Conheça nossa loja

Blog

Bronzina, entenda o funcionamento desta peça

Não é só o mecânico que precisa conhecer corretamente todas as peças do motor de um carro. Você também precisa saber ao menos o básico sobre o funcionamento do seu veículo, como a função da bronzina, por exemplo, que é fundamental para o desempenho do motor.

O que é e como funciona a bronzina?

A bronzina é uma pequena peça feita de diferentes materiais e que tem como função alojar outras peças como a biela e o eixo. A bronzina reduz o atrito das peças internas e móveis do motor com as peças estáticas, reduzindo assim o desgaste destes itens.

Vale lembrar que a bronzina não é uma peça universal. Cada fabricante produz a sua peça especificamente, e é preciso seguir as indicações de cada tipo de motor para que não haja mau funcionamento ou danos das peças envolvidas.

Cuidado na hora da montagem

Não é difícil fazer a instalação da bronzina. No entanto, é mais do que comum o encaixe incorreto da peça, com a posição invertida, fazendo com que ela não cumpra a sua função, que também é reduzir o atrito e transmitir a força que surge do funcionamento das peças.

Como consequência do contato incorreto, há um aumento de calor que pode ocasionar o fundimento de algumas peças e até o travamento do motor.

Para não ter erros na hora da montagem, basta posicionar corretamente o furo da bronzina no duto. Assim, a lubrificação do motor ocorre normalmente.

Como escolher a bronzina correta?

A escolha da bronzina para cada motor vai depender basicamente do material que a compõe. Os motores mais simples devem receber as bronzinas feitas de liga de estanho, cobre e antimônio. Elas são mais silenciosas.

Os motores mais potentes funcionam melhor com as bronzinas feitas de metal rosa composto por liga de alumínio, cobre e zinco, pois precisam suportar cargas mais pesadas.

Já os motores a diesel, devem preferir as bronzinas de metal mais leve. São as bronzinas feitas de liga de alumínio e zinco. Estas peças oferecem uma dilatação maior do que o bronze e também são mais resistentes.

Como saber se a bronzina está funcionando bem?

Uma bronzina danificada ou mal instalada pode gerar falhas contínuas no motor, além de ruídos provocados pela movimentação das peças mal encaixadas, aumento da temperatura e outros desgastes.

Por isso, é fundamental escolher uma peça de acordo com as características do motor do seu carro, fazer um encaixe correto e, claro, usar peças novas e de qualidade.

É importante alertar que bronzinas danificadas não podem ser reaproveitadas. Neste caso, elas devem ser substituídas. Do contrário, o motor não funcionará direito.

Para não correr o risco de danificar o motor, devido a problemas com a bronzina, tenha o cuidado de fazer a manutenção desta parte do carro com frequência. Assim, todas as peças são inspecionadas e, se necessário, são substituídas.

Contratar ou não um mecânico para fazer a troca da peça?

Apesar de ser uma tarefa simples, a substituição da bronzina deve ser feita por um profissional qualificado, que domine todas as etapas do funcionamento do motor. É um procedimento rápido, mas importante.

Basta um pequeno equívoco, como a instalação invertida da peça, e o seu motor pode sofrer grandes prejuízos.

E então, gostou de saber mais sobre a bronzina? É uma peça simples, mas de grande importância para o seu veículo. Para saber mais sobre os nossos produtos, acesse a nossa galeria. Ou entre em contato através do nosso telefone e tire as suas dúvidas.

No posts found

Categorias

Dúvidas?

Fale Conosco