Quando usar aditivo no radiador

18/09/2018|Contagem Motor Peças

Quando o assunto é o radiador do carro, toda atenção é pouca. O radiador, como se sabe, faz parte do sistema de arrefecimento do automóvel, garantindo a ele o controle de temperatura adequada do motor. Por essa e outras razões é que ele é considerado tão importante.

Cumpre dizer que, quando o sistema de arrefecimento do motor não recebe manutenção periódica, ele pode esquentar, deixando você em uma situação desconfortável. Mas não se preocupe! Estamos aqui para lhe ajudar a não passar por esse tipo de situação, tanto é que fizemos este artigo em que abordamos uma questão que suscita a duvida de muitos: quando usar aditivo no radiador? Fique conosco e veja!

Afinal, o que é aditivo?

O aditivo é uma substância química que busca fazer com que o líquido do arrefecimento não ferva ou congele, contribuindo assim para o adequado funcionamento do carro. Dito de outra maneira, o aditivo faz com que o motor do automóvel continue operando com a temperatura ideal.

Além disso, ele conta com propriedades que fazem com que o radiador não seja enferrujado, protegendo assim esse componente que é fundamental para o desempenho do automóvel.

Tipos de aditivos

Apesar de o aditivo ser importante para o adequado funcionamento do radiador, alguns deles são tóxicos e podem agredir ao meio ambiente. No mercado existem três tipos. Os que levam em sua composição o etilenoducol, que são altamente tóxicos; os orgânicos, que são produzidos para serem biodegradáveis; e, por fim, os sintéticos, que possuem uma longa durabilidade.

Vale dizer que não é recomendado realizar a mistura desses tipos de aditivos e usá-los em seu automóvel, pois isso pode afetar a vida útil do motor do carro, gerando problemas. O ideal é continuar usando sempre o mesmo.

Quando usar aditivo no radiador do seu carro?

A partir do que já expomos aqui, é possível ter uma ideia sobre quando você deve usar aditivo no radiador. Mas se ainda não ficou claro, explicamos! Então, de acordo com os especialistas, sempre que introduzir água ao sistema de arrefecimento do motor do carro você deve usar aditivo para garantir que o motor não esquente ou congele, podendo com isso gerar problemas mais graves tanto no motor como na bomba.

Outra situação que exige o uso de aditivo é o tempo frio. Apesar de muitas pessoas não levarem isso em consideração, o radiador pode ser prejudicado, isso porque ele pode ser congelado pela água que fica no sistema de arrefecimento.

Logo, se deseja garantir vida longa ao seu veículo, bem como aos seus componentes, não deixe de usar aditivo no radiador sempre que for necessário, pois assim você evita não só situações desconfortáveis, mas, sobretudo, gastos desnecessários. O motor do carro quando esquenta consome mais combustível, fazendo assim com que tenha prejuízo.

Então, agora que sabe quando usar aditivo no radiador de seu veículo, por que não aproveita o momento e confere os nossos produtos? Faça isso e livre o seu carro de passar por situações complicadas que podem deixar você no prego!

Tags