Quarentena: cuidados ao se deixar o veículo muito tempo desligado

6 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Carro parado por muito tempo sempre foi sinal de incômodo para os donos de veículos. Se antes da pandemia do novo coronavírus essa já era uma questão, em tempos de quarentena a atenção com a manutenção e higienização dos mesmos deve ser redobrada. As orientações sobre isolamento social e controle na circulação de pessoas e automóveis por tempo indeterminado exigem uma nova rotina de cuidados.

Já se sabe que a contração da doença acontece pelo contato com pessoas ou superfícies contaminadas. Entre as principais medidas preventivas estão: a limpeza constante das mãos e dos objetos tocados com maior frequência ao longo do dia. No caso de automóveis, não é diferente. Segundo a OMS, a maior preocupação deve ser com a higienização interna e externa dos veículos. Nesse caso, os proprietários devem seguir à risca as medidas de lavagem das mãos após o processo.

Mas os cuidados não param por aí. São muitos os detalhes a serem lembrados para evitar a danificação de peças, problemas com o entupimento de bicos e dutos e as chances de contaminação pelo Covid-19. Por isso, separamos algumas dicas para manter a saúde de seu carro durante a quarentena. Confira:

1. Limpeza interna e externa

Invista em uma faxina completa, limpando bem o carro por dentro e por fora. Internamente, utilize aspirador para limpar os bancos e carpetes. Para as superfícies, como volante, painel, alavanca de câmbio e outras, utilize o álcool isopropílico, que não danifica os materiais. Caso não encontre o produto disponível em mercados, substitua por detergente neutro.

Para a parte de fora, o uso de uma esponja macia que não arranhe o automóvel, água e sabão darão conta do recado.

Lembre-se também de esvaziar a lixeira portátil do seu carro, principalmente se estiver armazenando material possivelmente contaminado, como lenços para os olhos, mãos e nariz.

Se possível, mantenha sempre um frasco de álcool gel dentro do carro, para limpar as mãos ao manusear qualquer peça.

2. Limpeza do ar-condicionado

Apesar de requerer um serviço especializado na maioria das vezes, recomenda-se, durante a pandemia, a limpeza periódica do ar-condicionado, uma vez que a proliferação de bactérias e fungos se dá pelo filtro de ar, quando sujo.

A prioridade do momento é com a qualidade do ar!

3. Exposição ao sol e à chuva

Se por acaso o seu carro fica guardado em ambiente aberto, tenha cuidado com o tempo de exposição ao sol e à chuva. Utilize uma capa protetora para cobrir a carroceria do veículo, mantendo-o protegido também do acúmulo de poeira.

Lembrando que a capa só deverá ser colocada com o carro já seco, evitando o aparecimento de manchas indesejadas.

4. Cuidados com os pneus

Um dos maiores problemas ao deixar um veículo parado por meses é a deformação dos pneus. Para fugir do problema, procure soluções práticas como o uso de cavaletes ou equipamento de calibragem para mantê-los sempre cheios. Siga sempre as recomendações do fabricante!

Outra dica é passear com o carro pela garagem, quando possível, para movimentar os pneus e evitar que fiquem numa mesma posição por muito tempo.

Em todo caso, quando a quarentena passar, é importante fazer uma avaliação e checar se está tudo certo com os pneus antes que o veículo volte a circular nas ruas.

5. Freio de mão

O freio de mão também pode virar um problema quando o veículo fica parado por muito tempo. Quando em ambientes úmidos, os componentes do freio começam a oxidar e podem desregular a frenagem. O ideal é deixar o freio de mão solto, necessitando, claro, de apoio com travas.

6. Sobre os fluidos

Combustível e óleo lubrificante, assim como a maioria dos produtos, possuem data de validade. Quando excedida, os produtos começam a perder suas características originais e estragar no reservatório. No caso do óleo lubrificante, porém, o produto aguenta mais tempo dentro do motor sem estragar.

Por isso, o melhor a fazer durante os meses de reclusão é manter o tanque mais vazio. Se for necessário fazer o processo de esvaziamento do tanque em casa, é preciso ter em mãos o tipo correto de equipamento, como bomba de sucção e reservatório próprio para armazenamento de combustível.

Aqueles que precisam fazer corridas rápidas ao mercado, farmácia ou postos de saúde devem tomar cuidado com a rodagem com motor frio, que pode futuramente prejudicar o veículo, por meio da contaminação do óleo do motor pelo combustível.

7. Bateria

A respeito da bateria, a maioria dos especialistas recomendam desconectar os cabos para que mantenha a carga por mais tempo. No entanto, esse é um procedimento mais delicado e que deve ser feito com muito cuidado, de preferência por um profissional, para evitar acidentes como curto-circuito e incêndios.

Sobre ligar o carro ou não durante a quarentena, as opiniões variam de acordo com o fabricante, modelo do automóvel e as condições do local onde é mantido.

Em caso de espaços abertos e bem ventilados, alguns especialistas afirmam que o automóvel pode ser ligado por 10 minutos, uma vez por semana. Outros sugerem a partida de 20 minutos a cada 15 dias.

Consulte o fabricante e entenda a melhor forma de cuidar da bateria do seu modelo.

8. Carro da família

No caso de carros compartilhados entre os membros da família, o ideal é que apenas uma pessoa fique responsável pela faxina e manutenção do mesmo. Isso evitará que muitas pessoas toquem as mesmas superfícies e acabem se contaminando.

9. Quando a crise passar

Mesmo com os devidos cuidados durante a paralisação, é muito importante lembrar-se de fazer uma boa avaliação com profissionais para conferir as condições de circulação e retorno às ruas do automóvel quando tudo passar.

A boa notícia é que muitos desses cuidados já são conhecidos de longa data dos donos de veículos, que apenas precisam ter paciência e lembrar de manusear de forma adequada o carro parado na garagem.

Conclusão

ão fique com medo do prejuízo total por ter que manter seu carro parado por um tempo. As medidas de restrição e isolamento social são fundamentais nesse momento para conter a propagação do Covid-19 e superar a pandemia. Conte com uma boa assistência técnica, ainda que à distância, e siga nossas dicas para salvar o seu veículo durante a quarentena.

Posts relacionados

Deixe um comentário