O QUE É BRUNIMENTO?
Brunimento é um processo de usinagem por abrasão utilizado em furos com o objetivo corrigir problemas tais como:
• Diâmetro interno do furo;
• Geometria interna do furo (cilindricidade e circularidade);
• Acabamento da superfície usinada (ângulo de cruzamento dos riscos e rugosidade);
• Alinhamento entre furos.
É um processo de alta precisão e rápida remoção de material. Por isso ele pode ser realizado nos mais diferentes tipos de materiais, como ferro fundido, aço temperado, aço mole, bronze, latão, cromo duro, cerâmica, alumínio, entre muitos outros.
O brunimento é feito através de quatro componentes principais. São eles: máquina brunidora, óleo lubrificante, ferramenta de brunir e réguas super abrasivas diamantadas ou de CBN (Borazon).
As réguas super abrasivas brunidoras são fabricadas com um aglomerante metálico e com o tipo de grão especificado para brunir cada tipo de material. Mas em contato com a superfície de trabalho, realizam a remoção por abrasão e atingem o acabamento especificado. Os superabrasivos (diamantes ou CBN) possuem alta resistência abrasiva e condutividade térmica. Por isso permite trabalhar com alta velocidade de corte e variadas pressões de contato, proporcionando ganhos de produtividade, durabilidade e qualidade no processo de brunimento.
As ferramentas de brunir (brunidor ou mandril) são fabricadas de acordo com o diâmetro e tipo do produto a ser usinado. Elas possuem suportes expansivos nos quais se alocam as réguas brunidoras. Ao expandirem-se os suportes, as réguas brunidoras entram em contato com o produto e iniciam a remoção do material.
A máquina de brunir é onde fixamos a ferramenta de brunir. Suas principais funções são: expandir a ferramenta quando necessário, fornecer movimento axial e radial à mesma e refrigerar e lubrificar o processo de brunimento através de um óleo específico para cada tipo de material a ser usinado.
Muitas pessoas não conhecem e nem sabem que existe um motivo para as ranhuras da camisa do motor, isso é o brunimento dos cilindros.
BRUNIMENTO DOS CILINDROS
O brunimento dos cilindros é a operação de usinagem para acabamento da superfície interna dos mesmos.
São “riscos” em ângulo, que normalmente podem variar de 90° a 120°.
Tem a função de vedação, controle de consumo e retenção de óleo lubrificante para lubrificação da parede dos cilindros e dissipação de calor entre anéis e cilindro, que varia conforme a rugosidade especificada.
O processo de brunimento dos cilindros deve ser bem controlado para que o assentamento dos anéis seja realizado de maneira suave e assim, evitar o desgaste prematuro e o excesso no consumo de óleo lubrificante.
Caso fossem lisas o óleo ia escorrer rapidamente para os anéis e consequentemente até o cárter. Isso faria seu motor trabalhar sem lubrificação. Por isso torna-se um processo importante na usinagem.
Ferramenta:
Peça após o processo:
Veja nos vídeos abaixo como é feito esse processo: