Como aumentar a performance de um caminhão através da troca de turbinas?

6 minutos para ler

Não somente nos carros, mas nos caminhões também é possível encontrar a turbina ou turbo compressor. De fato, essa peça é extremamente importante para o bom funcionamento do caminhão. Por ser um veículo de peso e, geralmente, grande porte, o caminhão precisa desse auxílio.

Em suma, a turbina é ótima para oferecer mais ar, pressão correta de carga e, assim, permitir que ocorra uma queima maior de combustível. Com isso, o caminhão adquire uma potência muito maior. Fazer o upgrade da turbina do caminhão, é uma ótima forma de também aumentar a sua performance.

Ou seja, é possível fazer com que o veículo tenha uma agilidade muito maior na hora de rodar, não tenha um barulho irritante ou que chame atenção de forma desnecessária, apresente-se firme, entre outros. Sem dúvidas, realizar a troca do turbo compressor é essencial para um bom desempenho.

Sabendo que a troca é necessária nos caminhões, é válido ressaltar que, sem ela, a turbina pode apresentar defeitos e dar início a uma série de problemas. O motivo é que, quando a turbina apresenta defeitos, ela pode estar indicando algo errado no motor do veículo.

Assim como qualquer peça, ela possui vida útil e pode apresentar uma falha repentina e desagradável. Caso não seja realizada uma manutenção adequada do veículo como um todo, menos ainda a troca da turbina, corre-se o risco de arcar com sérios danos.

O funcionamento da turbina

Em geral, o funcionamento adequado da turbina, depende do filtro de ar. Isso porque ele também precisa estar com a manutenção em dia. O sistema de ar do caminhão engloba:

Mangueiras;

Abraçadeiras;

Intercooler.

Para isso, é preciso que os três itens citados acima, estejam perfeitamente em boas condições. Logo, não é possível haver vazamentos, pressão inadequada no motor, etc. Caso contrário, isso já o suficiente para apresentar riscos ao caminhão e também às turbinas.

Além disso, há meios de saber se a turbina encontra-se ou não com problemas. Um deles, por exemplo, é o aumento de ruído (mesmo que seja pouco, pode ser um indicativo), redução do nível do óleo, queda de rendimento, entre outros.

A importância de uma boa performance de caminhão

Caminhões são veículos geralmente utilizados para transportar cargas dos mais variados tipos, sejam elas vivas ou não. Em grande maioria dos casos, é fato que o caminhão é o responsável por transportar cargas de grande peso.

Além do mais, é válido também ressaltar que uma boa performance está ligada também à qualidade que a turbina do caminhão se encontra. Quando a turbina se encontra em boas condições, também é mais fácil garantir que o caminhão ofereça maior segurança.

Powered by Rock Convert

A velocidade e fluidez com que o veículo e locomove, também é algo muito importante. Isso permite que serviços sejam realizados em um período de tempo menor. Logo, isso é algo que pode ser adquirido através da troca de turbina.

Antes de trocar a turbina, o que é preciso verificar?

Antes de realizar a troca de turbina, é muito importante verificar alguns aspectos. Estes, inclusive, podem ser verificados juntamente a um profissional, já que o mesmo poderá auxiliar de uma grande forma em identificar determinados problemas e fatores que podem prejudicar o veículo.

De qualquer maneira, como dito anteriormente, o filtro de ar tem uma ligação muito próxima com a turbina. Portanto, o mesmo precisa estar em boas condições e isso é algo que precisa ser avaliado. Caso contrário, de nada adiantará trocar a turbina.

Em seguida, algo que precisa ser avaliado junto ao profissional, é sempre verificar, e se necessário também limpar as mangueiras, conexões e demais tubulações da linha de lubrificação. Uma questão importante também é sempre substituir filtros no prazo correto.

Quando o filtro de óleo for trocado, é necessário encher novamente com o novo. Além de, também, instalar e girar o motor sem da partida, para que o sistema alcance a pressão ideal.

Como realizar a troca da turbina?

Primeiramente, é importante ressaltar que a troca da turbina do caminhão deve ser feita por um profissional. Dessa maneira, torna-se mais fácil garantir que tudo seja feito da melhor maneira possível. Além disso, é válido lembrar que o caminhão é um veículo diferente de um carro.

Por ser muito maior, é indicado que o local tenha conhecimento sobre como realizar a troca para aumentar o desempenho do caminhão. Ademais, também é válido ressaltar a importância de conversar com o profissional escolhido.

É preciso sempre deixar claro quais características deseja agregar ao veículo, quais as principais carências no caminhão no momento e o que deseja ter presente no seu desempenho. Quanto mais informações trocadas, melhor será para substituir a turbina.

É importante ainda ressaltar que a turbina não é algo que estraga facilmente e sem motivo simplesmente por um excesso de quilometragem ou muitas horas trabalhadas. Na verdade, a falta de manutenção adequada é o que realmente estraga a turbina.

Aumento da performance através da troca de turbina

É comum encontrar muitos motoristas de caminhões que desejam aumentar a performance do mesmo através da troca de turbina. Isso é perfeitamente possível, já que ela oferece uma agilidade diferenciada.

Porém, para que isso seja possível, é sempre importante conhecer os tipos de turbinas que podem ser utilizadas, além de também garantir que ela é específica para aquilo que precisa. Atualmente, existem ótimos materiais disponíveis no mercado e que podem ser utilizados com segurança.

Existem turbinas que são específicas para arrancadas, outras que são mais indicadas para veículos de rua, entre outras características. É necessário saber identificar e para garantir o efeito desejado em cada caso.

Após realizar a troca de turbinas, também é importante realizar manutenções de maneira frequente. Essa é uma forma de garantir que o caminhão apresente sempre um bom desempenho, independente da situação.

Isso fará também com que seja possível aumentar a vida útil da turbina, do motor e manter em dia o desempenho desejado e adequado para realizar as funções necessárias com o caminhão. Para isso, cuidado. Utilizar turbinas de ótimos fornecedores e também escolher bem o profissional que realizará a troca é fundamental.

Posts relacionados

Deixe um comentário