Como ganhar mais dinheiro em sua retífica com o Instagram

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Se você está se perguntando se o Instagram virou um canal de venda, já vamos lhe dar a resposta: sim! Entretanto, você precisa saber usá-lo da maneira correta. Por isso, desenvolvemos esse post completo para te apresentar a ferramenta e falar sobre as estratégias que você pode usar para o seu negócio começar a fazer dinheiro com o Instagram! Está preparado? Então, vem com a gente!

Comece por um perfil comercial e uma bio matadora

Quando você for configurar a sua conta no Instagram, é importante garantir que você está criando um perfil comercial. Com ele, você terá acesso aos números de alcance, taxa de engajamento e outras funcionalidades na sua conta que a opção pessoal não oferece.

Depois, configure a sua foto, que pode ser a foto do seu logo, lembre-se que ela deve ter uma dimensão correta para não ficar cortada. A dimensão é de 110 x 110 pixel para a sua foto de perfil.

Agora é uma das partes mais importantes, desenvolver uma bio matadora. A biografia é como se fosse a boas-vindas dos visitantes do perfil. Ou seja, ela deve estar direta, clara e com informações relevantes. E essa parte do seu perfil que os usuários leem para saber o que você faz, como contatar a sua empresa e se o perfil é ou não do interesse deles. Para uma bio matadora, busque informar o seguinte:

• Nome da empresa;

• Ramo de atuação e descrição do negócio;

• Endereço ou cidade em que você atua;

• Site oficial;

• Hashtags;

• Telefone de contato ou WhatsApp;

• E-mail;

• Chamada para a ação – CTA.

Lembre-se que é na bio o único lugar que você pode disponibilizar um link clicável dentro do Instagram. Outra possibilidade, principalmente se você tem muitos links para compartilhar é criar um Link List. Confira o poder dessa ferramenta aqui. Ela é muito fácil e intuitiva de usar.

Faça vendas exclusivas pelo Instagram

O seu cliente deve ver uma vantagem para te seguir no Instagram e estar disposto a “te dar mais dinheiro”. Uma das estratégias que você pode usar é oferecer descontos exclusivos para quem segue o seu negócio no Instagram.

Como fazer isso: o Instagram possui uma ferramenta chamada Stories. Tudo o que você posta nela, fica disponível por 24 horas e depois é deletado da rede. Ela é uma ótima alternativa para você, por exemplo, oferecer descontos exclusivos nas próximas 24 horas somente para aqueles clientes que responderem esse story demonstrando interesse em comprar.

Mas, tem que ser descontos de verdade e que façam o cliente ver que é realmente vantajoso está sempre de olho no seu perfil.

Ofereça um meio de comunicação para orçamentos

Você deve dar ao seu cliente possibilidades de solicitar orçamentos. Você já tentou abrir um link específico para solicitação de orçamento? Imagine que o seu cliente pode, através do seu Instagram, fazer uma cotação. Esse link para orçamento pode estar no link da sua bio, por exemplo.

A solicitação de orçamento pode ser um formulário no Google Forms com as principais perguntas que o cliente deve responder para que o seu time de vendas possa confeccionar um orçamento, seja ele de produto ou serviço.

Para que essa estratégia de fato funcione, você precisa disciplinar a equipe para de fato dar retorno e utilizar essa ferramenta de comunicação com o cliente.

Ofereça conteúdo relevante, conquiste clientes

Você já ouvir falar em marketing de conteúdo? Ele é uma das estratégias de marketing que mais vem trazendo retorno no mundo dos negócios. Ela basicamente utiliza o poder do conteúdo para ajudar os possíveis clientes a resolverem dúvidas ou problemas que eles têm e sua empresa pode ajudar.

Para iniciar essa estratégia, você pode começar listando quais são as principais perguntas que seu cliente faz para o seu time de vendas, de suporte e de atendimento.

Depois, você deve transformar essas dúvidas em conteúdos que respondam de forma clara, acessiva e direta a essas “dores” dos clientes.

No Instagram, você pode usar, tanto o texto e uma foto para responder, quanto vídeo e um texto. A plataforma oferece diversas possibilidades para você entregar conteúdo.

Toda essa estratégia, a médio e longo prazo, cria o fortalecimento da sua marca e autoridade no ramo de atuação da sua empresa. O que significa na prática: que toda vez que o usuário tiver alguma dúvida relacionada ao assunto e buscar no Google uma resposta, ele encontrará no seu Instagram (ou blog do seu site, por exemplo).

Assim, quando o usuário precisar comprar um produto que você vende, ele irá lembrar da sua marca e confiará, pois você sempre o ajudou e entregou conteúdo de qualidade para ele.

Humanize a sua marca

Mostre ao seu seguidor os bastidores da sua empresa. Mostre onde você fica – localização – quem é a sua recepcionista que irá lhe atender na chegada, apresente quem são as pessoas que trabalham para você.

Além disso, mostre os bastidores. Isso significa mostrar como seus serviços são feitos, mostre detalhes de como é o seu processo interno.

Mostre o seu trabalho

Você pode fazer fotos de antes e depois de algum serviço que você presta? Então, faça e poste. Isso é uma prova de que você faz um bom trabalho e entende do seu ramo de atuação.

Se você vende produtos, fale sobre eles, não de forma tão técnica, mas algumas curiosidades, formas de usar e dicas de como extrair o melhor do produto.

Use a criatividade para conquistar a atenção do cliente. Lembre-se sempre de se colocar no lugar do cliente e ver quais são os conteúdos que ele gostaria de ver quando entrar no seu Instagram.

Compartilhe depoimentos

Se for em vídeo, melhor ainda! Compartilhe vídeos dos seus clientes indicando a sua empresa, produto ou serviço. Peça para eles darem depoimentos de como a sua empresa é séria e presta um ótimo atendimento. Essa prova social tem grande importância na hora de um cliente decidir pela sua marca ou pelo seu concorrente.

Lembre-se que quem se vende melhor sempre sai na frente. Porém, não minta. Pois o cliente mais cedo ou mais tarde descobre e acaba manchando a sua marca. Seja sempre honesto, apenas aprenda alguns gatilhos mentais sobre como se vender melhor perante os seus seguidores no Instagram.

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