As velas de ignição são peças imprescindíveis para que o motor do carro possa funcionar. Além de garantir o funcionamento correto do seu veículo, o estado em que a vela se apresenta ao longo do uso também diz muito sobre as condições de operação do motor do seu automóvel.
Quer saber o que o aspecto delas tem a ver com a saúde do seu motor? Então confira este artigo que montamos especialmente para você que. Confira!
Para que serve a vela de ignição?
Para compreender o papel da vela no motor do seu carro, é preciso compreender como opera um motor de combustão interna. Dentro dos pistões, o combustível é misturado a ar, comprimido e queimado. Seus gases são expelidos para o escapamento no ciclo seguinte. Mas como essa mistura de combustível com ar é queimada? A cada ciclo do motor, as velas de ignição são acionadas. Então elas produzem uma pequena faísca que é responsável por acender a combustão.
Ou seja, são milhares de fagulhas produzidas a cada minuto. Sem velas, o carro simplesmente não funciona. Os modelos mais convencionais de velas são encontradas em motores básicos e populares e mais antigos, com carburador. Velas resistivas são o tipo mais comum em motores com injeção eletrônica.
Velas se desgastam, motor sente!
As velas também podem servir como um indicador de que o motor do carro está com problemas. Elas possuem uma vida útil limitada, definida pelo fabricante, que costuma ser entre 10 mil e 20 mil km. Entretanto, se um motor começa a apresentar falhas e o problema estiver nas velas, desgastadas antes do tempo, o defeito, na verdade, pode ser do motor, ou do sistema de arranque, ou ainda do sistema elétrico do carro.
Superaquecimento/derretimento
Se a vela se superaquecer, o problema também pode ser do motor, e não da peça em si. Vela superaquecida, que apresenta derretimento, pode ser sinal de que a câmara de combustão está com excesso de sujeira. Isso pode ser causada por problemas de regulagem das peças do motor, ou ainda o uso frequente de combustível “batizado”, ou seja, de qualidade duvidosa.
Carbonização seca e oleosa
Se ao invés do derretimento a vela apresentar carbonização da “ponta” – a parte que produz a centelha – também pode ser sinal da falta de regulagem do motor. Essa carbonização pode ser seca – como se a vale fosse queimada, ou oleosa, em que a vela apresenta um aspecto carbonizado, mas com uma substância oleosa escura revestindo-a. Em ambos os exemplos, a entrada de impurezas no motor ou o uso excessivo de combustível adulterado podem ser as causas.
Na maior parte dos problemas, não é nada de sério com o motor. Basta uma limpeza de bicos injetores ou da câmara de combustão para evitar a perda de rendimento do carro e o aumento do consumo. Entretanto, é sempre bom realizar manutenções preventivas e ficar atento ao estado das velas do seu veículo.