Manutenção preventiva: Quais os componentes do motor mais importantes para fazer?

12/06/2018|Contagem Motor Peças

A manutenção preventiva é extremamente importante. Além de ser uma questão de segurança, ela pode poupar muito dinheiro e aliviar a dor de cabeça de ter que lidar com um problema mais sério.

Para evitar essa questão e manter o seu motor funcionando, vamos ver quais os componentes mais importantes no momento da manutenção preventiva.

As correias

Conheça os tipos de correia do motor

Tipos de correia do motor

As correias são componentes importantes do motor, realizando diversas funções. Apesar de não ser uma peça muito cara, não fazer a manutenção pode ter um efeito cascata que prejudica outros componentes, como o propulsor. Por isso a manutenção é tão importante.

Normalmente, os motores são compostos por duas correias, sendo a dentada a mais importante. Ela é responsável por alinhar o movimento dos pistões, e se ela quebrar, o motor pode sofrer danos graves.

Via de regra, elas devem ser trocadas a cada 60 mil quilômetros, para garantir que não haverá problemas.

O radiador

A manutenção do radiador é fundamental, pois esse é um dos componentes mais importantes para prevenir o superaquecimento. Essa peça merece alguns cuidados especiais.

Em primeiro lugar, é preciso ter certeza que o líquido de arrefecimento está no nível correto. Outro ponto é verificar sempre se existem vazamentos ou entupimentos na peça. Além disso, usar o fluido certo é muito importante, especialmente para regiões com temperaturas mais frias. E por fim, fazer uma limpeza periódica é essencial.

O óleo

Óleo do Motor

Óleo do Motor

O óleo é um componente fundamental para o funcionamento do motor. Ele possui diversas funções importantíssimas, como lubrificar as peças, resfriamento, diminuir a perda de pressão na câmara de combustão, evitar ferrugens e muitos outros.

De maneira geral, existem alguns cuidados que precisam ser tomados em relação ao óleo. O nível do fluido precisa estar em um nível aceitável, porém em casos de viagens mais longas, o ideal é estar o mais próximo do máximo possível.

Na primeira troca, é recomendado que o filtro também seja trocado. Em manutenções subsequentes, o filtro só precisa ser substituído a cada duas trocas.

O filtro de ar

Filtro de Ar

Filtro de Ar

Essa peça tem a função de filtrar o ar que entra na câmara de combustão. Sua manutenção é importante, pois problemas podem fazer com que o veículo consuma muito mais combustível, além de causar desgastes em diversas outras partes do motor. Assim como as correias, a manutenção é barata e pode evitar gastos enormes no futuro.

A manutenção é bem simples: a troca do elemento filtrante e a limpeza do filtro em si.

 

As velas

Velas de ignição

Velas de ignição

As velas são responsáveis por gerar a faísca de ignição que irá acionar o motor. Novamente, são peças que por si só são baratas, mas a falta de manutenção pode gerar problemas de aumento de consumo, emissão exagerada de poluentes e danificar o propulsor.

De modo geral, as velas e os cabos devem ser avaliados a cada 10 mil quilômetros. Já a necessidade das trocas, varia de acordo com cada veículo. Confira no manual para saber o tempo exato.

Fique de olho nessas dicas e peças, cuide bem do seu motor e de seu carro e poupe muito dinheiro e dor de cabeça.

Tags