Fazer a manutenção correta para o tipo de motor evita problemas futuros (Imagens meramente ilustrativas) (Bubbers13/Getty Images) Fazer a manutenção correta para o tipo de motor evita problemas futuros (Imagens meramente ilustrativas) (Bubbers13/Getty Images)

Peças para motor de carro. Tendências de vendas online para os próximos anos

12 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Hoje em dia, quem necessita substituir uma peça do seu carro não tem mais dor de cabeça, pois consegue fazer tudo on-line.

Nada de ficar correndo atrás de lojas e ferros-velhos para conseguir encontrar aquela bendita peça para o motor.

Em sites especializados, o consumidor consegue comprar uma peça como se estivesse no balcão da loja. Porém, uma coisa é certa: nada muda a necessidade de comprar numa loja com renome do mercado.

A maioria dos sites no universo digital oferece peças sem procedência, onde é impossível saber se se trata da original ou não.

Mesmo quando há interesse numa peça paralela, a marca faz a diferença! Existem marcas alternativas conhecidas e outras sem nenhuma recomendação.

Com a incerteza, há o risco de colocar uma peça usada, falsa ou defeituosa no carro!

Felizmente, o Grupo Contagem Motorpeças segue como referência de renome no mercado de peças há 21 anos!

Além das lojas físicas em Contagem-MG e Belo Horizonte-MG, onde o cliente pode retirar os pedidos pessoalmente, o grupo possui todo o seu catálogo de mais de 20 mil peças no site da empresa e no Mercado Livre.

Na Contagem Motorpeças, você encontra peças originais e paralelas de qualidade para o seu automóvel.

Mas você sabe quais são as peças mais procuradas na loja? Confira aqui! Com certeza, quem tem um carro já precisou ou vai precisar de alguma delas!

Junta do cabeçote

A junta do cabeçote é a peça que une o bloco do motor ao seu cabeçote. A sua função é unir as partes metálicas, mantendo-as no lugar e evitando que elas empenem ou se degradem.

A junta é feita de borracha, aço e grafite, a depender da peça.

Por este motivo, quando ela queima ou se rompe, pode ocasionar problemas graves no motor, já que há perda do poder de vedação e o bloco pode ser infiltrado por água, óleo ou outros componentes que não deveriam estar ali.

Com o superaquecimento da junta, o combustível pode sofrer com a entrada de água e óleo no interior da câmara de combustão. Em casos mais graves, o motor pode sofrer um calço hidráulico.

O calço hidráulico é um problema grave, no qual aquela entrada de outros componentes no processo de combustão chega a tal ponto que impede a compressão dos pistões, causando o travamento deles e o empeno ou quebra das bielas.

Para a substituição da junta, é necessário abrir o motor e realinhar compartimentos metálicos.

Caso seu carro tenha superaquecido, é essencial fazer a verificação da peça!

Para saber mais sobre a junta e comprar a melhor peça para seu carro ou utilitário, visite o artigo exclusivo sobre a peça aqui.

Tem interesse em comprar a junta do cabeçote para o seu carro? Procure a peça ideal no site da loja no Mercado Livre.

Cabeçote do motor

O cabeçote é um dos principais componentes do motor a combustão. É uma peça geralmente fabricada de alumínio cujo interior é repleto de dutos e galerias.

No início, o cabeçote era apenas uma “tampa” do motor. Ele não admitia válvulas, que ficavam no próprio bloco do motor.

Com a evolução da tecnologia automobilística, foi alcançando outras funções.

Os cabeçotes OHV (over head valve) possuem válvulas na parte superior. Já é considerado uma tecnologia defasada, porém, ainda é importante para donos de carros carros antigos que desejam manter a originalidade do veículo.

Já os cabeçotes OHC e SOHC possuem o comando de válvulas (peça que será explicada na sequência) junto ao cabeçote. Neste modelo, as válvulas são acionadas pelo comando diretamente no cabeçote, aumentando a sua eficiência.

Finalmente, os cabeçotes DOHC possuem duplo comando de válvulas, ganhando mais potência e economia de combustível.

O cabeçote possui uma função importante, pois é responsável por direcionar as funções do motor, já que nele ocorre a entrada e saída de combustível e ar dos cilindros.

