Canais digitais para retíficas e oficinas

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Em diversos negócios, a pandemia está acelerando o investimento em canais digitais. E as retíficas e oficinas não estão ficando para trás. Atendimento ao consumidor é um dos pilares mais importantes para o seu negócio e, para executar uma boa estratégia, você precisa investir tempo e esforços nos canais digitais.

Se você é novo neste assunto, não se preocupe, pois preparamos este post apresentando os principais canais que o seu negócio deve estar presente digitalmente e que trarão ótimos frutos para a sua empresa.

Nossa primeira dica é a mais importante: não existe receita de bolo no Marketing Digital. Ou seja, o que funciona para um negócio, pode não funcionar para outro.

Por isso, é necessário primeiro você conhecer o seu público para então decidir alguns dos canais que de fato funcionarão para o seu negócio. Veja como estar presente da forma correta em alguns destes canais.

Site com blog

Esse canal é fundamental e indicamos que todos os negócios tenham, independentemente da área em que atuam. Existe um ditado que fala que se você não está no Google, você não existe.

Vamos explicar de uma maneira bastante prática. Quando uma pessoa está buscando um produto que você vende, qual é o primeiro local que vai buscar mais informações, seja sobre o produto ou locais de venda? Na internet. É isso mesmo! Você precisa estar lá para ser visto, lembrado e comprado!

Seu site deve ter informações básicas e relevantes sobre a sua marca, incluindo produtos e serviços que você oferece. É lá que você também conta a história da sua empresa, coloca seu:

– Endereço;

– Horário de funcionamento;

– Dados para contato, como e-mail, telefone, WhatsApp, por exemplo.

Já no seu blog, você vai colocar em prática uma das estratégias de Marketing que mais vem dando resultado dentro do Marketing Digital: o Marketing de Conteúdo.

Uma ótima forma de começar essa estratégia é listar as principais dúvidas que seus clientes trazem para você e seus vendedores diariamente. Então, o seu negócio deve começar a produção de conteúdo com o objetivo de responder a essas dúvidas.

Essa estratégia ajuda o cliente a solucionar problemas e a sua marca cria autoridade na cabeça deste leitor. Quando realmente precisar comprar um produto que você vende, é a sua marca que será lembrada por ele.

WhatsApp

Esse é um canal digital que pode gerar muito relacionamento e muitas vendas. Brasileiros têm o WhatsApp incorporado no dia a dia.

Você deve ter o cuidado de manter um perfil profissional, inclusive abrindo uma conta no WhatsApp Business, onde quem ficará responsável por atender a essas demandas conseguirá organizar as conversas e os atendimentos, de maneira muito mais profissional.

Aqui a dica é você sempre deixar claro o horário de atendimento no seu perfil do WhatsApp para que o cliente esteja ciente de que você responderá apenas em horário comercial.

Outra dica que vale ouro é usar das ferramentas de resposta automática, principalmente quando tiver fora do seu horário de atendimento. Dessa forma, o seu cliente não se sente ignorado até você estar online novamente.

O WhatsApp é uma ótima ferramenta para você oferecer um atendimento mais imediato, pessoal, resolver dúvidas e divulgar possíveis promoções. Entretanto, não deve ser exclusivo para promoções.

Clientes não gostam de receber toda semana mensagens promocionais. É importante você conhecer o seu público e criar uma estratégia de WhatsApp que seja de fato efetiva.

Facebook

Muitos dizem que ele já morreu, mas estão muito enganados. O Facebook continua sendo uma ótima ferramenta digital para alcançar novos clientes. O que há de mais valioso hoje são os grupos privados voltado à diferentes nichos. Você pode aproveitar esses grupos para interagir com possíveis clientes e gerar mais leads para o seu time de vendas.

Além disso, você pode utilizar o Facebook como uma plataforma para divulgar seus textos no blog do seu site, informando a quem curte a sua página que há novo conteúdo disponibilizado por lá.

Vale lembrar que a página profissional de uma empresa não é a mesma coisa que um perfil pessoal. Enquanto a página recebe “likes”, o perfil pessoal recebe convite de amizades.

Além disso, há muitas outras diferenças. Fique ligado para criar a página correta, caso a sua empresa ainda não esteja presente neste canal.

Instagram

Essa é uma ferramenta bastante visual. Ou seja, você pode criar conteúdo relevante por texto, mas deve primeiro chamar a atenção do usuário por meio de uma fotografia. O importante é ter criatividade para se destacar e fazer com que o usuário pare para ler a sua publicação no meio de tantas outras na timeline.

A foto de produto aqui é permitida, mas lembre-se sempre de ter esse toque final para que você cative a atenção do seu seguidor. Outra dica bastante importante é você manter a identidade visual da sua marca em todas as postagens em qualquer rede.

Caso você ainda não tenha um manual de identidade visual, talvez procurar a ajuda de um profissional da área seja uma ótima alternativa para você iniciar a sua presença digital da forma correta.

Telegram

Ela de fato não é muito conhecida, porém oferece exclusividade para os clientes. Imagine que na sua lista de telegrama você irá disponibilizar conteúdo exclusivo. Seja grandes novidades, grandes promoções e vantagens que só quem tiver neste grupo terá.

O Telegram vem ganhando força e ele funciona como se fosse um painel digital, onde quem está no grupo não pode interagir, apenas receber as informações que você divulgar por lá.

Nesta plataforma digital, você ainda terá relatórios de quantas pessoas estão no grupo e quantas pessoas estão de fato abrindo suas mensagens. Além disso, você pode lançar enquetes, enviar áudios, fotos etc. É uma fonte riquíssima para coletar feedbacks e também interagir com clientes.

Você quer aprofundar ainda mais seus conhecimentos sobre canais digitais? Nosso blog aborda cada um deles com mais profundidade para você conhecer melhor os detalhes sobre como usar cada uma dessas ferramentas.

Continue acessando nossos conteúdos e adquirindo mais conhecimento para fazer seu negócio decolar no mundo digital.

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