5 carros mais procurados no Brasil para reformar

6 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Em um período marcado por diversos avanços em todas as áreas, principalmente no âmbito automotivo com a chegada de carros elétricos e outras inovações tecnológicas, acabamos não dando tanta atenção às belezas do passado e tudo o que representam. Com isso, muitas relíquias que marcaram época acabam ficando esquecidas e preteridas.

Porém alguns amantes de veículos fazem o possível para não deixar a tradição morrer e saem pelos quatro cantos do país em busca daquele carro que marcou época, seja por admiração pelo modelo e tudo o que representa ou por algum laço afetivo criado em alguma etapa do desenvolvimento. Dependendo do estado de conservação e valor histórico, muitos até podem ser considerados peças raras de coleção.

Confira a seguir estes 5 modelos mais buscados pelos restauradores e colecionadores em nosso país:

Chevrolet Opala

Não poderíamos começar a falar de clássicos automotivos sem mencionar este poderoso ícone nacional. O Chevrolet Opala é o grande queridinho dos colecionadores de veículos por seu estilo imponente e luxo, considerado “compacto” em uma época que carros maiores como o Galaxie e o Landau.

Fabricado entre 1968 e 1992, o primeiro modelo deste incrível automóvel contava com duas versões: uma com motor 3.8 seis cilindros e 125 cavalos de potência; a outra com motor 2.5 quatro cilindros e 80 cavalos.

Porém, a versão mais famosa e colecionada em solo nacional é a lançada em 1970. O Opala SS conta com um motor 4.1 seis cilindros e 171 cavalos. Seu clássico visual de muscle car e o ronco de seu motor chamam a atenção de qualquer pessoa na rua.

A restauração de um Opala demora em média 3 meses, apesar desta contagem ser um tanto quanto subjetiva. Outros modelos notáveis deste carro são a Caravan e o Diplomata.

Volkswagen Fusca

O querido besouro é possivelmente um dos carros mais notáveis da história mundial. Compacto, útil e popular, o Fusca é talvez a relíquia mais acessível aos restauradores de veículos. É possível encontrá-los com preços a partir de aproximadamente 3.500 reais, porém dificilmente estarão em bom estado quando o valor estiver baixo.

A história do Fusca nasceu na Alemanha nazista, sendo seu design encomendado por Adolf Hitler a Ferdinand Porsche (sim, um dos fundadores da luxuosa Porsche) para ser um carro do povo. Além disso, em alemão “Volks” significa “povo” e “wagen” significa “carro”, o que deu início a uma grande história de sucesso entre as montadoras, a Volkswagen.

Apesar de seu início estar ligado a um dos piores movimentos já ocorridos, o histórico veículo junto com a Kombi sempre esteve ligado à paz e aos bons hábitos. O famoso carrinho conta com seu clássico motor boxer de 4 cilindros, que nasceu com 1100cc e nos últimos modelos chegava até 1600cc.

Renault Gordini

Em 1962 nasceu uma das grandes estrelas das garagens de colecionadores e restauradores de veículos. Lançado em parceria com a Willys Overland do Brasil, o compacto Gordini foi objeto de desejo de muita gente que sonhava com a estabilidade e benefícios deste automóvel.

Com 40 cavalos de potência, quatro marchas de troca agradável e um design extremamente despojado para a época, foi criado para ser mais esportivo que seus concorrentes. Seu peso e motorização colaboram para que chegue a até 130 quilômetros por hora.

No Brasil ainda existe uma quantidade significativa de Gordinis rodando, porém estão ficando cada vez mais raros e valiosos, principalmente aos olhares daqueles amantes da história automotiva.

Volkswagen Kombi

Em nosso país existem clubes e clubes de colecionadores desta que marcou (e continua marcando) presença histórica no Brasil. A Kombi é considerada uma guerreira dos utilitários, pois pode ser utilizada tanto para transporte de pessoas como também objetos.

Os restauradores e colecionadores de veículos sabem o quanto é valiosa uma Kombi, especialmente se suas condições estiverem boas. O principal modelo buscado por essas pessoas é a “corujinha”, um ícone cultural produzido entre os anos 1960 e 1970. A importância nesse período se dá pela facilidade de transportar diversas pessoas e também pelo seu visual agradável e colorido. É considerado o carro símbolo do movimento hippie.

A Kombi foi produzida de 1957 a 2013, uma das maiores longevidades da história de um veículo. Seu nome vem de kombinationfahrzeug, que em tradução livre pode ser descrito como “carro combinado”, justamente por sua versatilidade.

Ford Galaxie

Não poderíamos terminar essa lista de outra maneira: com um dos maiores e mais elegantes veículos que já passaram por terras nacionais. Com sua popular alcunha de “banheirão”, o Ford Galaxie marcou uma geração inteira de carros de luxo com design americano.

Nascido nos anos 1960 com “apenas” 5,3 m de comprimento por 2 mde largura, foi o primeiro automóvel de passeio da Ford a ser fabricado inteiramente no Brasil. Apostando num design robusto com diversos detalhes cromados, foi sonho de consumo de muitas pessoas e era considerado “carro de presidente”, que apenas os com maior poderio financeiro adquiriam.

O Ford Galaxie surgiu com um motor V8 4.5 litros de 164 cavalos, que apesar de potente não possuía o desempenho utópico, pois a carroceria do carro era muito pesada. Além disso, o carro até os dias de hoje é conhecido como “beberrão”: faz em média 4 quilômetros por litro na cidade.

O “galachão” (como é carinhosamente conhecido em algumas regiões) foi produzido até meados de 1983, quando foi substituído por outro icônico veículo, o Del Rey. Em uma época em que o petróleo estava em crise, grandes sedãs como o Galaxie perderam força no mercado por sua fama de consumidores excessivos de combustível.

As versões mais famosas e procuradas deste clássico são o Galaxie 500, o LTD e o Landau, este último até marcando época e servindo até de papa-móvel na visita de João Paulo II ao Brasil.

Se você é apaixonado por carros e ama restaurar e colecionar grandes máquinas, já deve estar se imaginando dirigindo um desses grandes marcos na história automotiva de nosso país. Para fazer grandes restaurações são necessárias as melhores peças do mercado. Acesse nosso site e confira nossos produtos!

Posts relacionados

Deixe um comentário