3 dicas para aumentar a vida útil da turbina do seu caminhão

7 minutos para ler

Uma manutenção adequada, combinada com um bom uso e peças de qualidade garantem o prolongamento da vida útil de qualquer automóvel. Entretanto, alguns veículos precisam de atenção redobrada devido à intensidade das suas demandas, como é o caso dos caminhões.

Assim como os cuidados e a avaliação mecânica periódica é recomendada para todos os motoristas, os caminhões devem ter uma agenda mais exigente, por contar com peças mais complexas e um funcionamento mais integrado, solicitando um bom funcionamento de todas as suas funcionalidades.

Uma das peças mais relevantes é a turbina do caminhão, que aumenta o desempenho de veículos pesados. Ela leva mais ar e regulariza a pressão de carga para o motor, permitindo que ele queime mais combustível e torne o carro mais potente.

Uma vez que essa peça apresenta algum problema, o motor do caminhão começa a ser prejudicado. Por ser um veículo que demanda muita força, devido ao tipo de serviço que presta, uma falha dessas pode gerar um grande prejuízo para o motorista ou para a empresa que trabalha com serviços de transporte.

Turbina de Caminhão

A peça é um componente que oferece mais pressão para o motor, permitindo um maior desempenho, dando mais potência ao veículo.

Também conhecido como turbocompressor, o objeto fica ligado ao coletor de escape do motor de combustão interno. A partir dos gases produzidos nessa parte da máquina, ela usa a energia para girar uma turbina que está conectada a um eixo comum de um rotor, que bombeia o ar para os cilindros, causando o aumento de potência do veículo.

Cada caminhão possui uma turbina ideal para o seu funcionamento e os requisitos devem ser seguidos na hora de trocar a peça ou fazer a manutenção recomendada. O ideal é consultar empresas especializadas na hora de realizar a troca e os cuidados, para evitar qualquer erro ou problemas no futuro.

Sinais de problemas

As turbinas possuem uma vida útil, sendo necessário realizar manutenção e trocas periódicas. Mas para monitorar o uso dessa peça, é necessário ficar de olho nos seguintes sintomas que o caminhão pode apresentar, caso a ferramenta comece a falhar:

  • Queda do rendimento do veículo;
  • Aumento de ruídos;
  • Fumaça branca saindo do automóvel;
  • Redução do nível do óleo dos lubrificantes.

Caso algum desses sinais se apresentem, isso significa que o ciclo de vida da sua turbina pode estar chegando ao fim ou o veículo precisa de manutenções preventivas.

Principais causas

As principais causas que levam a turbina a falhar, ou adiantam o fim da sua vida útil, é a falta de manutenção regular do automóvel. Entre elas estão:

Powered by Rock Convert
  • Não verificar o nível do óleo do motor, que sem uma lubrificação correta não trabalha de maneira eficiente;
  • Não realizar análise de outras peças, que podem contribuir para o mal funcionamento da turbina;
  • Falta de manutenção no sistema de pressão do óleo de motor;
  • Uso de peças ou materiais que não são recomendados ou de baixa qualidade;

A desorientação nesses pontos pode levar a diversos problemas para o caminhão, como o superaquecimento da peça, devido à falta de circulação de ar no motor, e o aquecimento do motor, que pode acabar fundido devido à falta de líquidos necessários para o seu funcionamento e de ar para desempenhar seu papel com mais efetividade.

Dicas para aumentar a vida útil da sua turbina

Em geral, os especialistas e mecânicos recomendam seguir a tabela de manutenção do veículo para evitar qualquer dor de cabeça, mas mesmo assim, separamos 3 dicas que podem te ajudar a aumentar a vida útil da turbina do seu caminhão:

  1. 1- Realizar a manutenção e as trocas dos filtros e óleos de acordo com o que foi estabelecido pela montadora do caminhão. Os produtos utilizados devem seguir as especificações técnicas do veículo, observando a viscosidade e os aditivos necessários. Ao seguir essa primeira dica, a vida útil da sua turbina já garante uma durabilidade ainda maior;
  2. 2 – Caso o veículo transite em pistas precárias, como de terra, a manutenção precisa ser redobrada assim como a análise dos filtros de ar e de óleo. Troque sempre que necessário para garantir o uso adequado das turbinas do seu caminhão;
  3. 3- Por fim, ao ligar o veículo, assegure-se de que ele ficará funcionando por pelo menos 1 minuto antes de começar a rodar. Isso faz com que o óleo lubrificante chegue a peça e ela terá um melhor desempenho.

Ao final do uso do veículo, desligue o motor e deixe-o em marcha lenta durante alguns segundos, isso fará com que as partes móveis da turbina reduzam o seu funcionamento e evita o desgaste prematuro das peças.

Tais dicas podem ser muito úteis em longo prazo, visto que evitar problemas previamente garante que em breve o veículo não sofra com nenhum dano sério, causando prejuízos ao proprietário.

Troca e manutenção

Outra recomendação é preferir por mecânicas ou profissionais especializados na hora de realizar a manutenção do caminhão e da sua turbina.

Mesmo seguindo as dicas acima, um serviço personalizado fará um check-up completo da vida útil de todas as peças do seu caminhão, o que garante um melhor desempenho do automóvel, uma vez que todas as peças se conversam para o funcionamento do veículo.

Caso queira acompanhar a vistoria na hora de trocar ou realizar os cuidados necessários, os procedimentos indicados para a manutenção da turbina são:

  1. Inspeção das condições do filtro de ar e de óleo;
  2. Limpeza das mangueiras, conexões e tubulações do sistema de lubrificação;
  3. Preencher o filtro de óleo com substâncias novas;
  4. Verificar se o motor está com a pressão ideal entre outros fatores;

O bom funcionamento da turbina é mais econômico para o motorista e causa menos dor de cabeça, sem contar o bom desempenho da frota, que estará funcionando com plena capacidade.

Dito isso, agora que sabe quais são os meios para aumentar a vida útil da turbina do seu caminhão, tenha em mente que peças de qualidade também são necessárias para o sucesso do veículo.

Invista em distribuidoras ou mecânicas que ofereçam peças de marcas de qualidade, com profissionais qualificados, que vão saber indicar os melhores produtos na hora de fazer a manutenção do seu veículo, além de oferecer garantia e entrega facilitada para otimizar o processo de concerto e não perder nenhuma demanda por causa de veículo parado.

A nossa empresa oferece peças para pickups, vans e empilhadeiras, além de caminhões. O nosso portfólio conta com peças para carros nacionais e importados, com marcas reconhecidas e alternativas, assim como preço acessível!

Quer saber mais? Entre em contato com a gente.

Posts relacionados

Deixe um comentário