Para que serve a pasta de montagem de motor

02/07/2019|Contagem Motor Peças

Você já ouviu falar da pasta de montagem de motor? Os motores não funcionam corretamente se não há lubrificação. Esse conceito é conhecido da maioria das pessoas. Como é fruto de uma intensa interação de peças, em constante movimento, o motor necessita de itens como a pasta de montagem, a fim de garantir o sucesso nos processos de desmontagem e montagem de motores.

Tanto a manutenção correta quanto o uso de produtos adequados podem influenciar na vida útil das peças e no bom desempenho do veículo depois que ele retorna da oficina para o proprietário. Por isso, a tentativa de economia nesses casos pode resultar em diminuição de vida útil e prejuízos com correções de problemas.

Saiba mais sobre o que é a pasta de montagem, para que ela serve e a sua influência no seu veículo!

Para que serve a pasta de montagem?

O processo de montagem de novos motores ou de retífica, no qual há a remontagem de motores, requer o uso de materiais que ajudem na lubrificação das peças. Por conta de o processo ser muitas vezes demorado, há o desgaste das peças por conta de superaquecimento.

O uso de um produto como a pasta de montagem ajuda a manter a estabilidade das peças, colaborando também para preservar a vida útil dos componentes. A presença de óleo lubrificante existe apenas quando o motor recebe a primeira partida, daí também a necessidade de usar produtos que resolvam o problema antes da montagem completa do motor.

Afinal, o que é a pasta e qual a importância do seu uso?

A pasta de montagem, também chamada de pasta lubrificante é, então, um produto usado tanto no processo de desmontagem quando montagem de motores. A sua função é, basicamente, cumprir o papel de lubrificação necessária para as peças antes que esse motor esteja em real funcionamento.

Isso ajuda a evitar o engripamento, resultado de corrosão e tribocorrosão das peças, que acontecem por estarem normalmente trabalhando muito tempo e a consequência disso é demonstrarem dificuldade para o desmonte. Além disso, o processo de retirada de peças nesse estado demanda muito tempo, causando prejuízo aos profissionais.

Em razão disso, além de ajudar na preservação das peças componentes do motor, a pasta ajuda a desmontar mais rápido e agiliza o trabalho de profissionais da área. Lembrando também que a escolha desse tipo de produto pode depender de temperatura, reação química com outros componentes, tipo de metal envolvido, enfim.

O mais comum é que a pasta de montagem seja aplicada em partes móveis dos motores, como anéis, pistões, hastes de válvulas e muito mais. Uma partida depois disso é suficiente para aquecimento e ajuda no combate ao engripamento.

Os resultados de não usar produtos de qualidade são, principalmente, a redução de vida útil desse motor, além da apresentação de problemas no futuro, ao voltar para o motorista. Por isso, é preciso sempre investir em material de qualidade para garantir a eficiência do serviço e no desempenho do motor.

Interessado em nossos produtos? Temos as melhores peças e marcas para motores nacionais e importados, entre em contato conosco!

Tags