Conheça nossa loja

Blog

Como identificar peças falsificadas

A famosa frase que diz “o barato sai caro” pode, em muitos casos, estar certa. O seu carro merece sempre o melhor! Por isso, é bom pesquisar quando o assunto é a manutenção e a troca de peças. Algumas pessoas costumam comprar peças falsificadas para não precisarem gastar muito. Porém, isso poderá custar mais caro depois, além de prejudicar o veículo. As peças falsificadas podem parecer muito semelhantes às originais, no entanto, elas não oferecem a mesma durabilidade nem segurança. Para não cair em nenhuma armadilha, você poderá observar alguns pontos importantes que identificar se as peças que está comprando são falsas.

O primeiro deles é o valor da peça

Se ela está muito abaixo do valor médio de mercado, desconfie da credibilidade e procedência do produto. Isso porque os itens originais de fábrica já estão com os preços tabelados, podendo variar o preço em até 20% de acordo com cada revenda. Caso a peça que você encontrou esteja com uma variação maior, preste atenção, pois pode não ser um produto original.

Outro ponto importante para saber se não são peças falsificadas é verificar sua certificação

Quando o produto é original, ele vem acompanhado de sua respectiva certificação. Seja do Instituto de Qualidade Automotiva (IQA) ou do Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi). Esta informação estará contida na embalagem da peça e demonstram se o produto é ou não de qualidade certificada. O terceiro ponto importante é exigir a nota fiscal da peça que está sendo comprada. Através da nota, ainda, é possível fazer as reclamações cabíveis.

Procurar o número de série da peça é outra dica valiosa

Cada produto possui o seu, exclusivo e único, impresso ainda na linha de montagem da fábrica. É possível identificar se o produto que você está comprando é legítimo justamente porque as peças falsificadas não possuem esta sequência numérica. Ainda, você pode entrar em contato com o próprio fabricante para pedir informações acerca do item que pretende adquirir. A embalagem também fornece dicas valiosas quanto a originalidade do item.

Procure notar se ela não está violada e se as informações nela transcritas condizem com as peças semelhantes

A maioria dos produtos destinados aos veículos está vindo com QR Code, que serve para que o comprador possa verificar online, por meio de seu smartphone com acesso à internet, as informações referentes à peça. Caso o item que você pretende comprar não tenha este dispositivo, o melhor a fazer é deixar esta compra de lado e procurar por outro produto, o qual você tenha certeza de sua legitimidade.

Além de todas essas dicas, também é muito importante que você tenha um profissional de confiança para cuidar de seu automóvel, que poderá lhe dar referências de boas lojas para adquirir as peças. Pesquisar com os seus amigos também é uma boa opção, pois certamente eles conhecem lojas e cuidam de seus próprios veículos. E, ainda, você pode fazer uma busca na internet, procurando pelos melhores estabelecimentos que vendem produtos para automóveis.

No posts found

Categorias

Dúvidas?

Fale Conosco