fazer com que o seu veículo tenha um funcionamento acima do esperado ou do que está delimitado no manual do fabricante.

O motor do carro, com o passar do tempo, tem seu desempenho original comprometido: o uso de combustível inadequado e algumas práticas erradas começam a dificultar seu bom funcionamento. É possível perceber isso através de ruídos no motor, engasgos e da lentidão do carro.

Aprenda a melhorar a performance do seu motor

Nem sempre o motor de um carro está de acordo com o aquilo que o proprietário deseja. Por isso, muitas pessoas acabam aderindo estratégias para melhorar o desempenho do veículo. Veja a seguir, algumas dicas eficientes para que o seu veículo se torne bem mais eficiente.

Mantenha o seu carro limpo e leve

Essa deve ser a sua primeira tarefa, e é a que tem o menor custo-benefício. Retire de dentro do seu veículo tudo que não utiliza com frequência ou que não está sendo útil naquele momento. Por exemplo, cadeiras de criança, bolsas, papéis, material extra de trabalho e outros.

A ideia é aliviar o peso do carro, que vai exigir bastante do motor. Quanto mais leve o carro estiver, mais eficiente ele será. Portanto, livre-se de tralhas.

Essa dica vale também, na hora de abastecer. Não vá ficar no prego por falta de gasolina, mas evite andar sempre com o tanque completamente cheio. O peso do veículo pode aumentar em até 30kg quando o tanque está todo cheio, e isso exige bastante do motor.

Escolha um conjunto de rodas mais leve

Geralmente, as rodas que já vêm com os carros são boas e eficientes, mas se não forem leves o bastante, o seu carro ficará mais pesado, fazendo o motor trabalhar mais. Uma opção, são os pneus altos, que deixam o carro mais veloz.

Tenha o cuidado de seguir todas as orientações do fabricante quanto ao uso das peças compradas para o carro.

Corrija o seu modo de dirigir

Até a forma como você dirige, influencia na performance e na longevidade do seu motor. Realize trajetos de uma maneira constante, sem aquele “anda e para” que é muito comum nas ruas das grandes cidades. Se não tiver jeito, ok. Mas trabalhe para evitar sempre que for possível.

Além disso, faça mudanças suaves de marcha e vá reduzindo a velocidade do carro de forma gradual, evitando paradas bruscas.

Pneus calibrados sempre

Manter os pneus calibrados é bom, não só para aumentar a força do motor do seu carro e evitar aqueles engasgos comuns, mas também para que você dirija com mais segurança. Verifique a validade dos pneus e faça a troca sempre que for necessário.

Altere as entradas e saídas de ar do carro

Aumentando as entradas de ar, há uma queima maior e mais rápida de combustível, fazendo com que o motor libere mais energia em menos tempo. Este processo acelerado de queima de combustível, torna o motor bem mais potente.

É possível fazer esta mudança instalando um kit de admissão direta. Procure uma oficina de sua confiança e realize o procedimento. Não é uma alteração cara, e você pode aumentar a potência do seu motor em uma proporção bastante razoável.

O escapamento é outro sistema que pode ser modificado. Há uma relação direta entre o diâmetro e a capacidade do escapamento com o melhor desempenho do motor do veículo. Vale a pena repensar esse componente do seu carro.

Troque os filtros com frequência

Fazer a troca dos filtros do carro é essencial para que o seu carro funcione com toda a força que possui. Há um prazo estipulado pelo fabricante indicando a data certa para fazer essa substituição.

Mas se possível, faça essa troca um pouco antes do prazo recomendado. Fazendo isso, a combustão se torna mais eficiente e, como resultado, o motor tem uma performance melhor.

Há também, a possibilidade fazer a limpeza dos filtros em vez da troca. No entanto, o resultado não é o mesmo que se consegue substituindo totalmente a peça. Isso se deve, ao fato, de que o processo de limpeza retira apenas a sujeira superficial, não eliminando por completo a sujidade do filtro.

Use produtos confiáveis

Como vimos, o uso indiscriminado de produtos sem que saibamos a procedência, pode danificar seriamente o motor do seu veículo. Esse cuidado vale para combustíveis, óleos, lubrificantes, peças, aditivos e serviços contratados.

Escolha sempre produtos de qualidade, oficinas reconhecidas pelo trabalho executado, mão de obra especializada, e assim por diante. Caso opte por aditivos, seja cuidadoso e verifique sempre o manual do carro ou tenha em conta a opinião de alguém expert no assunto.

Não se esqueça de trocar as peças do sistema de ignição

Essa dica também é muito simples, mas que tem efeitos valiosos quando falamos em potência do motor. Injetores e bombas de combustível ajudam no processo de combustão, tornando-a mais eficaz. Por isso, devem ser trocadas com frequência.

Outras peças que precisam ser substituídas são as velas e os cabos. A cada 20 mil km rodados, novas unidades desses componentes devem ser instaladas. Problemas na hora de dar partida no carro, falha na aceleração e alto consumo de combustível, são sinais de que as velas e os cabos não estão em bom estado.

Opte por peças resistentes

O trabalho diário e contínuo do motor, danifica, naturalmente, algumas peças que compõem o veículo, atrapalhando a boa performance do carro. Para evitar essa interferência, use peças que não se desgastem com facilidade.

Um exemplo é o virabrequim, que é uma peça bastante leve e que influencia diretamente na força do motor, porque recebe muita pressão durante o movimento do carro. Peças mais resistentes têm mais durabilidade e colaboram com a performance do carro.

Instale um turbo

Essa dica deve ser seguida apenas se o seu carro estiver apto a receber essa peça e puder lidar com o forte desempenho promovido, já que a potência do motor pode até duplicar com o turbinamento.

Mas saiba que o turbo tem suas desvantagens e uma delas é a redução da vida útil do motor, uma vez que as peças são submetidas a maior intensidade durante o processo de combustão. Além disso, a instalação de um turbo é um procedimento que pode exigir bem mais do seu bolso.

Faça uma avaliação do seu carro, das vantagens e desvantagens e, só depois, tome a decisão que mais se encaixa no seu perfil de proprietário.

É possível melhorar a performance do motor e ir além do que é oferecido pelo veículo. Para isso, basta seguir com cuidado as dicas listadas neste artigo.

Quer saber mais sobre esse assunto? Deixe aqui a sua dúvida ou visite o nosso blog para ficar por dentro de todas as novidades sobre veículos.

Tags