Onde fazer cursos para mecânicos

18/09/2019|Contagem Motor Peças

Os cursos para mecânicos são essenciais para quem deseja crescer dentro da área e se manter sempre atualizado em relação ao trabalho que executa. Afinal de contas, todos os dias surgem novas tecnologias e o bom profissional sabe que precisa estar sempre preparado para atender a esse tipo de demanda.

Contar apenas com a experiência não é o ideal diante de um mercado competitivo e, ao mesmo tempo, cheio de oportunidades tanto em uma oficina mecânica quanto na indústria ou no empreendedorismo.

Quais são os principais cursos para mecânicos?
Quem pensa que mecânico só precisa saber sobre veículo, está errado. O bom profissional precisa possuir ou desenvolver qualidades e habilidades fundamentais para o sucesso do seu negócio próprio ou da empresa onde ele trabalha, além de saber o básico da sua profissão.

Na hora de escolher um curso, opte por aquele que fale de um assunto que você gosta muito e quer saber mais, ou aquele tema que ainda não domina. Os cursos devem nos aperfeiçoar, ampliar os nossos conhecimentos. Confira alguns que ajudam nesse processo.

Atendimento ao cliente
Neste curso, o mecânico vai aprender como lidar com o cliente, resolvendo problemas e lidando com as reclamações, visando sempre a satisfação do mesmo. Manter uma boa relação com o cliente é essencial para fidelizá-lo. O curso pode durar entre 20 e 30 horas.

Curso de Informática
Informática é importante para todas as profissões. Aprenda pelo menos os programas básicos como Word, Excel e Internet. Caso precise se aperfeiçoar, você já saberá de que ponto deverá partir. A duração do curso varia de acordo com a intensidade do estudo.

Mecânica de ar-condicionado automotivo
É cada vez maior o número de automóveis que possuem ar-condicionado. O clima quente e seco de boa parte do país favorece o uso desse conforto diário. Mas esta é uma função que não está livre de defeitos. Quando eles surgirem para seus usuários, esteja pronto para prestar esse serviço. O curso tem a duração de pouco mais de dois meses.

Injeção eletrônica de motos
O aluno aprenderá tudo sobre o sistema de injeção eletrônica de motocicletas, bem como identificar problemas e apresentar soluções e fazer a regulagem deste sistema. O curso dura em média um mês.

Eletricista de automóveis
Após o curso, o profissional estará apto a fazer, de forma técnica, reparos em toda a parte elétrica do carro, seguindo sempre as normas de segurança vigentes. O curso pode durar cerca de dois meses.

Mecânico de veículos a diesel
O aluno vai estudar metrologia e toda a composição do motor diesel. No final, ele estará apto a fazer regulagens, reparos e identificar problemas apresentados pelo veículo nesta peça. O curso pode durar até dois meses.

Curso para mecânicos: onde fazer
Os cursos para mecânicos são ofertados por muitas instituições de ensino. Afinal, é uma área em bastante crescimento. Você só precisa fazer uma boa seleção de onde vai estudar porque precisa focar em qualidade e não apenas em preço.

Algumas destas instituições são reconhecidas nacionalmente pelo trabalho que oferecem à comunidade e qualidade dos cursos em diversas áreas. São exemplos o SENAI, SENAC e o SEST SENAT, que estão distribuídos em todo o território nacional.

Estas empresas ofertam cursos de capacitação e aperfeiçoamento profissional, e elas têm como foco pessoas que queiram trabalhar na indústria ou no ramo do transporte. O SEST SENAT, por exemplo, tem uma lista imensa de cursos – muitos deles são gratuitos, inclusive.

Se não existe uma delas no seu bairro, procure no centro da sua cidade ou opte por outros locais que também ofereçam cursos do tipo. Pesquise sobre o tema nas redes sociais e terá algumas sugestões que servirão de referência na hora de escolher.

Geralmente, os cursos são ofertados em horários flexíveis, durante os três períodos do dia e também aos sábados e domingos. Afinal, o público interessado é formado não só por quem está desempregado em busca de uma forma de entrar no mercado de trabalho.

Muitas pessoas que procuram estes cursos já estão trabalhando, seja na área da mecânica ou não, e desejam ou mudar de profissão ou aperfeiçoar os conhecimentos que já possuem como mecânicos profissionais.

A facilidade do mundo atual permite até que muitos cursos sejam realizados através da internet, no modelo EaD – Educação a Distância. Será que vale a pena? Saiba mais no próximo tópico.

Não se esqueça também de visitar alguns canais no YouTube, que falam especialmente de mecânica. É uma ótima maneira de tirar dúvidas, aprender coisas novas e até realizar cursos de curta duração que podem aperfeiçoar aquilo que você já sabe.

Cursos online ou presencial?
Agora você já sabe que precisa se manter atualizado sempre e o quanto isso é importante para crescer profissionalmente. Resta saber agora qual a melhor maneira de voltar a estudar: indo todos os dias para a sala de aula ou estudar de casa, usando apenas um computador?

A resposta depende de vários fatores. Geralmente, os cursos online são mais baratos do que os cursos presenciais, logo, se tornam mais acessíveis. Também são mais práticos, pois você pode estudar no sofá de casa, tomando um café.

Não precisa pegar trânsito e nem chegar tarde em casa, mas exige muito esforço e dedicação do aluno para levar a sério cada matéria. Contudo, alguns cursos precisam ser feitos de forma presencial porque possuem as aulas práticas exigem a presença física do aluno.

Dos cursos que falamos mais acima, alguns podem ser feitos online como o curso de atendimento ao cliente e o curso de informática. Já em relação aos outros, é interessante que você esteja presente para ver tudo de perto e tirar todas as suas dúvidas.

Outra vantagem do ensino presencial é o contato direto com outras pessoas, alunos e profissionais. Essa troca pode gerar frutos no futuro como parcerias em novos projetos. Networking é essencial em qualquer profissão.

Vale lembrar que tanto os cursos online quanto os cursos presenciais fazem a emissão de certificado, garantindo que o aluno realmente participou das aulas.

Como você viu, existem vários locais onde você pode fazer cursos para mecânicos. E eles podem ser feitos presencialmente ou online, sem sair de casa. Agora que você já sabe o quanto é importante se manter atualizado e caminhar lado a lado das novidades do mercado, que tal escolher aquele curso que vai impulsionar o seu trabalho?

Tags