Mitos e verdades sobre a gasolina aditivada

03/12/2018|Contagem Motor Peças

Gasolina comum ou aditivada? Essa provavelmente é uma questão que já passou na cabeça de 10 entre 10 motoristas que utilizam desse combustível para abastecer seu automóvel. A dúvida torna-se ainda mais frequente pelos mitos e verdades sobre a gasolina aditivada que, dia após dia, são replicadas nas mais variadas rodas de conversa.

Entender as características desse tipo de combustível que melhora o desempenho e limpa o motor, para citar suas vantagens mais comuns (e que são verdades), permite que você saiba qual tipo de combustível escolher na hora de abastecer. Abaixo, trazemos os 8 mitos e verdades sobre gasolina aditivada que irão solucionar, de uma vez por toda, as suas dúvidas.

1. Aditivada dá mais potência. MITO

Esse é um mito até comum: entender que o combustível aditivado irá trazer mais potência ao motor. O que ocorre é que a gasolina do gênero não possui alta octanagem, mas ajuda na limpeza de inúmeras peças, como o próprio motor ou o sistema de injeção, melhorando o desempenho a médio prazo. Contudo, isso não afeta diretamente na potência instantânea.

2. É um bom custo-benefício. VERDADE

A gasolina aditivada traz um custo-benefício melhor que a sua concorrente comum porque ajuda na limpeza e manutenção de inúmeras peças do veículo, aumentando seu tempo de vida útil. O sistema de combustão é o mais beneficiado com esse combustível e, como dito acima, há melhor desempenho do carro.

3. Possui um maior nível de pureza. MITO

O que diferencia a gasolina aditivada da comum é, através do que o próprio nome indica, mais aditivos – a fórmula do combustível é o mesmo. Esses componentes ‘a mais’ que a aditivada possui são detergentes que contribuem na limpeza interna dos sistemas do veículo. É claro: em postos não confiáveis, tanto a comum quanto a aditivada podem trazer mais impurezas.

4. Não é preciso abastecer sempre para ter os benefícios. MITO

É um mito que vem cada vez mais se espalhando: para eficiência da gasolina aditivada é preciso, constantemente, abastecer seu carro com ela. Do contrário, não haverá a limpeza dos componentes internos e a sujeira voltará a se acumular.

5. Ajuda no tanquinho de partida a frio. VERDADE

As falhas na partida desse tipo de tanquinho ocorrem, geralmente, pelo combustível espesso comum ‘travar’ ao virar a chave. Já a gasolina aditivada ajuda a evitar que ações do tempo, principalmente em veículos que ficam parados por longos períodos, prejudique a ignição.

6. Todas as aditivadas são iguais. MITO

Não caia nessa: as gasolinas aditivadas – assim como as comuns – possuem fórmulas e aditivos próprios, de acordo com a distribuidora do combustível. Assim, conhecer os benefícios singulares de cada uma traz a melhor escolha para o seu automóvel.

7. Esse tipo de gasolina é recomendado pelas fabricantes. VERDADE

Sabendo das vantagens que isso traz para os carros, principalmente os novos que contam com motor flex, as fabricantes, no manual do proprietário, indicam a utilização da gasolina aditivada, que traz os benefícios listados até aqui.

8. O motor fica viciado com a aditivada. MITO

Por fim, outro mito que é bastante divulgado: os motores ficam viciados quando há o abastecimento com a gasolina aditivada. Não haverá alteração caso haja a mudança de combustível – mas, sempre bom lembrar, que aditivados trazem vantagens singulares ao veículo.

Tags