Cárter do Motor

O cárter é a parte inferior do motor, e nada mais é que um recipiente metálico onde fica acumulado o óleo lubrificante. Sua função é manter um certo nível de óleo de modo a garantir a lubrificação do motor. Com o carro desligado, o óleo que circulou pelo motor escorre por gravidade até o Cárter onde fica acumulado para a próxima vez em quem o motor for ligado. Esse reservatório ajuda também a resfriar o óleo.

O volume do cárter varia de acordo com cada motor e veículo, acumulando normalmente algo como quatro litros de óleo em seu interior.

MANUTENÇÃO

Para verificarmos se o nível está correto utilizamos uma vareta que fica parcialmente imersa no lubrificante. Ao verificar o nível, devemos estar com o motor desligado e frio, assim, garantimos que todo o óleo estará acumulado no cárter.

Retire a vareta e limpe sua extremidade, colocando-a no lugar, e esperando alguns segundos. Em seguida retire-a visualizando se o nível do óleo encontra-se entre a marcação de mínimo e máximo.

CUIDADOS

O importante é que o nível do óleo esteja entre as marcas de “Mínimo” e “Máximo” da vareta, com o motor frio. Se completarmos o óleo até a marca de “Maximo”, com o aquecimento, o volume de óleo irá aumentar, podendo prejudicar o motor.

A viscosidade do óleo também é importante. Quando novo, o óleo apresenta coloração no tom caramelo, com a consistência próxima do mel de abelha. O escurecimento do óleo indica que ele está cumprindo uma de suas funções que é limpar os resíduos do motor – o que é um bom sinal. O que não pode é o óleo tornar-se muito grosso, formando uma pasta escura, semelhante a graxa de sapato. Isso é indício de que ocorreu contaminação do óleo. Então é bom substituir o óleo de imediato, sob o risco de danos permanentes ao motor.

PROBLEMAS COMUNS

O cárter não tem uma vida útil, só precisa trocar quando apresenta alguma rachadura ou buraco que podem deixar o óleo vazar. Como ele fica na parte superior do carro, acaba sofrendo alguns impactos quando carro está rodando. Apesar de existir o protetor de cárter, defeitos podem aparecer. Nesses casos, você precisa ficar de olho no nível de lubrificante do seu veículo e se ele está ficando em nível crítico com frequência. Pode ser que o óleo esteja vazando e o cárter seja a origem.

SOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Se o cárter está com defeito, você pode solicitar que um profissional faça uma reparação, caso o problema seja pequeno. Porém, o mais indicado é se faça uma troca completa da peça.

 

OUTRAS FOTOS