Conheça nossa loja

Blog

Conheça mais sobre os motores 3 cilindros: vantagens e desvantagens.

Uma nova tecnologia vem se tornando cada vez mais comum e popular no país: são os motores três cilindros nos carros 1.0. Esta modalidade chegou recentemente ao Brasil, mas já faz sucesso pelo seu desempenho, economia e agilidade. Os carros populares ou de entrada são a melhor opção para quem quer aliar poucos gastos, com um carro que desenvolva. E isso o motor três cilindros cumpre muito bem.

Entre as montadoras que oferecem este tipo de veículo estão a Nissan, Volkswagen, Fiat, Renault, Kia, Peugeot, Ford e Citroën. Mas o que explica tanto sucesso? Bom, ele pode gerar uma economia de até 25% no peso do motor, e pode funcionar, em alguns modelos, até com dois cilindros, tornando-se mais eficiente que os veículos antigos. Abaixo listamos as vantagens e desvantagens desse tipo de motor.

VANTAGENS

Economia: esta é a principal característica para quem procura um três cilindros 1.0. Com menos redução de atrito e propulsores que auxiliam o torque em baixas rotações, gera uma economia muito acima de outros motores, principalmente na cidade. Por exemplo, um carro popular de umas das maiores montadoras do país chega a fazer 14 km/litro na cidade e 18/km na estrada. Uma economia e tanto.

Desempenho alto: os motores três cilindros apresentam uma tecnologia que chegou para contribuir com os motoristas e até com o próprio planeta. Isso porque estes veículos perdem menos combustível devido ao novo desenho da cabeça dos pistões e da câmara de combustão. Há também válvulas variáveis e injeção direta que melhoram o desempenho. Isso tudo ‘economizando’ um quarto na emissão de gases poluentes na atmosfera.

Peso e calor: dois fatores que estão diretamente ligados ao desempenho do carro. Com um cilindro a menos em relação ao seu ‘antecessor’, este tipo de motor elimina um peso considerável, com ajustes no tamanho de algumas peças como comando de válvulas e o cabeçote.

Tudo isso aliado com pouca perda de calor, ou seja, menos energia que é desperdiçada. Com esses fatores, o carro tem mais poder de desenvolvimento, superando momentos tensos dos motores anteriores, como subidas muito íngremes.

DESVANTAGENS

Vibrações: com três cilindros, a distribuição da força no motor causa mais rotações e, consequentemente, uma vibração maior. Não é regra, mas diversos modelos apresentam vibrações que não eram tão notórias nos motores de quatro cilindros antigos. Contudo, isso não afeta no desempenho do motor.

Barulho: as constantes vibrações podem fazer o motor apresentar um barulho diferente, principalmente quando exige muito dos três cilindros. Apesar de também não afetar no desenvolvimento do veículo, pode parecer estranho para os motoristas de primeira viagem deste tipo de motor.

CONCLUSÃO

Os motores três cilindros vieram para ficar e novas versões, como os turbos, já chegam ao mercado nacional para inaugurar uma nova era dos carros 1.0. Com vantagens ligadas ao desempenho e economia, e as desvantagens ‘sensitivas’, estes modelos vem se tornando cada vez mais queridos no país. E especialistas já apontam: novas tecnologias parecidas com os três cilindros devem chegar em breve ao mercado. Assim, os motoristas terão ainda mais opções que se encaixem no seu perfil no momento de adquirir um veículo.

No posts found

Categorias

Dúvidas?

Fale Conosco