Desgaste prematuro de peças: saiba porque ocorre

04/07/2018|Contagem Motor Peças

O desgaste prematuro de peças do motor é um problema extremamente frustrante.

Todos os componentes têm uma vida útil, isso é natural. Mas problema antes do esperado significa despesas extras e uma dor de cabeça que não é nem um pouco bem-vinda. Para evitar essa situação, vamos ver como evitar o desgaste prematuro de peças.

Cuidado na direção

Limite Velocidade

Respeitar o limite de velocidade é fundamental!

O carro, e suas peças, são projetados para se comportar de certa maneira. Diversos fatores podem contribuir para exigir que eles operem a uma capacidade maior do que a esperada. Esse, normalmente, é o maior motivo de desgastes prematuros de peças do motor.

O modo que o motorista dirige, por exemplo, muitas vezes contribui para um desgaste exagerado das peças. Por isso, o ideal é sempre conduzir o carro de maneira defensiva e proativa. Isso ajuda a cuidar do veículo e também da segurança.

Cumprir normas tradicionais de trânsito como respeitar o limite de velocidade é uma forma de proteger a sua vida. Também garante que o carro está trabalhando dentro de parâmetros aceitáveis.

Existem outras práticas também que ajudam a manter o motor no estado natural. Por exemplo, evitar o contato com substâncias como águas de chuva, lama e areia, que podem contaminar a peça e atrapalhar o seu funcionamento.

Em casos em que isso seja inevitável, em uma situação de emergência, por exemplo, é recomendado uma limpeza da peça em uma oficina o mais rápido possível.

A atenção com o motor

Manutenção preventiva do motor

Manutenção preventiva do motor

O óleo é fundamental para o funcionamento correto do motor. Usar um produto de qualidade e manter um nível mínimo é muito importante para que esse componente do carro funcione de maneira ótima. A bomba de óleo, também precisa estar em perfeitas condições. Outros fluidos como a água e o aditivo do radiador também precisam estar sempre com níveis adequados.

Existem diversos componentes do motor que merecem a sua atenção e devem receber uma manutenção periódica para garantir o seu funcionamento ideal. Essa é a melhor forma de garantir de que a vida útil deles será a maior possível. Por isso, confira aqui, alguns dos componentes mais importantes dessa peça e como fazer a sua manutenção.

Outros cuidados para evitar o desgaste

O carro é um sistema que age em conjunto. Por isso, problemas em um aspecto, podem afetar outros, ou seja, o motor pode ser afetado por problemas em diferentes componentes.

Os pneus, por exemplo. A pressão correta dos pneus de acordo com o que está descrito no manual do carro significa, além de economizar combustível e minimizar o dano nos eixos, não exigir gastos extras do motor, o que pode acelerar sua deterioração.

A marcha correta também é fundamental para aumentar a vida útil do motor. Fazer a troca de maneira suave e seguir os parâmetros ilustrados no manual do carro é uma forma de aumentar a vida útil das peças.

Por fim, existem certos cuidados que podem ser tomados com um carro novo. Evitar ao máximo passar o limite de velocidade, manter as 5 mil rotações por minuto e dar um tempo para o carro aquecer, são formas de desde o início do seu uso, cuidar da vida útil no longo prazo.

Tags