Para que serve a junta do cabeçote.

16/04/2019|Contagem Motor Peças

Quando se trata de carros, a maioria de nós entende o que o veículo faz, mas como ele realmente realiza as coisas que exigimos dele é um mistério. Para muitos de nós, especialmente aqueles com pouca experiência com mecânica de automóveis, existem alguns nomes e termos que podem ser bastante confusos — e a junta do cabeçote é um destes.

Por isso, o artigo a seguir pretende explicar em detalhes o que, afinal, é a junta do cabeçote e para que serve essa peça tão importante para o funcionamento do motor.

O que é a junta do cabeçote?

A junta do cabeçote é uma das principais partes de um carro e é encontrada dentro de seu motor. Essa parte essencial é posicionada entre as cabeças de cilindros e o bloco no motor do carro. Seu trabalho é manter a pressão criada dentro do motor pelo processo de combustão de combustível dentro do próprio motor, efetivamente impedindo que o motor exploda.

A junta do cabeçote garante que o processo de combustão interna esteja contido corretamente no motor, garantindo que as cabeças do cilindro — que geram quantidades enormes de força ao comprimir o combustível para fazer com que ele se incendeie — não danifiquem outras partes internas. Também impede que o líquido refrigerador e o óleo se misturem à medida que os dois fluidos se deslocam do bloco do motor para a cabeça do cilindro.

Manutenção e composição

Como vimos anteriormente, a junta do cabeçote está sujeita a extremos de pressão e temperatura que exigem muito do componente, o que significa que ele precisa ser mantido adequadamente.

Devido ao importante papel que a junta do cabeçote desempenha para o bom funcionamento de um motor, ela é o foco de muitas pesquisas, concentrando-se especialmente nos melhores materiais de fabricação da peça, já que seu desempenho ideal pode ter uma grande influência no trabalho eficiente do motor de qualquer carro.

Mantendo as coisas em ordem

A junta do cabeçote também é o componente-chave para ajudar a manter a temperatura ideal de funcionamento do motor do seu carro. Infelizmente, isso significa que é uma das primeiras partes a ser afetada por qualquer superaquecimento no motor.

A junta do cabeçote veda os canais do líquido refrigerador entre a cabeça do cilindro e o bloco do motor, permitindo que o líquido refrigerador flua pelos canais corretos para resfriar o motor.

Do que é feita a junta do cabeçote?

Como você já deve imaginar a essa altura, para que os materiais sejam adequados para a fabricação de juntas de cabeçote, eles precisam ser capazes de resistir a uma variedade de condições muito exigentes.

A junta do cabeçote deve resistir aos efeitos do contato com o óleo do motor, líquido de arrefecimento e o ar, os quais entram em contato com a peça em uma extensa variedade de temperaturas. Ela também não deve ser afetada por qualquer um dos produtos químicos encontrados no óleo, que é frequentemente formulado especificamente para garantir a operação correta de muitos componentes delicados e caros.

Muitas juntas do cabeçote são feitas de aço inoxidável, além de grafite e uma gama de compostos, como silicone, neoprene e resinas polimétricas, também são comumente usados.

Tags