Bomba D’água

A bomba de água é um componente que atua no sistema de arrefecimento de motores à combustão interna. Esse sistema resfria o motor do carro e evita o superaquecimento.

Para isso, utiliza água, bem como o aditivo de radiador que torna esse precioso líquido ainda mais adequado para exercer sua função, que é a de retirar o calor interno do motor. Sem a água, o motor teria a sua refrigeração comprometida, ou sequer permitiria que ela existisse. Quando o aditivo é acrescentado à água é formada uma mistura chamada de líquido de arrefecimento.

A bomba d’água tem como principal objetivo gerar fluxo e fazer circular o líquido de arrefecimento pelo motor, bloco e cabeçote. É a bomba de água quem também permite que o radiador seja atingido, quando ocorre a troca de calor com o ar externo.

É o próprio motor quem aciona a bomba de água, por meio de uma correia.

MANUTENÇÃO

Alguns cuidados são importantes na hora de fazer a manutenção preventiva da bomba de água. Portanto, confira e siga as dicas.

  1. Semanalmente, verifique o nível do líquido de arrefecimento com o motor frio.
  2. O fabricante do veículo sempre recomenda um líquido de arrefecimento específico para cada carro. Além disso, também define a proporção correta a ser utilizada.
  3. O reservatório do radiador nunca deve ser completado com água pura. Esse tipo de procedimento faz com que ocorra diluição da concentração do aditivo (etileno-glicol) e gera prejuízos à eficiência do sistema.
  4. Se você observar alguma diminuição do nível do líquido de arrefecimento, confirme imediatamente se há algum vazamento no sistema.
  5. A manutenção da bomba deve ser feita sempre com o motor frio, para que não ocorram queimaduras ou acidentes durante o processo.
  6. Se verificado excesso de temperatura, estacione o carro em local seguro e desligue o motor o quanto antes.
  7. Faça, rotineiramente, um check up da tensão e do estado da correia responsável pelo acionamento da bomba. Tais orientações constam no manual do veículo.

CUIDADOS

Alguns sinais servem de alerta quando ocorre algum tipo de problema neste dispositivo:

Quilometragem: a vida útil da bomba de água não é muito longa. Por ser um item relativamente barato, a melhor decisão quando identificada a necessidade é a troca. Alguns especialistas recomendam que é conveniente trocá-la após o veículo atingir os 40 mil quilômetros. Trata-se de uma troca preventiva. A quilometragem não é uma regra, mas serve de parâmetro para quando você estiver com o carro no conserto. Nunca é demais agir preventivamente e pedir ao mecânico que realize a substituição.

Temperatura: a maioria dos usuários percebe o momento da troca quando observa defeitos no medidor da temperatura. Geralmente, ela passa a marcar níveis mais elevados do que o normal. Nesse caso, deve-se ficar atento às oscilações e procurar ajuda especializada para confirma se o problema realmente está na bomba.

Goteiras: a perda de líquido também é um forte indicador de que está ocorrendo algum tipo de problema na bomba. Vale lembrar as goteiras da bomba só ocorrem quando o carro está em movimento. Portanto, se observar esse tipo de problema faça testes para confirmar se ela está gotejando quando o motor está em funcionamento. Você pode checar embaixo da zona onde a bomba fica localizada.

Óxido: você já deve ter observado um radiador enferrujado. Esse mesmo problema pode ocorrer com a bomba, pois a ferrugem é um dos grandes inimigos deste acessório. Ela pode, inclusive, estar destruindo todos os componentes da bomba.

Barulho: quando o motor está ligado, observe se há algum ruído quando você levanta o capô do veículo. Para isso, você precisa diferenciar o barulho habitual do motor do seu veículo e comparar se algum ruído anormal está associado a esse movimento.

Correia: a bomba também pode apresentar falhas por conta do desgaste das correias. Portanto, esteja sempre atento ao levar o seu veículo ao mecânico.

É importante destacar que nem todos esses indicadores podem revelar que o problema seja específico da bomba de água. Por isso, confirme qualquer dúvida com o mecânico.

PROBLEMAS COMUNS

O indicador de um possível defeito é quando o medidor de temperatura apresenta níveis mais elevados do que o normal. Outro sinal é a perda do líquido. É importante lembrar que a bomba somente vaza com o carro em movimento. Então, verifique se está gotejando quando o motor está em funcionamento.

Outra dica é ficar atento aos barulhos do carro quando levantar o capô, pois um ruído anormal pode ser sinal de defeito na bomba de água.

Se a bomba de água não funcionar, ocorre a interrupção do fluxo do líquido de arrefecimento. Essa falha pode comprometer todo o funcionamento do sistema e colocar em risco a durabilidade do próprio motor.

Se o líquido de arrefecimento não circular por dentro do motor, também não será resfriado no radiador, o que pode gerar um superaquecimento.

SOLUÇÃO DE PROBLEMAS

A vida útil de uma bomba d’água é relativamente curta, mas é um componente que pode ser considerado barato se comparado a outras peças, por isso, pode ser interessante efetuar uma troca preventiva quando o veículo completar aproximadamente 40 mil quilômetros.

A quilometragem não é necessariamente uma regra, mas quando o carro estiver na oficina para uma revisão, aproveite e peça para que o mecânico efetue a substituição.

O funcionamento adequado do sistema de resfriamento do motor depende principalmente da circulação do líquido de arrefecimento, por isso, verifique sempre o nível desse líquido com o motor frio.

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