3 dicas infalíveis para compra de carros seminovos no Mercado Livre

6 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Se você costuma fazer compras online, com certeza conhece o Mercado Livre. Até quem não compra com muita frequência já ouviu falar, e muito, sobre essa plataforma. O Mercado Livre é um excelente canal para comprar e vender produtos, inclusive carros usados.

Apesar de todos os critérios e filtros usados pela plataforma para evitar fraudes, é sempre bom estar atento aos mínimos detalhes para não se arrepender depois. Continue lendo para conhecer algumas dicas!

Comprar um carro usado pela internet pode causar insegurança em algumas pessoas, mas é possível ter sucesso nessa empreitada. Um dos motivos mais vantajosos é o tempo que você tem para analisar as opções, para pesquisar sobre itens e informações que possam ser novas e até para tirar todas as suas dúvidas buscando dialogar com entendedores e profissionais antes de finalizar a compra.

Perfil do vendedor



Se você for comprar um carro em alguma concessionária, provavelmente buscará boas referências, não é? Comprar online garante o acesso ao background de quem vende o veículo através do perfil do vendedor.

Usando o Mercado Livre para compras, você tem uma série de funcionalidades da plataforma que auxiliam na hora de decidir com qual vendedor comprar. É no perfil do vendedor que você terá acesso às qualificações atribuídas pelos seus compradores e a quantidade de vendas nos últimos meses.

Tire o tempo necessário para analisar e fazer comparações. Observe também o termômetro onde a cor verde é a melhor qualificação. O vendedor ainda recebe uma medalha da plataforma que dirá se ele é um dos melhores ou um dos piores vendedores do site.

Além disso, todos os anúncios feitos através do Mercado Livre possuem uma lista com dicas de segurança para o comprador. Leia atentamente essas dicas inclusive o link para “mais dicas”, que informa sobre comportamentos comuns em vendedores que agem de má-fé. Dessa forma você não corre o risco de perder o seu tempo ou de ter algum prejuízo maior.

Garantias



Usufrua de todas as possibilidades de garantias na negociação oferecidas pelo Mercado Livre. Mande quantas perguntas forem necessárias para o vendedor para tirar todas as suas dúvidas e entre em contato por telefone também.

Se você encontrou o carro ideal, você pode reservá-lo através da própria plataforma. Você paga R$ 200,00 para o Mercado Livre, antes ou depois de verificar o carro pessoalmente, quando esse valor for pago o vendedor irá reservar o veículo para você.

Caso você concretize a compra, o valor será descontado do preço total do carro e caso você se arrependa de ter reservado, basta cancelar com o Mercado Livre que devolverá 100% do valor. Muito prático e garantido pela política de segurança da plataforma.

Verifique pessoalmente


Pode parecer óbvio encontrar pessoalmente com o vendedor para verificar o estado do veículo, mas muitas pessoas acabam comprando por impulso por conta dos preços oferecidos pelos anunciantes no Mercado Livre. E mesmo que não aja por impulso, é sempre bom lembrar o que deve ser analisado no veículo:

Mecânica

Você mesmo pode ligar o carro e observar se o motor está com ruídos estranhos que podem representar um descuido em relação ao período de troca de óleo, diminuindo a vida útil do motor.

Mas o ideal é ir até o local com um mecânico de confiança para fazer a avaliação completa ou levar o veículo até ele. Não se sinta pressionado pelo vendedor, afinal o bem passará a ser seu.

Justamente por ser o seu futuro carro, solicite o histórico de manutenção para continuar conservando o veículo.

Lembre-se de realizar a manutenção preventiva depois de efetivar a compra, ok?

Estado geral

Perceba se existem arranhões na pintura ou batidas na lataria do automóvel. A pintura também deve estar em bom estado, com brilho e sem diferenças na tonalidade. Verifique os vidros, chassi e alinhamento de portas também.

Outra parte importante são aspectos relacionados à segurança como a validade do extintor, triângulo e as condições dos pneus incluindo o estepe. Fique atento ao avaliar os pneus que devem estar com sulcos profundos facilitando a aderência em curvas, um pneu careca é um grande risco para a sua segurança.

Verifique a quilometragem, pois dependendo da contagem, o carro precisará de manutenção com mais frequência ou não. Geralmente, nos anúncios do Mercado Livre, essa informação consta na descrição do veículo, porém é sempre bom checar.

Não podemos nos esquecer de mencionar o test drive. Realizando um test drive você poderá perceber como anda o funcionamento dos elementos do carro, como a suspensão, ao passar em algum buraco, o câmbio e os pedais.

O Mercado Livre disponibiliza formas de você obter garantias e ficar tranquilo durante a negociação do veículo. A plataforma disponibiliza telefones para contato e perguntas online para o vendedor.

Os preços são muito interessantes e os vendedores tendem a facilitar a aquisição vendendo por um valor abaixo da tabela FIPE, por exemplo, ou negociando trocas.

Lembre-se de verificar a documentação do seu futuro veículo. Pelo número do RENAVAM você pode fazer consultas no DETRAN para checar alguma irregularidade, como multas pendentes que o vendedor possa estar escondendo. Solicite o histórico do carro, assim você evita problemas com dupla transferência de veículos.

Seguindo todas as dicas de segurança você estará adquirindo um bem com muitos benefícios, afinal o carro usado tem vantagens que sempre atraem muitos compradores, como:

• Seguro com valor mais baixo;

• Documentação mais barata;

• O valor permanece estável por mais tempo após a compra;

• IPVA e outras taxas mais em conta.

Comprando um carro usado que esteja em condições favoráveis de uso e preservação, você gastará muito pouco com manutenção ao longo dos próximos anos. Pelo custo ser bem mais baixo você pode comprar um carro de uma marca melhor, mais equipado (com ar-condicionado, travas elétricas e computador de bordo, por exemplo) ao invés de um carro novo básico e de marca mediana.

Depois de adquirir o seu carro, cuide com atenção não só da parte externa, mas também da interna. Mantenha as peças do seu veículo sempre em ótimas condições procurando os melhores especialistas!

Posts relacionados

Deixe um comentário