Retífica de motores de caminhões: dicas básicas

6 minutos para ler

Retíficas desempenham um papel de grande importância para os meios de locomoção. Principalmente em relação aos motores de caminhões, que precisam de cuidado adequado para que tenham o funcionamento indicado.

Motores dos caminhões

Em geral, os motores de caminhões são mais pesados e robustos. Por possuírem mais compressão, precisam de um tipo de cuidado que seja específico para eles. Para entender melhor, basta ter em mente que um caminhão costuma transportar, além do motorista, uma grande quantidade de cargas.

Assim, é indispensável que a retífica de motores de caminhões tenha conhecimentos adequados para tratar sobre o assunto.

Qual a diferença de uma retífica para mecânica?

A retífica trabalha voltada para a restauração do motor. Já a mecânica, atua com a substituição de peças. Logicamente, existem momentos onde é necessário muito mais um serviço de retífica do que de mecânica, já que a retífica restaura o motor.

Ademais, a retífica trabalha dentro de todas as exigências técnicas do motor, precisão de medidas, precisão de torque em parafusos, entre outros.

Qual a diferença da retífica de carros para a retífica de caminhão?

Determinados processos em ambas são diferenciados. É importante ressaltar que os motores de carros – principalmente quando utilizados como veículos de passeio – possuem uma estrutura bem diferente do motor de caminhão.

Afinal, são voltados especificamente para tarefas simples e práticas do dia a dia. Mesmo que possam carregar certa quantidade de pessoas em seu interior, ainda assim, não carregam o mesmo peso do que os caminhões, por exemplo.

Já nos caminhões, a retífica é diferente. Isso porque é extremamente necessária uma análise minuciosa do motor para observar os devidos detalhes. Além do mais, o caminhão geralmente é utilizado para transportar cargas pesadas.

Logo, é indispensável garantir que a retífica de motores de caminhões seja muito mais voltada para motores pesados. Até mesmo porque, é extremamente importante garantir um processo seguro e adequado, já que o motor carrega, geralmente, uma grande quantidade de peso.

Quais cuidados obter com o motor retificado?

É difícil observar se um motor foi devidamente retificado, afinal, quando o processo é feito por profissionais, quase não apresenta nenhum indício externo. Ainda assim, indica-se sempre ter alguns cuidados após o caminhão passar pela retífica.

Uma dessas dicas, por exemplo, é sempre ter cuidado para acelerar. É importante que o motorista tenha atenção na hora de conduzir o seu transporte, como também na hora de trocar de óleo. Mesmo que se trate de um motor e um equipamento de transporte robusto, cuidados são fundamentais.

Além disso, é muito importante ressaltar que as marchas também precisam ser engatas nas rotações corretas e da maneira certa. Uma das principais dicas, em relação às marchas, é não as esticar e nem andar em rotações baixas, com a marcha engatada em um nível inadequado.

Nível do óleo é algo que deve ser cuidado. Nos momentos em que o caminhão precisa andar por uma quilometragem muito grande para concluir os objetivos propostos, é preciso que o motorista tenha muita atenção. Entre os outros cuidados indicados, pode-se destacar:

– Não forçar o motor;

Powered by Rock Convert

– Manter o nível de água em dia;

– Trocar o óleo a cada 500 ou 1000 km rodados.

O que é preciso para um bom funcionamento de uma retífica de caminhões?

Para quem deseja abrir uma retífica de caminhões ou até mesmo já possui uma, é sempre válido estar atento às formas de mantê-la em bom funcionamento para manter os altos índices de satisfação dos consumidores.

Para atingir um nível satisfatório, pode-se seguir algumas dicas simples, porém fundamentais para um bom funcionamento da retífica de caminhões.

1. Equipamentos adequados

É praticamente impossível manter o bom funcionamento de uma retífica de caminhões sem os equipamentos adequados para tal. Afinal, diversos processos precisam ser executados e sem os equipamentos específicos para a rotina da retífica, muitos processos não são realizados.

2. Profissionais capacitados

Nem sempre é possível dar conta da retífica de forma autônoma. Por isso, contar com a ajuda de profissionais é, muitas vezes, uma das melhores opções. Porém, é importante se certificar de que todos possuem capacidade para desempenhar a função.

Quando se fala em capacidade, não necessariamente se está falando de grande tempo de experiência na função, mas sim de um indivíduo que tenha conhecimento e, se possível, especializações em seu currículo. Logicamente, se houver experiência na função, é melhor.

3. Estrutura adequada

Para realizar retífica de motores de caminhões, é muito importante ressaltar que o espaço deve ser propício para tal. Diferente de um ambiente que somente atende automóveis tradicionais, é preciso ter em mente que os caminhões ocupam um grande espaço.

Essa característica faz com que seja necessário ter um ambiente onde seja possível atender todos os caminhões e realizar os procedimentos sem nenhum problema. Afinal, um ambiente pequeno também pode limitar a quantidade de clientes atendidos.

4. Aferição periódica de equipamentos

Periodicamente, é necessário calibrar os instrumentos de medição para garantir que as medidas sejam fiéis. A retífica é um trabalho que exige precisão e, por isso, garantir a manutenção dos equipamentos é indispensável, até mesmo as preventivas.

5. Sistema de gestão de qualidade

Independentemente de ser uma retífica nova ou não, é indispensável garantir uma gestão adequada. Essa gestão pode servir para saber o quanto o local está lucrando, quais materiais serão necessários comprar, entre outros.

Além disso, essa é uma ótima tática para se certificar de que o ambiente esteja funcionando da forma mais adequada possível para garantir o atendimento que o consumidor deseja.

6. Tenha fornecedores de confiança

É muito importante ter fornecedores de confiança para comprar as peças e materiais adequados. Afinal, isso pode fazer toda diferença na hora de atender a um cliente. Ademais, um fornecedor de confiança pode ser a melhor forma de conseguir materiais, ainda mais em momentos de urgência.

Dessa forma, é possível deduzir que manter contatos com empresas capacitadas e profissionais, é algo de grande importância para as retíficas.

Lucro das retíficas de caminhões

Em suma, as retíficas de caminhões podem ser negócios de muito lucro para quem sabe conduzir. No entanto, é sempre importante estar atento às novidades do mercado, métodos diferenciados de realizar o serviço e formas de agradar os consumidores.

Posts relacionados

Deixe um comentário