Como utilizar o TikTok para divulgar a sua oficina mecânica

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As redes sociais crescem cada vez mais, e novas ferramentas aparecem para cativar determinado público. Além disso, se bem utilizadas, podem ser essenciais para a divulgação e crescimento de marcas, em diversos segmentos. Uma das redes que vem fazendo enorme sucesso ultimamente é o TikTok.

Este aplicativo, de origem chinesa, permite que os usuários façam vídeos e os compartilhem. A característica principal é o fato de as produções serem curtas, com no máximo 1 minuto. Ainda assim, é possível criar conteúdos valiosos para divulgação de marcas e serviços em geral.

Neste conteúdo, falaremos especificamente sobre as formas de usar o TikTok como uma ferramenta útil para divulgação de uma oficina mecânica. Como os profissionais desta área podem criar posts que chamem a atenção do público e façam com que o negócio expanda seu Marketing, possibilitando o aumento do número de clientes e da visibilidade da oficina.

Crescimento do TikTok

Antes de falarmos especificamente sobre as oportunidades para o negócio das oficinas mecânicas, é importante situar o tamanho do TikTok na atualidade. Ele é uma das redes sociais mais utilizadas, com estimativa de ter cerca de 800 milhões de usuários pelo mundo, espalhados por mais de 140 países.

Além disso, é o app mais baixado nas lojas virtuais durante o período de quarentena por conta da crise de saúde pública. Não à toa, foi assunto em vários momentos, tornando-se uma das formas de entretenimento durante o isolamento social.

Engajamento nas publicações também costuma ser alto, mesmo em páginas com menos seguidores. Estudos apontam que contas com menos de 1.000 seguidores possuem altas taxas de compartilhamento.

Ou seja, isso deixa claro que o TikTok é uma rede em crescimento, tornando-se mais popular e, além de tudo, permite que páginas de vários tamanhos diferentes produzam conteúdos relevantes. Entre eles, está a capacidade de divulgação de serviços, como os oferecidos pela oficina mecânica.

Como usar o TikTok para divulgar a oficina

Primeiro de tudo, é importante que os gestores da oficina saibam que o TikTok não vive apenas de vídeos animados e de entretenimento, embora este seja um foco bastante claro dos usuários.

Mas, pesquisando conteúdos na rede, é possível encontrar uma série de publicações com demonstrações de trabalhos. Por exemplo, personal trainers usam para filmar séries de exercício. Clubes de futebol fazem vídeos dos treinos, entre vários outros casos.

Portanto, o passo inicial é realizar um planejamento e uma pesquisa para entender qual tipo de conteúdo é adequado para uma oficina mecânica. Outras empresas do segmento já utilizam a ferramenta? Acompanhe alguns vídeos. Isso não é copiar, mas sim entender de que forma esta rede social pode ser usada.

Porém, o mais importante é ter o conhecimento de qual é o próprio público. São mais homens? De que idade? O que gostam de ver no TikTok? Sabendo estes dados, que podem ser pesquisados com formulários, conversando com as pessoas que vão à oficina etc., é possível criar uma linha de conteúdo para produção dos vídeos.

A partir disso, o passo seguinte é criar os primeiros conteúdos. Mostre como a oficina trabalha, de que forma os profissionais se comportam, de que forma se relacionam com os donos dos veículos que vão buscar ajuda etc.

Além disso, é possível criar uma linguagem mais informal, mas que não tire a ideia de que há total seriedade no trabalho de reconstrução do veículo.

Geralmente, por serem vídeos curtos, não adianta utilizar conteúdos muito pesados e densos, que não se resolverão neste tempo. Portanto, quanto mais dinâmica, melhor. Falar de carros, por exemplo, é uma paixão de muitas pessoas, além de ser um tema muito presente na vida de todos.

Portanto, além de mostrar o serviço, é interessante criar vídeos com curiosidades, respondendo dúvidas etc. Tudo isso estimula a participação dos seguidores nos posts, criando o famoso engajamento.

E este é um aspecto fundamental. O objetivo da utilização do TikTok é tornar a oficina mais conhecida. Portanto, os responsáveis pelos posts precisam estar prontos para responder os comentários nos posts, tirar dúvidas e estimular os visualizadores a ir até a oficina quando tiverem um problema.

Não adianta apenas demonstrar como o serviço funciona nos posts, é preciso garantir que as pessoas serão convertidas em clientes.

Como se trata de um conteúdo curto, também é importante não perder tempo com edições muito complexas e tudo mais. Um vídeo direto e que valorize os serviços da oficina será mais eficiente do que criar um conteúdo claramente premeditado e que saia da realidade de um serviço do tipo. Não é necessário se preocupar em reter a atenção do público por muito tempo, já que os vídeos são curtos.

Portanto, a oficina precisa se preocupar mais em chamar a atenção pela eficiência do trabalho e pelas qualidades profissionais, demonstrando diferencial como serviço de mecânica, não como produtora de um vídeo super editado e bem feito.

Conseguindo entender isso, aumentam as chances de engajamento causado pelo trabalho em si, o que automaticamente gera também uma maior chance de conversão.

Estas são algumas dicas para que a utilização do TikTok se torne um diferencial e uma forma de alavancar a imagem e o número de clientes de uma oficina mecânica. Os vídeos precisam demonstrar as qualidades do negócio de forma dinâmica, já que são produções rápidas e curtas.

É preciso chamar a atenção para gerar o engajamento e, a partir disso, estar atento para manter o público em contato. Conseguindo isso, a oficina certamente alcançará um patamar mais alto, melhorando as chances de ganhar novos clientes, a partir da correta utilização das redes sociais.

Antes de finalizar, vale destacar a importância de saber usar a ferramenta. Por isso, deixamos aqui alguns tutoriais de como navegar e potencializar o uso do TikTok como ferramenta de divulgação de um serviço. Acesse este link e confira dicas essenciais. Para quem prefere os vídeos de instruções, é possível acompanhar diversos tutoriais no YouTube. Deixamos aqui um deles.

Por fim, segue o site oficial do TikTok, no qual é possível saber mais sobre a ferramenta e de que maneira poderá ser usada de forma efetiva no trabalho de divulgação da sua marca.

Em tempos de redes sociais cada vez mais presentes, a oficina mecânica também pode se beneficiar e ganhar espaço e reconhecimento de marca a partir da correta utilização das ferramentas.

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