Saiba o que é a guia de válvulas

3 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Não há sombra de dúvidas de que o carro é uma paixão para muitos brasileiros. Sendo assim, todo apaixonado por veículos merece sempre saber o máximo possível sobre o assunto. É por isso que o tema de hoje é a guia de válvulas.

Na prática, a guia de válvulas é fundamental para o funcionamento das válvulas que se conectam ao motor, como o nome bem sugere. Ela fica dentro do cabeçote para a ação das subidas e decidas da válvula em questão.

Para entender bem o funcionamento, mentalize o motor do seu carro. Mentalizou? Agora visualize a tampa que há sobre ele, aquela com entradas cilíndricas. Nesses cilindros que entram as velas e válvulas, que levam à câmara de combustão.

Essa tal tampa que é o cabeçote, onde ficam as tais guias que conduzem os movimentos das válvulas.

Funcionalidade

Embora seja pouco vista, a guia de válvulas é fundamental para o bom funcionamento do veículo. Geralmente, ela é encontrada produzida em ferro ou bronze. Internamente, precisa superar o diâmetro da válvula, o que garante a movimentação.

Sendo assim, eis as suas principais funções:

• Garantir que a válvula e o assento estejam sempre alinhados, para que o local seja resguardado durante as combustões do motor;

• Aguentar todas as forças exercidas pela movimentação das válvulas;

• Suportar as fricções que geram a movimentação das válvulas;

• Aliviar o calor acumulado nas válvulas em relação aos processos da câmara de combustão.

A partir do momento que uma guia fica com problemas, seja empenada ou mal encaixada, há um mal funcionamento das válvulas. Consequentemente, acarreta um superaquecimento e alguns danos irreversíveis ao motor.

A situação costuma vir acompanhada de barulhos estranhos na região. Por isso, ao notá-los, já sabe: procure imediatamente o serviço de uma oficina mecânica especializada.

Manutenção

A troca da guia de válvulas só é necessária quando for apontada pelo profissional. Primeiro, é preciso que a área seja devidamente analisada para constatação da necessidade de uma troca.

Todavia, quando ela sofre desgastes ou apresenta quaisquer problemas, deve ser imediatamente trocada. Acontece que é uma questão de tempo para arruinar o motor. Já pensou o prejuízo causado pela perda do motor?

Normalmente, os problemas surgem devido ao desgaste dos movimentos contínuos que a peça controla. Afinal, a guia fica por muito tempo suportando as forças exercidas pelo trabalho das válvulas.

Outra questão elementar: a guia de válvulas deve seguir exatamente o diâmetro proposto para a válvula em questão. Logo, dependendo da situação, pode ser que as válvulas também devam ser substituídas por questão de compatibilidade.

Problema resolvido

Fez a troca da guia de válvulas? Obviamente, as válvulas vão trabalhar de modo melhor, inclusive dando um desempenho muito superior ao seu motor. Depois dessa manutenção, a diferença de barulho fica muito perceptível.

Quem não adora aquele som de motor que trabalha com eficácia? Superados os problemas, pode ter certeza de que se livrou do risco de um prejuízo muito maior.

Precisa de peças para o seu automóvel? Que tal obter as melhores peças das melhores marcas de motores nacionais e importados? Confira já o nosso catálogo!

Posts relacionados

Deixe um comentário