Como utilizar a nova função Reels do Instagram no perfil da sua retífica

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Caso você tenha ouvido falar no Reels e acredita que algumas de suas funcionalidades são familiares, saiba que você não está enganado.

O surgimento desta nova plataforma dentro do Instagram é uma resposta direta à crescente popularidade do TikTok, aplicativo que gerou o maior número de downloads no primeiro trimestre de 2020, de acordo com uma pesquisa realizada pelo AdWeek.

Assim, levando isso em consideração, não é surpresa que a rede social concorrente esteja realizando esforços para replicar os recursos mais populares do app do momento, especialmente nas regiões em que ele acumulou uma posição forte, como no Brasil.

Mas, afinal, o que a chegada desta nova funcionalidade do Instagram pode ter de tão importante, a ponto de fazer a diferença no Marketing Digital da sua retífica? Confira agora, entenda os benefícios e comece já a utilizar o Reels!

O que é o Reels?

O Reels é uma nova forma de criar conteúdos em vídeo, a partir do Instagram, de uma maneira divertida e envolvente.

Assim como no TikTok, os usuários desta plataforma podem gravar e editar clipes de até quinze segundos, adicionar músicas e, logo em seguida, compartilhá-los no Stories, no Feed ou na guia Reels de seu perfil.

Dessa maneira, os indivíduos podem dar origem a uma série de produções originais, com o objetivo de inspirar, entreter e fazer com que seus seguidores se tornem verdadeiros espectadores de suas façanhas online.

Como gravar um Reels?

Ao decidir criar um Reels, você pode escolher entre filmar os clipes de vídeo diretamente pelo aplicativo ou fazer o upload de um arquivo que esteja no seu rolo da câmera.

Assim, quando estiver satisfeito com os clipes, você pode usar as ferramentas de desenho e texto ou escolher entre uma variedade de adesivos do Instagram para incrementar visualmente a produção e deixar tudo ainda mais divertido.

Em seguida, os usuários também podem selecionar músicas de uma enorme biblioteca ou usar seu próprio áudio, o que muitos aproveitam para fazer dublagens, duetos e até mesmo reproduzir alguma cena marcante para a cultura local.

Uma vez que o processo seja finalizado, basta compartilhá-lo no próprio perfil e permitir que os seus seguidores se divirtam com a criação de conteúdo da sua conta pessoal ou empresarial.

Quais benefícios o Reels pode trazer para o meu negócio?

Se você é proprietário de uma retífica e quer trazer o Reels para o seu negócio, saiba que isso é possível. Existe uma série de vantagens em implementar esta novidade, transformando a diversão online em uma verdadeira estratégia de Marketing Digital.

Confira os três principais benefícios:

1. É uma oportunidade de criar conteúdo autêntico para o seu público

Quando o Instagram Stories entrou em cena, em 2016, poucos poderiam ter previsto o quão bem-sucedido o formato divertido e informal seria.

Agora, pense consigo: se o Instagram Stories já é algo para se aproveitar, o Reels pode ser ainda maior. Isso porque ele é projetado para ser mais rápido e divertido, e está repleto de efeitos especiais que tornam a criação de conteúdo autêntico e cativante, de uma maneira muito fácil.

Por essa razão, essa ferramenta oferece uma grande oportunidade para as empresas mostrarem um lado mais humano e menos perfeito, o que pode ser ótimo para construir relacionamentos genuínos e fortalecer a sua comunidade de seguidores.

Ademais, essa também é uma chance para a sua retífica alcançar um público totalmente novo, uma vez que os seus Reels aparecerão na aba Explorar dos usuários e, assim, eles poderão conhecer melhor o seu serviço e te seguir imediatamente.

2. O Reels é uma forma de compartilhar informação

Você já ouviu falar que, quando um profissional compartilha informações, é muito provável que, inconscientemente, o consumidor o reconheça como um especialista no assunto e, de maneira automática, respalde e queira consumir seus serviços?

Esta estratégia ficou muito conhecida com a divulgação do Marketing de Conteúdo e você pode aproveitar tal metodologia dentro do Reels.

Isso porque esta ferramenta pode representar uma maneira divertida de compartilhar conteúdo educacional. Por exemplo, dando aos seus seguidores:

– Cinco dicas sobre retíficas de motores;

– Importância de realizar a análise de cada componente;

– Quais itens precisam ser substituídos com frequência;

– Dentre outros conteúdos informativos.

Você pode, inclusive, optar por fazer isso em diferentes plataformas, como blogs, sites, podcasts e muito mais. Contudo, sabe-se que a informação por vídeo é amplamente mais consumida do que em outros formatos. Logo, difundir essas dicas pelo Reels pode ser uma boa saída!

3. Uma vitrine para seus serviços e produtos

O Instagram Reels é uma grande oportunidade para vários empreendimentos que buscam aumentar o reconhecimento do público e expandir suas vendas.

Por isso, se você quer mostrar para os seus seguidores quais produtos possui na sua retifica ou a maneira como sua equipe utiliza de expertise e tecnologia para realizar os consertos, este é o melhor lugar para tal demonstração.

Com vídeos rápidos, divertidos e objetivos, você pode compartilhar um pouco da rotina do seu estabelecimento com o público, respaldá-los da integridade dos seus colaboradores, o que é algo indispensável neste segmento, mostrar que é um especialista no assunto e ainda entreter. Quer coisa melhor?

O que esperar do Reels para o futuro?

O recurso de vídeo mais recente do Instagram já está disponível nos Estados Unidos e em mais outros cinquenta países. Por este motivo, já se respalda como uma ferramenta que veio para ficar e, acima de tudo, que tem se destacado na plataforma.

Ainda assim, o que o Reels significa para marcas e empresas, como a sua retifica? A realidade é que, quando o Instagram lançou o Stories, em 2016, havia 150 milhões de usuários no aplicativo.

Agora, apenas quatro anos depois, mais de 500 milhões de indivíduos utilizam estas ferramentas todos os dias, o que torna o ambiente uma verdadeira vitrine para quem quer se expor e, mais do que isso, para quem tem expectativas de que o app continuará crescendo.

Por essa razão, é uma boa ideia investir no Instagram Reels, especialmente agora, enquanto a concorrência ainda está baixa e o aplicativo está dando destaque para os primeiros usuários.

Tenha em mente que inúmeras marcas e influenciadores já estão aderindo a esta estratégia como forma de promoção de seus produtos e você, certamente, não vai querer ficar para trás, não é mesmo?

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