O que checar na revisão do carro

13/08/2019|Contagem Motor Peças

Fazer revisões regularmente é essencial para manter a segurança e o bom funcionamento de seu carro, afinal, ao longo do tempo diversos componentes acabam se desgastando. Para isso, no entanto, é importante saber o que se deve checar na hora da revisão do carro.

Se o seu carro está na hora de fazer aquela revisão, é importante saber o que precisa ser checado. Sabemos que é difícil entender todos os termos técnicos que envolvem a mecânica. Entretanto, o serviço de revisão faz parte daquele item que todo carro precisa. E grande parte dos componentes que são checados na revisão são peças e acessórios comuns a, praticamente, todos os veículos.

Entendendo de uma vez esse assunto, nunca mais precisará se preocupar sempre que chegar a hora de fazer revisão. Mesmo que troque de carro, a checagem dos componentes será praticamente igual.

Conheça neste post o que checar na hora da revisão do carro e domine esse assunto de uma vez:

Consciência no trânsito

Algumas pessoas têm um costume de levar seu carro para revisões e manutenções apenas no momento que estraga. Ou seja, ela só se preocupa no momento que não tem mais o carro disponível. E isso pode ser extremamente ruim para o bom funcionamento do carro, é claro. Mas é uma atitude no mínimo imatura e irresponsável de pessoas que pensam e agem dessa forma.

O risco de causar um acidente trágico, quando não se toma as devidas precauções no trânsito, é muito grande. Manter um trânsito seguro depende de todos os cidadãos, e devemos ter consciência disso. Assim, se você faz as revisões e manutenções regulares, conforme indicações dos manuais das montadoras, certamente é um dos bons motoristas que zelam pelo trânsito seguro.

Itens que devem ser checados na hora da revisão do carro

Independentemente do modelo do seu carro, essas dicas serão muito úteis para você. Isso porque, os modelos de carro mudam muito pouco sua estrutura mecânica de uma montadora para outra. Assim, as peças que um carro possui provavelmente terá no outro. Aqui você acompanha alguns dos principais itens para se atentar na hora da revisão.

Verificação do alinhamento de direção e balanceamento das rodas

O alinhamento da direção de um carro é um dos componentes que devem ser checados na revisão. Essa parte do veículo sofre desgaste constante e precisa funcionar perfeitamente, afinal o volante é o guia do carro.

É comum que carros desalinhados puxem a direção para um dos lados, ou então tenha uma folga grande no volante. Ou seja, um descuido no volante pode ser suficiente para causar um acidente.

Outro item importante é verificar como está o balanceamento das rodas. Quando há uma trepidação no carro, com velocidades acima de 50 km/h, por exemplo, é sinal que o carro necessita de balanceamento.

Fazer o rodízio de pneus

Os pneus dos carros necessitam de rodízio e troca constante, conforme a demanda de uso do motorista. Não dá para ficar rodando com pneu careca, não é?

Quando for fazer a revisão, é necessário verificar o estado dos pneus e como está sua vida útil. Se os sulcos estiverem com menos de 1,6 mm de distância do piso, considere que está na hora de trocar o pneu. O ideal é trocar os quatro pneus ao mesmo tempo. Mas caso não seja possível, coloque sempre os pneus novos nas rodas dianteiras. Assim o carro fica mais estabilizado e evita problemas de aquaplanagem em dias de chuvas.

Check-up geral no motor do carro

O motor é um item que exige muita atenção na hora de fazer a revisão do carro. Ele é responsável por movimentar o carro e possui milhares de peças e componentes. Qualquer mangueira ou fio fora do lugar deve ser diagnosticado na revisão e feito a devida manutenção.

Entre os itens que mais comuns que devem ser checados estão:

– Correias do motor: verificar o estado da correia dentada e efetuar a devida troca em caso de desgaste. Se ela arrebentar com o motor em funcionamento, pode estragar outras peças e gerar um prejuízo maior.

– Radiador: o radiador é responsável por manter o carro a uma temperatura ideal. Caso esse sistema não funcione direito, o carro pode aquecer e você até perder o motor. Se as peças esquentarem demais, há um grande risco de o motor fundir. E aí o prejuízo será muito maior, meu amigo!

– Óleo do motor: o óleo é responsável pela lubrificação dos componentes internos do motor. Assim, ele evita que haja atrito entre as peças e evita o desgaste excessivo delas. Nesse caso, é bom ficar esperto na orientação do fabricante quanto ao tempo e quilometragem necessários para fazer a troca de óleo.

– Filtros de combustível: o filtro é responsável por tirar as impurezas que estejam no combustível e possa danificar o motor. Sua correta manutenção evita que o veículo tenha problemas, como aumento do consumo de combustíveis ou até casos mais graves, como fundição do motor. Normalmente, o filtro é trocado juntamente com o óleo.

– Velas: as velas são responsáveis por gerarem faíscas, para que ocorra a combustão e o acionamento dos pistões. Devido ao seu desgaste, as velas precisam ser trocadas constantemente e é um dos itens que você precisa atentar-se na hora da revisão.

Acessórios diversos

Os carros possuem diversos componentes e acessórios que são essenciais para o seu bom funcionamento. Por isso, também devem ser checados na hora de fazer a revisão:

– Palhetas e limpadores do para-brisa: muita gente que não faz as devidas revisões, só percebe que esses itens não estão funcionando na hora que chove. E veja o perigo disso, pois a pessoa vai dirigir sem visibilidade nenhuma.

– Lâmpadas: as lâmpadas também devem ser checadas e trocadas, caso apresentem qualquer problema de funcionamento. Se um carro está com as lâmpadas queimadas pode vir a sofrer multas.

Cinto de segurança: já está comprovada a importância do cinto de segurança. Por isso, é importante verificar como está sua condição e se está funcionando adequadamente.

Verificando a caixa de câmbio

A marcha, ou caixa de câmbio, é um componente veicular que tem a função de transmitir a força produzida pelo motor para as rodas. Assim, é essencial verificar esse componente na hora da revisão, para corrigir possíveis folgas ou desgaste das peças.

Problemas com o escapamento

O escape é responsável por eliminar os gases produzidos no motor do carro. Este item é o mais fácil de verificar problemas, pois geralmente faz muita fumaça ou barulho quando não está funcionando direito.

Se você gostou dessas dicas e entendeu o que deve checar na hora de fazer a revisão do carro, compartilhe esse post em suas redes sociais e ajude seus amigos a entenderem sobre esse assunto também.

Tags