Tensor da Correia Dentada

O tensor da correia dentada, também conhecido como esticador da correia dentada, é uma peça em formato de rolamento que tem como função manter a tensão da correia dentada de maneira correta. O bom funcionamento dele acaba sendo mais importante do que a própria correia dentada.

Normalmente é utilizado 1 tensor principal em conjunto com 2 tensores auxiliares, podendo variar de acordo com o motor e modelo do carro.

MANUTENÇÃO

Quanto à vida útil do produto, a Gates acredita que a boa instalação e a verificação do alinhamento e nível de tensão são as únicas garantias de bom funcionamento e vida útil longa. Porém deve-se sempre obedecer a indicação da montadora quanto a vida útil desses componentes. Também é essencial utilizar as ferramentas recomendadas pelos fabricantes. Aconselha-se revisar este item periodicamente.

CUIDADOS

Para aumentar a durabilidade dos componentes, o ideal é eliminar qualquer contaminação por óleo, graxa ou gasolina no sistema antes da substituição das polias e tensionadores. Além disso, evitar tranco e redução brusca de marcha e certificar o correto alinhamento e tensionamento do sistema. Quando o produto é mal aplicado pode causar danos à correia e, no caso da correia dentada, pode causar a perda de sincronismo e consequentes avarias ao motor.

O reparador deve verificar marcas na superfície de contato tensor x correia, que pode deixar indícios de que o tensor não está cumprindo seu papel de tensionamento. Verificar também a base de fixação do tensor onde poderá ocorrer o desalinhamento, o que comprometerá o funcionamento do sistema por ele tensionado.

Outra dica é em relação ao torque correto na hora da montagem, que garante a instalação perfeita e evita danos ao produto e até a quebra do parafuso de fixação, o que pode comprometer o funcionamento do conjunto de transmissão de potência. Para saber se o item está com problema, o ideal é acompanhar a quilometragem do veículo e reparar a existência de ruídos, vazamentos ou qualquer outra característica divergente de seu projeto de fabricação.

PROBLEMAS COMUNS

Um tensor de correia dentada defeituoso pode acarretar mais do que uma simples manutenção ao motor, podendo haver quebras de comando de válvulas, válvulas e pistões do motor.

Não é difícil identificar quando o tensor de correia dentada apresenta problema. Normalmente, um tensionador ruim é acompanhado de barulho. Esse barulho somente é notado com o motor em funcionamento.

SOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Também, é importante destacar que polias e tensionadores não podem ser reparados ou recondicionados. É importante frisar também na hora da compra que rejeite peças com preço fora da realidade do mercado e analise muito bem a embalagem e as características do produto. Existem no mercado fabricantes importados que usam marcas reconhecidas no mercado em suas peças, ou ainda colocam produtos de baixa qualidade em embalagens das marcas superiores para revenda.

Outra dica fundamental é que sempre ao realizar a troca da correia dentada, deve-se trocar também o tensor de correia dentada.

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