Dentro dos cabeçotes, também se encontram dutos responsáveis pela circulação de água e óleo.

Os cabeçotes modernos possuem uma excelente durabilidade.

Antigamente, era comum que os carros que atingissem 100.000 quilômetros precisassem da retífica, que é um procedimento extremamente complexo de recuperação do motor.

Porém, nos dias de hoje, é possível que um motor alcance mais de 300.000 quilômetros rodados sem fazer a retífica, quando mantido corretamente pelo dono.

Certamente, existem casos nos quais é necessário substituir a peça ou algum dos seus componentes internos.

Neste caso, é possível acessar o link que aprofunda o assunto sobre o cabeçote. Veja mais sobre os cabeçotes aqui.

Para comprar peças do cabeçote, basta entrar no estoque disponível no Mercado Livre.

Pistão de motor

Os pistões são peças fundamentais no motor à combustão. São peças feitas de liga de alumínio que se localizam no interior dos cilindros.

O pistão está ligado diretamente à combustão! Você sabe como funciona o processo?

A combustão ocorre quando o ar e o combustível são misturados na câmara. O pistão faz um movimento de descida. Após o preenchimento completo, o pistão sobe. No ponto máximo, a vela de ignição produz uma faísca e, com ela, ocorre a explosão da mistura, empurrando o pistão para baixo com violência.

No movimento de descida, o pistão movimenta o eixo do virabrequim, gerando movimento no carro.

Neste processo da explosão gerada pela mistura do combustível com o oxigênio, o pistão é movimentado para baixo e aciona diversas outras partes móveis do motor. Portanto, para que o carro funcione corretamente, a boa condição dos pistões é obrigatória, já que o seu movimento de vai e vem é um dos principais responsáveis por, em conjunto com outras peças, movimentar o carro.

O funcionamento dos pistões depende de um afinamento preciso do mecânico, uma vez que um pistão funcionando em desconformidade com os padrões de fábrica pode gerar aumento do consumo de combustível.

Um pistão que não esteja bem regulado pode ocasionar a queima precoce do combustível no interior da câmara, fazendo com que ocorra perda de eficiência no conjunto, o que gera maior consumo e menor desempenho no carro.

Outro problema comum é o desgaste dos seus anéis e a consequente mistura de óleo com o combustível, gerando aquela fumaça preta comum em carros velhos e sem manutenção.

Nas situações mais graves de superaquecimento, os pistões podem se fundir, o que gera diversos outros problemas em “cascata” no motor, já que a fusão pode destruir outras peças próximas do sistema.

A Contagem Motorpeças possui um amplo estoque de opções de pistão. É possível encomendar diretamente pelo Mercado Livre.

Para saber mais sobre o pistão, acesse o site da Contagem Motorpeças.

Camisa do cilindro

A camisa do motor é a peça que veste as cavidades dos cilindros no bloco dos motores. Suas principais funções são proteger o bloco do motor e vedar o interior dos cilindros.

A proteção oferecida pela camisa do cilindro ao bloco acontece porque, caso não existisse esta peça, o movimento dos pistões desgastaria o bloco do motor.

A camisa não apenas contém os pistões em seu interior, mas também é responsável pelo correto movimento deles, já que guia o deslocamento do pistão no movimento de sobe e desce.

Outra característica importante das camisas é a dissipação térmica, visto que ela permite as trocas térmicas em todo o bloco do motor, devido ao seu contato direto com ele.

No caso, com a camisa, é possível substituí-la ao invés de reparar o bloco, garantindo que a manutenção seja mais barata. Caso as camisas não existissem, o desgaste causado pelos pistões seria transmitido diretamente ao bloco do motor, diminuindo a vida útil do mesmo.

Com a utilização da camisa, é possível substituir o componente mais simples ao invés de realizar a custosa manutenção do bloco.

Existem dois tipos de camisas: as secas e as úmidas.

As camisas secas são encaixadas diretamente no bloco e não estão em contato direto com o fluido de arrefecimento. Deste modo, o calor produzido pelo movimento dos pistões passa direto da camisa para o bloco do motor.

É importante que as camisas estejam em boas condições para não atrapalhar a transferência de calor entre e o cilindro e o bloco.

