5 DICAS PARA SE DESTACAR NO SEGMENTO DE REPARAÇÃO AUTOMOTIVA

5 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Estamos vivendo um momento impar nos mercados brasileiro e mundial por conta dessa revolução tecnológica, da Pandemia e dos novos hábitos de compras dos consumidores. Todos os empreendedores estão sendo obrigado a repensar as formas de atuar no seu negócio, e é com base nessa mudança toda que quero dar algumas sacadas para você juntamente com sua equipe se diferenciarem no mercado de reparação automotiva.

Nesse artigo quero lhe dar 5 ideias que poderão revolucionar seu negócio, e o melhor com custos quase zero.

GENTILEZA GERA GENTILEZA

Vivemos um momento tão alucinado que hoje em dia para você se diferenciar no mercado costumo dizer que basta você ser normal, mas o que seria ser normal?

Trate os clientes internos e principalmente os clientes externos com gentileza e educação, por exemplo, ao recepcionar um cliente: Bom dia! Boa tarde! Boa noite! Por incrível que pareça tem muitos lugares que fazem a recepção da seguinte maneira: Ó! Fala! O que era pra ti! Vai querer alguma coisa!?

Gentileza gera gentileza… Convidar o cliente para sentar, oferecer uma água ou café, usar de terminologias como por favor, por gentileza, seja bem vindo(a), tenha um bom dia, muito obrigado… são procedimentos que deixará sua empresa diferenciada da concorrência.

SALA DE ATENDIMENTO

Porque não criar um ambiente reservado para atender os clientes que vão até sua oficina ou retificadora de motores, as pessoas querem se sentir importantes, principalmente quando vão comprar algo, ambientes mais reservados e atendimentos mais exclusivos, geram no cliente um sentimento de importância que na maioria das vezes faz os clientes comprarem valor e não preço, mesmo se os seus valores ficarem mais altos que na concorrência, ainda assim eles fecharão com você.

RETORNOS PARA OS CLIENTES

Você já deve ter se deparado com vendedores que anotam seu nome e telefone e dizem que vão ligar quando chegar o produto, e nunca mais ligam. Penso que se você se comprometeu de dar um retorno para seu cliente, mesmo sendo negativo é importante que você o faça, pois dessa forma o cliente não ficará na expectativa do retorno e ainda se sentirá valorizado pois o que você prometeu que daria o retorno foi cumprido.

Talvez naquele momento aquela transação não feche, porém o cliente vai se sentir tão valorizado que em uma próxima necessidade de compra, o primeiro local a procurar vai ser na empresa, pois você lhe deu atenção que merecia.

PÓS-VENDA

A venda só acaba quando o cliente retorna para sua empresa e faz outra compra, e é com esse pensamento e consciência que o pós-venda se encaixa perfeitamente, pois uma simples ligação para saber como o cliente está com relação ao seu grau de satisfação referente a compra do produto ou serviço, já deixará a sua empresa em outro nível perante seus concorrentes. Sem contar que clientes satisfeitos indicam novos clientes… Crie o hábito de ao executar um serviço dias depois ligar para o cliente e ver se está tudo conforme o combinado, com certeza o impacto nesse cliente será grande que tornará a fazer serviços na sua empresa.

INDICAÇÕES

Ao fazer as ligações de pós-venda, e estando tudo ok, peça para o cliente indicar seus familiares e conhecidos, pois clientes satisfeitos indicam novos clientes, você ainda pode criar uma condição especial caso alguma indicação venha fazer serviços na sua oficina ou retífica.

Perceba que citei 5 estratégias onde os custos para realização são somente te tempo, os consumidores exigem isso.

Em minhas palestras e treinamentos, costumo dizer o seguinte: Nem tudo é culpa da crise, muitas vezes a culpa é do próprio empresário ou profissional, as mudanças são necessários e fazem parte do processo evolutivo, cabe a nós assimilarmos, reaprendermos e colocarmos em práticas, assim acompanhamos o mercado e crescemos com ele.

Para fechar esse artigo, tenho uma pergunta para sua reflexão…

Que diferenciais ou atrativos sua empresa oferece para os clientes? (Sugestão: Reúna sua equipe e liste quais são os atrativos e diferenciais da sua empresa, exponha esses diferenciais na hora de atender os clientes, divulgue através das suas redes sociais…)

Sucesso, forte abraço e lembre-se TUDO É VENDAS

Autor:
Carlos Fortes é palestrante, escritor, empresário e especialista em desenvolvimento de equipes, ministra palestras e treinamentos de vendas, atendimento ao cliente e motivação. Há mais de 18 anos dedica-se a desenvolver profissionais, potencializando os resultados das empresas. Com diversos cursos de especialização, é formado pelo Instituto Dale Carnegie, especialização no PGQP – Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade. Foi apresentador do programa Momento Empresarial na TV Bandeirantes. Atualmente Fortes é colunista do portal da ASDAP Associação Sul-brasileira dos Distribuidores de Autopeças para motores. Ao longo desses 18 anos desenvolveu mais de 1000 clientes ocultos, o que o tornou uma referência na qualificação de profissionais que atuam nas vendas de peças, acessórios e serviços automotivos. Autor do livro Tudo é Vendas de Peças, Acessórios e Serviços Automotivos. É considerado um dos maiores palestrantes do Brasil, já capacitou centenas de profissionais…

Redes sociais do Carlos Fortes:
Facebook | Instagram | Youtube | Site

Posts relacionados

Deixe um comentário