Como lucrar mais em sua retífica com o Telegram

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Retífica é um processo crucial para qualquer dono de carro. Afinal, é por meio dele que é possível saber se existe algum problema no motor ou em uma de suas peças. É um dos pontos essenciais para aumentar a longevidade do veículo.

Contudo, o processo pode ser bem demorado. É algo que pode ser trabalhoso, podendo surgir diversas dúvidas para o cliente. É possível que o público não entenda muito bem como funciona o processo e por que é importante.

Neste caso, o Telegram pode ser uma ferramenta interessante. Então, se você quiser lucrar mais com a sua retífica com o Telegram, confira o post com algumas das principais dicas.

Entenda algumas vantagens do Telegram

Antes de mais nada, é importante entender porque o Telegram é uma ferramenta interessante para este fim. Primeiramente, está facilmente disponível em diversas plataformas, como o PC, tablet, além dos próprios smartphones. Assim, dá mais liberdade para você usá-lo, enquanto faz a retífica de forma eficiente.

Outra vantagem é que este aplicativo pode ser usado para mandar arquivos maiores, de até 1,5 GB. Como vamos ver mais à frente, isso é uma grande vantagem, pois você pode mandar vídeos ou fotos do motor para seus clientes.

Por fim, outra vantagem deste app é a possibilidade de armazenar esses arquivos na nuvem, de forma a otimizar o uso dos dispositivos.

Tire todas as dúvidas, de forma simples e direta

Agora que já ficou claro como o Telegram é uma ferramenta interessante, confira como usá-lo para lucrar mais em sua retífica. Primeiramente, é um canal interessante para conversar com os clientes e tirar suas dúvidas.

Como dito acima, muitos deles não sabem muito bem o que é a retífica e como ela é importante. Neste caso, o chat é uma forma simples e rápida de fazer esta conversa. Você pode apresentar todas as vantagens e responder suas dúvidas.

Além disso, também pode ser uma forma de sugerir uma retífica para seus clientes mais fiéis. Combinando esta forma de comunicação com alguma ferramenta de interação com o cliente, você pode fazer alertas de que chegou o momento de fazer a retífica.

Por exemplo, você pode explicar para o cliente o que é o motor cansado, reconhecido por sintomas como a fumaça, ou mesmo mais sutis como a falta de potência. A ideia de um canal com o Telegram é ter uma forma de estabelecer um contato direto e simples com os clientes.

versatilidade da plataforma também é uma vantagem. No computador, por exemplo, você pode responder diversos clientes ao mesmo tempo, de forma mais simples.

Você também pode explicar para o cliente o processo de retífica. Normalmente, se o custo da mesma for igual ou maior do que 50% do valor do carro, talvez não valha a pena.

Um diferencial deste processo é que não é apenas o aspecto mecânico. É preciso equilibrar o fator financeiro com a experiência do profissional, que pode ajudar o cliente a decidir que vale a pena ou não. Por isso, é preciso trabalhar em uma relação de confiança e no uso de ferramentas que permitam uma integração simples, como o Telegram.

Otimizando o processo da retífica

Uma das maiores vantagens da tecnologia, especialmente no processo de retífica, é que você pode mostrar para os clientes o andamento do processo.

Neste ponto, o Telegram se torna uma ferramenta essencial. Você pode usar o celular ou smartphone para enviar fotos ou vídeos, comprovando para os clientes os problemas em cada uma das peças.

É uma vantagem enorme, por diversos motivos. Primeiro, existe a questão da transparência. Você pode mostrar para o cliente que uma peça está queimada ou que a folga não é a ideal. Ou seja, você tem evidências de tudo que está falando.

Além disso, existe a questão da praticidade pois o cliente não precisa se deslocar até sua oficina. Vídeos e fotos são mais que suficientes para mostrar para ele a situação do motor. Combinados com a sua explicação, não resta dúvida sobre o estado de cada peça.

Algumas dicas de como usar o Telegram para lucrar mais na retífica

Agora que ficou claro como o Telegram pode otimizar o processo de retífica do motor, confira algumas dicas de como usá-lo ainda melhor.

Antes de mais nada, é crucial jamais deixar qualquer cliente sem resposta. Como o chat é um recurso rápido e direto, o cliente demanda respostas com uma velocidade bem alta. Portanto, o ideal é deixar um funcionário no computador, apenas para responder às dúvidas mais gerais.

No momento de avaliar a retífica em si, você pode passar para o mecânico. A vantagem é que podem existir diversos dispositivos logados ao mesmo tempo, basta usar o mesmo número.

Outra boa prática é evitar o envio de áudios. Nem sempre o cliente pode, ou está disposto a ouvir. Por isso, priorize a comunicação escrita, atentando-se aos erros de português.

Também é crucial ficar atento ao horário de envio de informações. Mantenha-se no seu horário comercial, para não perturbar o cliente em horas que não são as ideais.

Apesar de o Telegram ser uma ferramenta que está disponível 24 horas, 7 dias na semana, é importante estabelecer um horário claro de atendimento. Assim, não existem desencontros e você não corre o risco de deixar o cliente insatisfeito.

Caso o cliente responda fora do horário, não o deixe sem resposta. Você pode programar respostas automáticas para deixar claro para o mesmo que sua pergunta será respondida assim que possível.

O Telegram pode ser a base da sua estratégia

A vantagem do Telegram é que ele permite focar a sua estratégia nas pessoas. É muito comum usuários terem dúvidas sobre carros, e este canal não precisa ser apenas reativo.

Você pode usá-lo de forma proativa, enviando conteúdos e informações que o ajudem a tirar as dúvidas mais comuns.

Contudo, é preciso tomar certo cuidado para não se tornar spam. Envie mensagens apenas com permissão e evite focar na sua oficina e no seu produto. Foque nos problemas das pessoas e como eles podem ser resolvidos.

Assim, você constrói uma relação de confiança e autoridade, muito importantes para qualquer trabalho mecânico.

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