Quando trocar as velas do motor

16/05/2019|Contagem Motor Peças

Quando um carro tem problemas para iniciar muitos motoristas deduzem que há um problema com a bateria. Embora isso certamente possa ser o caso, não é a única possibilidade. Velas de ignição velhas ou defeituosas também podem causar esse problema – afinal, esses pequenos componentes têm um grande trabalho a fazer.

Pequena, mas poderosa, a faísca de eletricidade que a vela do motor emite através de um pequeno espaço cria a ignição para a combustão necessária para dar partida em seu carro. Ao colocar os pistões do motor em movimento, seu carro pode ligar, ficar ligado e produzir uma queima suave da mistura de ar comprimido e combustível. Lembre-se, as velas de ignição aquecem: elas suportam calor e pressão extremos dentro de seus cilindros e são construídas para queimar depósitos de aditivos do combustível ou outros contaminantes.

É por isso que você precisa manter as velas do motor sempre em ótimo estado de funcionamento, trocando essas pecinhas sempre que alguns sintomas específicos surgirem. Quer saber quais sintomas são esses? Então confira o artigo a seguir!

A luz de verificação do motor acende

Velas de ignição ou cabos das velas de ignição podem acionar a luz do motor quando ficam gastos. Nos carros atuais, se uma vela começar a falhar, o mais provável de acontecer é o acendimento da luz do mecanismo de verificação. Além disso, se a luz do motor ficar piscando, pode significar que estão ocorrendo falhas potencialmente catastróficas.

Em geral, é melhor substituir as velas de ignição como parte da manutenção preventiva com base nas especificações do fabricante. Isso pode ajudar você a economizar em reparos dispendiosos, já que a condução com velas de ignição incorretas pode causar uma tensão desnecessária no catalisador do seu carro (o sistema de exaustão do motor).

Seu carro tem problemas para ligar

Suas velas de ignição têm um dos trabalhos mais importantes, que é fornecer a faísca que aciona o motor. Por isso, velas de ignição velhas e gastas têm mais dificuldade para criar a faísca e pode impedir a partida do carro quanto você estiver tentando ligá-lo. Se isso acontecer, pode haver um problema com as velas de ignição ou com os cabos das velas.

O consumo de combustível aumenta

Se suas velas de ignição estiverem danificadas ou muito gastas, elas podem fazer com que o seu carro gaste mais combustível. As velas gastas podem aumentar o consumo porque elas não queimam efetivamente o combustível que entra no motor, o que significa que você gastará mais dinheiro em reabastecimentos. Uma vela de ignição defeituosa pode reduzir a eficiência de combustível em até 30%.

Seu carro não responde rapidamente à aceleração

Você provavelmente está bem familiarizado com o modo como o seu veículo responde à sua direção. Se você perceber que seu carro não está operando tão bem quanto o normal, especialmente quando você está tentando acelerar, isso pode ser atribuído a velas de ignição usadas.

Chegou a hora! [De acordo com as especificações do fabricante]

Em qualquer assunto que tenha relação com o seu carro, é sempre melhor seguir os intervalos de manutenção recomendados pelo fabricante. Revise a programação de manutenção sugerida do seu veículo para saber quando substituir suas velas de ignição.

Felizmente, as velas não se desgastam muito rapidamente. Você pode rodar 10.000 quilômetros tranquilamente antes de precisar substituí-las. Mas se você notar qualquer um dos sinais que citamos anteriormente, é melhor adiantar a substituição das velas.

Tags