Bomba de Combustível

A função de uma bomba de combustível é deslocar o combustível que está no tanque para o sistema de alimentação do motor, suprindo, assim, todas as suas condições de trabalho, como carga, rotação e temperatura.

Existem dois tipos de bombas: a mecânica, presente nos carros carburados e é movida por um eixo; e a elétrica, que equipa os veículos com injeção eletrônica e é acionada por um motor elétrico. Entre os modelos de bombas elétricas estão as do tipo interna e externa ao tanque. A primeira fica submersa e aspira o combustível do fundo, impulsionando-o através de um tubo de abastecimento aos bicos injetores. A segunda, do tipo externa, está fixada no chassi do veículo, próxima ao tanque ou ao motor, e obtém o combustível por um tubo coletor.

MANUTENÇÃO

Alimentada pela tensão de bateria 12V, a bomba puxa o combustível do tanque, que passa pelo seu pré-filtro e é empurrado ao motor através da linha de pressão de combustível. Nela temos outro filtro, que impede que as impurezas que passaram pela bomba sejam direcionadas aos injetores e ao motor.

A recomendação é que as substituições dos filtros sejam feitas a cada 15.000 km. Mas este prazo pode variar conforme o local onde o veículo transita. Por isso, a limpeza periódica do pré-filtro e a troca, conforme especificação do fabricante, do filtro de combustível são fundamentais para garantir uma maior vida útil e um bom funcionamento da bomba.

CUIDADOS

Uma das primeiras coisas que pode ocasionar problemas é o tempo. Você sabe quanto tempo dura a bomba de combustível em um carro com manutenção em dia? Estima-se que o prazo de validade da bomba de combustível seja de aproximadamente 100 mil quilômetros.

A outra é o combustível adulterado. A gasolina “batizada” é um verdadeiro veneno para qualquer tipo de veículo. Lembrando que, normalmente, a gasolina é batizada com etanol ou água, enquanto o etanol normalmente é batizado com água.

Obviamente você deve imaginar o que a água faz em um motor que precisa de combustão (explosão), correto? Por isso, procure abastecer somente em postos de confiança. Não abasteça em postos nos quais os preços estejam muito abaixo da média e que você não conheça a procedência. É grande a possibilidade de se tratar de gasolina adulterada. Ela causa um grande desgaste nas peças do carro, sem contar no motor.

No caso da adição de solventes no etanol e gasolina, é o sistema inteiro de alimentação que está sendo prejudicado. A bomba de combustível pode acabar totalmente entupida.

O carro é uma máquina criada para funcionar conforme as especificações de fábrica. Também é possível perceber que o pré-filtro está saturado por causa do combustível inadequado.

PROBLEMAS COMUNS

  • Motor apresentando falhas e baixo desempenho;
  • Dificuldade para alcançar determinada velocidade;
  • Gasto excessivo de gasolina.

SOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Para verificar a pressão de combustível, você precisa de um medidor e um lugar para fixá-lo. Há um certo número de medições diferentes que podem ser feitas, incluindo a pressão estática ou de repouso, a pressão do combustível residual, o nível máximo de pressão e o volume de combustível fornecido. O regulador de pressão de combustível também deve ser testado, e um teste de queda de pressão de combustível é realizado para verificar se os injetores de combustível estão sujos.

Os fabricantes de veículos recomendam procedimentos de teste diferentes. Em muitos sistemas, as montadoras recomendam usar um teste de pressão estática compreendendo motor e ignição. Isso é feito através da energização da bomba diretamente. Os fabricantes de veículos asiáticos, por outro lado, pedem um teste diferente, para que a pressão possa ser verificada com o motor a trabalhar.

Com o motor desligado ou com a bomba de combustível energizada, a pressão do combustível deve chegar rapidamente e se manter estável em um valor fixo. Compare a leitura de pressão com as especificações. Se você não conseguir fazer a leitura de pressão, verifique se há tensão na bomba. Se há tensão, mas a bomba não está funcionando, você encontrou o problema: a bomba de combustível está ruim, então você deve substituí-la.

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