Junta do Cabeçote

Junta do Cabeçote

A junta do cabeçote é uma peça fundamental para o funcionamento do motor. Ela é responsável pela união do cárter com o cabeçote, ou seja, é essa junta que une as partes metálicas fazendo com que o metal não se degrade e nem empene com o tempo.

Ela é constituída de borracha e sua qualidade dependerá muito disso. Se a borracha for de qualidade ruim, será mais suscetível às altas temperaturas e poderá se romper com o calor provocado pelo motor.

MANUTENÇÃO

A manutenção preventiva é de extrema importância para o seu motor, pois e não houver atenção com a manutenção preventiva, o propulsor fica comprometido. Outro fator importante de prevenção é a troca de óleo executada sistematicamente no tempo da fábrica.

CUIDADOS

A principal medida para prevenir a queima da junta é evitar ao máximo que seu carro superaqueça ou trabalhe com a temperatura elevada por muito tempo. 

  • Fatores externos: Combustível ruim compromete a eficiência das juntas;
  • Sumiço de líquidos: Níveis baixos de água e óleo podem sinalizar vazamentos;
  • Superaquecimento: Motor com temperatura muito alta indica que há problemas;
  • Falta de aditivo na água do radiador: Se isso acontecer, propulsor pode sofrer superaquecimento;
  • Conserto: Se houver falha no sistema, é preciso checar todas as peças.

PROBLEMAS COMUNS

Quando o motor é montado, diversas partes são vedadas, entre elas a tubulação de líquido de arrefecimento que promove resfriamento do motor. Dentro dessa tubulação, o óleo circula livremente para que a lubrificação seja plena. Quando há a queima da junta, ela simplesmente perde a capacidade de vedação entre essas partes. Essa água então pode entrar em locais como o cilindro, onde é realizada a queima do combustível. Além de fazer com que ele perca a capacidade de compressão e combustão, pode ocorrer ainda um calço hidráulico.

SOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Os superaquecimentos são os maiores responsáveis pelos danos às juntas, que ao se romperem, causam problemas de vedação no motor como perda de compressão, mistura de líquido de arrefecimento e óleo e empenos das partes metálicas.

Uma vez queimada a junta do cabeçote, o motor precisará ser aberto para substituição e realinhamento dos compartimentos metálicos.

 

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