Conheça nossa loja

Blog

5 sinais que a bateria do seu carro está gasta

Quando acaba a bateria do carro inesperadamente, essa situação gera um contratempo que nos faz perder algumas horas do nosso dia para resolver. Felizmente são perceptíveis alguns indícios de que a bateria do veículo pode estar acabando, fazendo com que o proprietário se antecipe e resolva o problema antes de ele virar uma dor de cabeça. Trouxemos os cinco principais sinais de que a fonte de energia elétrica do seu carro pode estar no fim.

1. Fique atento ao barulho do motor

Especialistas apontam que o som que do carro na hora de dar a partida pode ser um dos indícios de que a bateria está acabando. É só prestar a atenção: na hora de virar a chave, se o carro não tiver a mesma força de sempre, o problema pode ser o abastecimento elétrico e, consequentemente, pouca carga na bateria.

Dica: é recomendável que você coloque seu carro de frente com uma parede. Ligue o farol e acelere. Caso haja um pico de luz maior que o normal, há problema com a bateria do seu carro e está quase na hora de trocar.

2. Problemas ao ligar o carro

Caso você dê a partida várias vezes e o veículo demore a pegar – principalmente em carros novos – este é um sinal evidente de que a bateria está fraca. Caso encontre dificuldades em fazer o carro funcionar na primeira, desligue e tente novamente. Se o processo se repetir, é hora de renovar a célula elétrica do seu automóvel.

3. Perda de desempenho ao usar componentes do veículo

É comum que rádios com CD players, ar condicionado e complementos elétricos possam diminuir a capacidade e autonomia do veículo. Contudo, se isso se tornar mais corriqueiro e evidente, como colocar uma música para ouvir e perceber que o carro está perdendo força, é um indício de que a bateria não tem carga suficiente para alimentar todos os componentes. Assim, procure fazer a troca o quanto antes.

4. Verifique o sistema elétrico

Alguns detalhes podem passar despercebidos por quem não entende muito de mecânica, mas são elementos decisivos ao apontar uma bateria fraca. Confira se todas as conexões – da bateria e da correia do alternador – estão em ordem. Também observe o nível de água na bateria. Se houver algo irregular nas conexões ou na quantidade de água, há necessidade de a célula de energia ser trocada. Caso não sabia fazer a verificação na primeira vez, peça ajuda ao seu mecânico de confiança.

5. Utilizando de equipamentos específicos

O melhor remédio é a prevenção. Então para saber se há sinais de que a bateria está acabando, poderá fazer com dois dispositivos: com o carro desligado, remova a proteção dos terminais, positivos e negativos, e em seguida conecte o voltímetro nos polos correspondentes. Se ele apresentar um desempenho inferior a 12,4, isso indicará a necessidade da troca da bateria. O Power Probe também pode ser utilizado, com os mesmos passos do voltímetro. O resultado deverá ficar entre 12,4 a 12,7 volts para ser considerado normal.

É importante sempre estar atento a estes sinais para que não enfrente problemas como o carro parar de funcionar ou não ligar em situações que necessitamos dele. Com esses passos, ficará mais fácil manter a bateria do seu veículo sempre com carga.

No posts found

Categorias

Dúvidas?

Fale Conosco