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3 dicas para realizar a Black Friday na sua oficina

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A Black Friday é uma das datas mais aguardadas pelo comércio e também pelos clientes em geral por conta dos descontos e promoções especiais. Engana-se quem pensa que a Black Friday só vale para compra de produtos.

É possível aproveitar a data também para proporcionar descontos em serviços, inclusive em oficinas mecânicas, aumentando assim a receita mesmo durante a pandemia.

Neste ano, a Black Friday tem um contexto ainda mais especial no sentido de estratégias, por conta das medidas de segurança necessárias para o controle da Covid-19. Isso não significa que a sua oficina não deve realizar campanhas de marketing, mas sim, se atentar aos cuidados necessários para atender a todos os clientes de forma segura.

Neste artigo, vamos dar 3 dicas de como realizar a Black Friday na sua oficina e melhorar seus resultados.

Como surgiu a Black Friday?

A Black Friday surgiu nos Estados Unidos, sendo realizada um dia depois do famoso feriado de Ação de Graças. A data conhecida por oferecer descontos que variam de 50 a 70% ganhou esse nome porque a polícia da Filadélfia, na década de 90, se referia à última sexta-feira de novembro, um dia depois do feriado de Ação de Graças, como Black Friday por conta das multidões nas ruas e congestionamentos enormes.

A data sempre marcou o período inicial das compras de Natal e se tornou um marco na história dos Estados Unidos.

Porém, aqui no Brasil a Black Friday chegou apenas em 2010 quando lojistas e lojas online realizaram pela primeira vez a promoção americana. Desde então, a data vem sendo respeitada por diversos tipos de comércios, como restaurantes, bares, supermercados, além de empresas que oferecem serviços, como salões de beleza, oficinas, entre outros tipos de estabelecimentos.

Como aproveitar a Black Friday?

Alguns estabelecimentos aproveitam todo o mês de novembro para realizar promoções e oferecer descontos especiais aos clientes. O ideal é pensar com antecedência em quais produtos você poderá trabalhar os descontos, alinhando o interesse e preferência do seu público-alvo aos da sua oficina.

O que você precisa ter em mente é que, para que a sua oficina possa aproveitar bem a Black Friday, as promoções criadas devem ser de fato vantajosas para os clientes. Ou seja, é preciso oferecer um desconto realmente irresistível aos olhos dele.

Por exemplo, no caso das oficinas mecânicas, além de realizar promoções que contemplem serviços de consertos, é possível oferecer autopeças com 50% de desconto. Para isso, antes da Black Friday, faça uma vistoria no estoque da sua oficina e avalie os itens que vale a pena oferecer aos clientes.

Assim, você poderá criar conteúdo e alinhar as estratégias para anunciar nas redes sociais da sua oficina.

3 dicas para realizar a Black Friday na sua oficina

1 – Prepare o estoque e os colaboradores

Como falamos anteriormente, faça uma vistoria no estoque a fim de verificar quais itens poderão ser trabalhados em promoções na Black Friday em sua oficina. Confira o que será necessário solicitar ao seu fornecedor.

Selecione as peças que tem menor saída e faça uma lista, pois elas poderão ser usadas para oferecer ao cliente o maior desconto, fazendo assim uma espécie de liquidação de estoque. Esse tipo de promoção costuma ser muito atrativa e é uma boa pedida para vender mais durante a Black Friday na sua oficina.

Outro ponto que você deve se atentar é no atendimento. Os colaboradores estão preparados para aproveitar bem o período de desconto? Por exemplo, como o nome já sugere, a Black Friday é realizada na última sexta-feira de novembro. Porém, que tal oferecer promoções aos clientes ao longo de toda semana ou durante o final de semana de sexta a domingo?

Esse tipo de ação ajuda o cliente a avaliar melhor as autopeças que precisa adquirir e os serviços que poderá aproveitar na oficina durante a Black Friday. Por isso, prepare seus colaboradores para atender bem durante e depois, através de um pós-venda de qualidade.

2 – Capriche nos conteúdos e fotos para as redes sociais

É impossível ter uma Black Friday na sua oficina bem sucedida sem trabalhar o marketing nas redes sociais. Separe a lista que você criou na dica 1 que demos e já solicite que sejam fotografadas todas as peças, pneus, pastilhas de freio, baterias, e itens em geral.

Com as fotos prontas, inicie a divulgação antes da data para que os clientes tenham conhecimento do que vai entrar em promoção durante a Black Friday na sua oficina.

Se possível, que tal fazer uma live na Black Friday mostrando os bastidores da sua oficina e conversando diretamente com os clientes sobre tudo o que vai rolar durante o final de semana de muitas promoções.

3 – Faça lista especial para clientes fiéis

Confira no sistema da sua oficina quais são os clientes mais assíduos e frequentes da sua oficina e ofereça a eles promoções especiais.

Clientes gostam de saber que são VIPs, ou seja, que têm tratamento especial por conta das compras frequentes. Você pode oferecer brindes ou promoção em serviços, como troca de óleo ou pneu.

O importante é fazer algo à parte para os clientes que mais compram na sua oficina durante o ano.

Atenção aos cuidados durante a pandemia

Pronto, com essas 3 dicas para realizar a Black Friday na sua oficina, você poderá realizar mais vendas e, assim, conquistar um bom faturamento mesmo durante a pandemia.

E vale lembrar que, por conta da Covid-19, é extremamente importante que você redobre os cuidados, oferecendo equipamentos de segurança para todos os colaboradores, disponibilize álcool em gel na porta da sua oficina e atenda a apenas um número reduzido de pessoas.

Faça esse controle na porta durante a Black Friday, assim você evita que dentro da oficina ocorra uma superlotação desnecessária.

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