As camisas úmidas estão em contato direto com o líquido de arrefecimento do motor. Embora as camisas úmidas necessitem de ajuste fino, a sua substituição é, geralmente, mais simples do que as camisas secas, já que estas são colocadas no bloco por apertamento.

Está precisando substituir a camisa do motor? Para encontrar a peça original ou alternativa ideal, basta dar uma conferida no estoque disponível no Mercado Livre.

Para saber mais sobre a camisa, visite o artigo da Mercado Livre. Lá, você encontra diversas peças originais ou alternativas à sua disposição!

Quer saber mais sobre a bomba d’água? Visite o artigo no Mercado Livre. São diversas opções com envio para todo o Brasil e pagamento em até 12 vezes sem juros!

Anel de segmento do pistão

Seu carro está “fumando” muito? Pode ser um defeito nos anéis de segmento do pistão.

Os anéis são peças pequeninas que garantem a compressão, lubrificação e troca de calor com as paredes dos cilindros.

A utilização dos anéis garante que ocorra economia do consumo de óleo pelo motor, além de proporcionar resistência elevada ao desgaste gerado pelo movimento dos pistões.

O primeiro anel se localiza na parte superior do pistão e ajuda a conter a pressão da explosão no cilindro. Este anel tenta garantir que o contato entre a camisa e o pistão seja o maior possível, evitando folgas que possam diminuir a eficiência do sistema.

Como foi explicado na combustão, a mistura de ar e combustível (na forma gasosa) que se forma acima dos pistões deve ter o maior aproveitamento possível,

a fim de evitar que a mistura se perca e o consumo aumente. Os anéis de segmento, por meio da compressão, garantem que a mistura não seja perdida.

O segundo anel também é conhecido como anel raspador. Ele também auxilia na retenção da pressão do cilindro e da vedação do sistema. A diferença é que o segundo anel cria uma película de óleo que diminui o atrito entre o cilindro e a camisa do cilindro. O segundo anel evita o excesso de óleo entre o cilindro e os anéis.

Finalmente, o terceiro anel também cria uma camada de lubrificação, diminuindo o atrito de todo o sistema do cilindro. O terceiro anel elimina eventual excesso de óleo lançado pelo anel raspador no cárter.

Caso os anéis não estejam em perfeitas condições, a combustão do motor poderá ser afetada, bem como as emissões de poluentes.

Veja excelentes opções de anel de segmento na página da Contagem Motorpeças no Mercado Livre. Saiba mais sobre o assunto no Mercado Livre e encontre mais informação sobre as bronzinas no Mercado Livre. Mais informações sobre a peça estão disponíveis no Mercado Livre.

Retentor da válvula

Os retentores são pequenas peças de borracha localizadas nas hastes das válvulas e servem para impedir que o óleo e outros fluidos do motor entrem na câmara de combustão, auxiliando em sua vedação.

Inclusive, a poeira e impurezas externas são mantidas fora do motor por conta da correta utilização dos retentores.

Caso os retentores não estejam atuando corretamente, haverá queima de óleo junto com o combustível, causando a famosa “fumada” de motor.

A má instalação dos retentores causa problemas em efeito cascata nas demais peças. Em casos mais graves, poderá ocorrer a fundição de componentes internos.

Embora os retentores não sejam trocados como as bombas d’água ou velas, é necessário que sejam verificados com certa frequência.

Também são peças de custo baixo, portanto, não vale a pena negligenciá-las. Na Contagem Motorpeças, há diversas opções originais e alternativas de peças.

Caso esteja à procura de retentores originais ou alternativos, visite a página da Contagem Motorpeças no Mercado Livre. Para saber mais sobre eles, visite o www.contagemmotorpecas.com.br

Loja Mercado Livre: Contagem Motorpeças ML

Loja de Contagem:

Telefones: (31) 3328-8333 | 0800 900 8333

Endereço: Av. Benjamim Guimarães, 1.812 – Industrial, Contagem/MG

Loja de Belo Horizonte

(31) 3069-7000 | 0800 900 8333

Endereço: Av. Presidente Tancredo Neves, 3225 – Castelo, Belo Horizonte/MG

Posts relacionados

Deixe um comentário