Vela Aquecedora

Vela Aquecedora

A vela aquecedora tem a função de aquecer a câmara de combustão, facilitando a partida dos motores ciclo Diesel em dias mais frios. Após a partida do motor, estas velas devem ser mantidas ligadas para evitar falhas de funcionamento, enquanto o motor não atinge a temperatura ideal de funcionamento. Este processo reduz o nível de emissões de poluentes e fumaça na fase fria do motor.

As velas aquecedoras são desenvolvidas especificamente para cada tipo de motor e sistema de aquecimento. A temperatura e o tempo de aquecimento podem variar de acordo com o sistema de aquecimento.

MANUTENÇÃO

Se o motorista notar sinais de problemas, o recomendado é que ele procure por uma oficina de confiança, já que isso pode gerar outros problemas no veículo, especialmente no motor. O ideal é optar sempre pela manutenção preventiva.

CUIDADOS

Cuidados ao trocar a vela aquecedora:

 

  1. Encontre as velas de aquecimento no compartimento do motor.
  • Elas ficam geralmente no topo da cabeça do cilindro.

 

  1. Remova a velas.
  • A fiação das velas está por baixo das tampas das válvulas. Você encontrará uma extremidade anexada ao topo da vela e outra ao motor. Remova essa fiação. Remova também a porca que a prende às velas com uma chave inglesa. Reserve e repita o processo para cada vela.

 

  1. Remova as velas de aquecimento cuidadosamente, uma por vez.
  • Folgue cada vela dos soquetes usando uma chave roquete.

 

  1. Limpe o contato elétrico e a porca.
  • Similar aos contatos de bateria, a fiação das velas de aquecimento pode ficar suja, resultando em uma condução inadequada.

 

  1. Use um mandril e escareie o furo para cada uma das velas.
  • Isso é apenas para limpar o furo, então escareie apenas o bastante para remover o acúmulo de sujeira.

 

  1. Recoloque as velas e as aperte com a chave roquete.
  • Aperte-as apenas até o ponto que criem uma leve resistência. Se apertá-las demais, a próxima vez que precisar fazer a troca, poderá acabar quebrando uma na remoção. Isso gerará gastos.

 

  1. Reanexe a fiação em cada vela com uma porca, usando a chave inglesa.

PROBLEMAS COMUNS

No outono as temperaturas ficam mais amenas. Para garantir que isso não prejudique o funcionamento de veículos movidos a diesel, de médio e pequeno porte, é preciso ficar atento às condições das velas aquecedoras. Dificuldades na partida, emissão de fumaça branca no escapamento com o motor frio e lâmpada de avaria acesa no painel, no caso dos veículos mais novos, são sintomas de que a vela aquecedora está comprometida.

Veículos mais antigos precisam de um cuidado ainda maior, já que as velas aquecedoras têm a sua vida útil determinada por ciclos de aquecimento. Nesses casos, o componente é acionado em todas as partidas, e não somente quando a temperatura do motor está fria. Por isso, defeitos na peça podem ocorrer com maior frequência nestes veículos.

SOLUÇÃO DE PROBLEMAS

O recomendado é que sempre que necessária a substituição do componente, seja realizada também a troca de todo o conjunto de velas. Já que quando um dos itens apresenta falha, os outros tendem a apresentar problemas logo em seguida.

 

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