Confira os principais componentes do motor de um carro

16/02/2019|Contagem Motor Peças

Todo mundo sabe quão importante o motor é para um carro. Porém, esse equipamento é extremamente complexo e muitas vezes o conhecimento sobre ele é superficial. São diversas peças que o compõe, e um problema em uma delas pode significar uma perda de performance ou uma pane completa. Por isso, é fundamental conhecer os principais componentes do motor de um carro, de modo a tentar entender tudo que pode dar errado com ele.

O Alternador

O alternador é um dos principais responsáveis por todo o aspecto elétrico do carro. Ele é ligado por uma correia ao motor do veículo, e transforma a corrente alternada em corrente contínua. Assim, ele alimenta o sistema elétrico do veículo, quando o motor está em funcionamento, e carrega a bateria do carro.

Os Anéis de Segmento do Pistão

Essa peça é composta de 3 anéis, cujo objetivo em comum é controlar o óleo que passa pelo motor. Os anéis são:

  • De compressão: garante a compressão na câmara de combustão. Com isso, o pistão comprime a mistura de ar com combustível, garantindo um aproveitamento melhor da explosão;
  • Raspador: tem o objetivo de retirar o excesso de óleo das paredes do cilindro;
  • De óleo: descarrega o excesso de óleo gerado pelo anel raspador.

A Bateria

A bateria, todo mundo conhece. Sua função mais importante é dar a carga necessária para a partida do motor. Quando ela está sem carga, ou com algum problema, a partida do motor sofre bastante, muitas vezes sendo até mesmo impossível de partir.

O Cabeçote

É o cabeçote que controla a saída e entrada de ar e combustível dos cilindros fixados no bloco. Algum problema nele pode resultar em um super aquecimento do motor, além de um excesso de fumaça no escapamento, por conta de um desequilíbrio entre o ar e o combustível.

Os cilindros

Os cilindros são o espaço por onde os pistões se deslocam. São essas peças que ajudam a determinar a potência do motor, já que os que têm mais espaço permitem uma maior explosão no seu interior, gerando uma potência cada vez maior.

Os pistões

Os pistões são fundamentais para a parte mais mecânica do funcionamento do motor. A mistura e a explosão do ar com o combustível faz com que o pistão se mova para cima e para baixo, iniciando o processo mecânico que resulta no movimento de todas as outras peças. Ou seja, sem ele nada mais funciona.

O Solenoide de partida

O Solenoide de partida é uma válvula que, como o nome indica, ajuda a controlar a partida do motor. Ela faz isso, através do controle do fluxo de combustível que será injetado no motor quando o carro for dar a partida. Também é uma peça importante, já que sem ela, não há partida.

As válvulas

As válvulas têm uma ligação bem direta com a potência do motor. Elas controlam as entradas e saídas de ar no mesmo, garantindo uma maior quantidade de ar e combustível para a explosão. Por isso, quanto mais válvulas, maior a quantidade de ar no motor e mais veloz a sua circulação, resultando em uma maior potência geral.

A vela de ignição

Mais um componente fundamental para a partida do carro. São elas que criarão a primeira faísca para a explosão que fará a movimentação dos pistões e iniciar todo o processo mecânico.

O Virabrequim

Por fim, mas certamente não menos importante, o virabrequim é também um componente fundamental da parte mecânica do carro. Ele é responsável por transformar o movimento do pistão em “torque” e em rotação que ajuda no movimento do veículo.

O carro é muito preciso. Cada peça tem o seu objetivo e sua função dentro do todo e qualquer pequeno problema em alguma delas, pode significar consequências no funcionamento do veículo. Por isso, é fundamental sempre garantir as peças de melhor qualidade.

Tags