Óleo, peças, desempenho: saiba mais sobre motor a diesel

04/07/2018|Contagem Motor Peças

Motor a diesel precisa de alguns cuidados. Veja quais!

Os motores a diesel apresentam uma grande eficiência e potência, estando entre os melhores disponíveis no mercado nacional. Para aproveitar ao máximo do que eles trazem é preciso ficar atento a alguns detalhes, contribuindo para que sua vida útil seja prolongada, gerando menos custos e aumentando o desempenho de acordo com aquilo que foi adquirido. Outro ponto é entender qual tipo de diesel, presente no mercado, é ideal para cada veículo. Desta forma, trazemos dicas para aumentar a vida útil do seu motor.

1. Cuidados com o óleo

Óleo 15W40 - Motor Diesel

Óleo 15W40 – Motor Diesel

Como em qualquer outro veículo, o óleo precisa estar na quantidade correta e utilizado de acordo com a especificação do motor. Pois ele permite que os componentes estejam lubrificados, sem fricções que possam comprometer a vida útil de inúmeras peças. Verificar o óleo para quem tem motor a diesel é uma preocupação recorrente e deve ser feita com a periodicidade indicada no manual da fabricante.

2. Peças originais

Não dá para optar pelo ‘mais em conta’ quando falamos de motores a diesel. Isto porque elementos primordiais para o seu funcionamento, como os próprios pistões, devem ser genuínos e de acordo com as especificações da fabricante. É recorrente que o motor trave quando, por exemplo, a oficina especializada busca colocar anéis que não estejam de acordo com o modelo do motor – a famosa gambiarra. Ao fazer a manutenção do seu motor, opte pelo original. Evita transtornos e gastos futuros desnecessários.

3. Sistemas de ar

Grande parte dos veículos com motor a diesel já contam com sistemas de ar frio. Eles melhoram a performance, mas é possível aumentar a vida útil com algumas trocas simples (e efetivas). Com uma refrigeração que contribui para a combustão dentro do motor, é possível economizar diesel e evitar que as peças sejam desgastadas por longos períodos de utilização – principalmente no asfalto e em regiões quentes. Um sistema adicional de exaustão pode contribuir ainda mais para o efeito.

4. Cuidados ao abastecer

Abastacer DieselSabemos que inúmeros postos de combustíveis vendem diesel adulterado. Assim, é preciso ficar atento: a vida útil do seu motor depende de um abastecimento em locais credenciados e de confiança. Combustível muito barato e baixo desempenho do veículo podem ser indicadores de que há problemas com o diesel. Atenção, neste caso, é tudo.

5. Revisões

A última dica é apostar em revisões cotidianas. Pois alguns imprevistos, como impurezas que chegam até o motor visto a composição do diesel, acontecem de forma aleatória. E algumas vezes, por descuido nos itens acima listados. Desta forma, levar o veículo até a oficina de confiança é garantia de vida útil ao motor a diesel.

Qual tipo de combustível escolher para seu motor a diesel?

Tipos de Diesel

Tipos de diesel vendidos no mercado brasileiro.

São mais de 20 tipos de diesel disponibilizados no mercado brasileiro. Alguns têm características singulares e por isso é importante ficar atento. A principal recomendação é para os motores fabricados no período anterior a 2012 – neste caso, o diesel comum S-500 deverá ser utilizado, sendo encontrado na maioria dos postos do país. Os extras e aditivados seguem o mesmo padrão, mas com melhor desempenho.

Outros combustíveis de origem comum (S-1800 e S-10) são recomendados para qualquer tipo de motor, independente do seu ano de fabricação. Para locais mais frios, como a região Sul, o Inverno Comum e o Inverno Extra podem contribuir para que o combustível tenha a capacidade de aguentar até temperaturas negativas.

Tags