Revisão de férias: 6 dicas infalíveis

02/07/2018|Contagem Motor Peças

Meio de ano é tempo de viajar com a família e aproveitar as férias escolares. Entretanto, muitas pessoas simplesmente se esquecem de fazer a revisão e verificar as condições do carro antes de pegar a estrada. Com isso, a viagem pode acabar se tornando um verdadeiro pesadelo, com a família inteira no meio da rodovia.

Para evitar este tipo de contratempo, preparamos 6 dicas infalíveis de revisão de férias. Isso para que o seu possante possa funcionar muito bem do começo ao fim de sua viagem, tornando-a mais prazerosa e inesquecível para a família toda.

1 – Faça revisões regularmente

Importância da Revisão Regular

Não é só ao viajar que seu carro precisa de revisão. É importante realizar manutenções preventivas regularmente. Especialmente em determinados itens do veículo. Pois eles apresentam um acentuado desgaste de forma natural, como correias, óleo e outras peças móveis.

Leve seu carro à oficina e peça a verificação das condições do óleo do motor, das partes do freio, as correias do veículo e a manutenção do sistema de arrefecimento.

2 – Revisão dos pneus

Revisão de Pneus

Pneus em condições de uso são aqueles em que os sulcos da banda de rodagem possuem mais de 1,6 mm. Pneus com menos profundidade nos sulcos são considerados “carecas”. Além de resultarem em multas para o veículo, o pneu careca também é um verdadeiro perigo na estrada. Pois em caso de chuva, ele pode fazer seu carro deslizar. Com a pista seca, o risco de furo ou estouro é maior, prejudicando a performance do veículo como um todo.

3 – Alinhamento e balanceamento

Alinhamento e Balanceamento

Muita gente não dá a importância necessária para o alinhamento e o balanceamento do veículo. Estas pessoas até não percebem a relevância destas manutenções ao dirigir na cidade, mas uma vez na rodovia, fica claro que o carro perde muito em estabilidade se estiver desalinhado e desbalanceado. Estes dois processos são necessários e fazem a diferença para você viajar tranquilo e com segurança.

4 – Esteja bem preparado para pequenas emergências

Estepe

Mais uma daquelas “dicas óbvias”, mas que é sempre bom lembrar: mantenha o seu estepe em boas condições de uso, além de contar com as ferramentas necessárias para a troca de um pneu furado, a fim de diminuir o tempo perdido com este incidente.

Por mais que boa parte dos veículos conte com peças automatizadas, pode ser interessante ter uma pequena bolsa de ferramentas para pequenos ajustes ou uma “chupeta” caso necessário.

5 – Veja e seja visto

Veja e seja visto

Veja e seja visto!

Visibilidade é um fator fundamental para a segurança de quem vai pegar a estrada. Mantenha o para-brisas limpo (com fluídos adequados para a limpeza, e não produtos caseiros ou detergentes), além de garantir a manutenção dos limpadores de para-brisas, para que tenham pastilhas em bom estado.

Verifique também o estado dos faróis e piscas de seu carro, além das luzes de emergência, necessárias para que o seu veículo também possa ser bem visto, evitando acidentes.

6 – Cuidado com as malas

viagem-de-carro2

Nas férias e comum encher o carro com a família toda (e seus respectivos pertences). É importante que você nunca exceda as capacidades de carregamento do veículo, seja em peso ou em volume. Assim, você mantém o carro seguro e confortável para toda a família.

Tags