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Como regular as válvulas no motor V8

Quem tem um V8 — um motor em V com oito cilindros — pode estar se perguntando qual é o procedimento correto para ajustar as válvulas do seu motor. Existem muitas ideias diferentes sobre ajustes das válvulas de motores V8, e cada especialista parece ter uma ideia diferente.

Por isso, preparamos o artigo a seguir com as principais informações do procedimento de regulagem, permitindo que qualquer pessoa realize o procedimento, desde o mecânico experiente até o usuário de primeira viagem.

Essas instruções funcionam tanto para motores V8 como para V6.

Confira!

Por que é preciso ajustar as válvulas?

As válvulas do motor v8 criam pequenas folgas entre os topos das hastes das válvulas e a parte do mecanismo que as pressiona para abrir as válvulas. Por isso, é importante verificar as folgas em intervalos regulares, conforme especificado na programação do serviço de carro, e repor as folgas sempre que a cabeça dos cilindros tiverem sido removidas.

Antes de começar, certifique-se de conhecer o tipo de mecanismo de válvula comumente chamado de engrenagem de válvula — instalado no seu motor e as folgas relativas da válvula. O manual do carro deve ter uma descrição dessas folgas — se não, consulte um especialista em motor V8.

Procedimento de regulagem

Primeiro, veja este gráfico simples abaixo para blocos de motor grandes e pequenos. Este gráfico é baseado em cilindros “opostos” da sua ordem de disparo.

Ajuste da válvula de admissão com motor desligado:

• com válvula de admissão de 1 cilindro na elevação total da válvula — ajuste a válvula de admissão nº 6;

• com a válvula de admissão do cilindro nº 8 na elevação total da válvula …. Ajuste a válvula de admissão nº 5;

• com válvula de admissão de 4 cilindros na elevação total da válvula …. Ajuste a válvula de admissão nº 7;

• com a válvula de admissão do cilindro # 3 na elevação total da válvula …. Ajuste a válvula de admissão nº 2;

• com válvula de admissão de 6 cilindros na elevação total da válvula …. Ajuste a válvula de admissão nº 1;

• com válvula de admissão de 5 cilindros na elevação total da válvula …. Ajuste a válvula de admissão nº 8;

• com válvula de admissão do cilindro nº 7 na elevação total da válvula …. Ajuste a válvula de admissão nº 4;

• com válvula de admissão de 2 cilindros na elevação total da válvula …. Ajuste a válvula de admissão nº 3.

No esquema acima, vemos que estão sendo feitos ajustes nas válvulas “opostas” no ciclo de rotação do motor. Os motores V8, principalmente os Chevrolet, com blocos de motor grandes e pequenos, usam uma ordem de disparo de 1-8-4-3-6-5-7-2.

O que você fará é separar a ordem nos dois lados da ordem de disparo. Estes são opostos “exatos” que colocam a válvula oposta no local correto para ajuste, significando o lado de trás do lóbulo da câmara.

Usando o esquema abaixo (ordem de disparo comum da maioria dos V8), você verá que o nº 1 é o oposto do nº 6 e vice-versa nos outros cilindros em sequência através da ordem de disparo. Isso vale para as válvulas de admissão e escape.

1 «-» 6

8 «-» 5

4 «-» 7

3 «-» 2

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