Tensor do Alternador

Os tensores das correias do alternador são usados para adicionar carga e pressão de forma constante em uma correia determinada do veículo. Eles têm como finalidade evitar que a correia escape do sistema de polias e, também, servem para compensar eventuais folgas ou tensões excessivas que venham a prejudicar o sincronismo do motor e o funcionamento dos acessórios do veículo, como o ar-condicionado e a direção hidráulica.

Os tensores são compostos por uma base de fixação, que fica parafusada ao motor ou em outros acessórios. Também fazem parte do sistema o mecanismo de amortecimento de vibrações, a mola calibrada para “tencionar” a correia do alternador, o braço para aplicar torque à polia tensora e o rolamento, que pode ser em plástico ou aço.

MANUTENÇÃO

É essencial que se faça uma revisão assim que o carro atinja a quilometragem estipulada para esse procedimento.

CUIDADOS

Para evitar a quebra do tensor antes do tempo, não deixe de realizar a revisão dentro do período estipulado pela montadora. Deixar passar do tempo pode acarretar em grandes prejuízos financeiros.

PROBLEMAS COMUNS

A quebra do tensor pode provocar sérios danos ao motor, ruído excessivo, vibrações anormais no motor, além do desgaste da correia antes do período previsto.

É importante que caso ocorra quebra ou qualquer dano ao tensor do alternador, a troca do componente e verificação se isso acarretou em algum dano a outros componentes do sistema.

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