Gasolina comum ou aditivada? Essa provavelmente é uma questão que já passou na cabeça de 10 entre 10 motoristas que utilizam desse combustível para abastecer seu automóvel. A dúvida torna-se ainda mais frequente pelos mitos e verdades sobre a gasolina aditivada que, dia após dia, são replicadas nas mais variadas rodas de conversa.
Entender as características desse tipo de combustível que melhora o desempenho e limpa o motor, para citar suas vantagens mais comuns (e que são verdades), permite que você saiba qual tipo de combustível escolher na hora de abastecer. Abaixo, trazemos os 8 mitos e verdades sobre gasolina aditivada que irão solucionar, de uma vez por toda, as suas dúvidas.
1. Aditivada dá mais potência. MITO
Esse é um mito até comum: entender que o combustível aditivado irá trazer mais potência ao motor. O que ocorre é que a gasolina do gênero não possui alta octanagem, mas ajuda na limpeza de inúmeras peças, como o próprio motor ou o sistema de injeção, melhorando o desempenho a médio prazo. Contudo, isso não afeta diretamente na potência instantânea.
2. É um bom custo-benefício. VERDADE
A gasolina aditivada traz um custo-benefício melhor que a sua concorrente comum porque ajuda na limpeza e manutenção de inúmeras peças do veículo, aumentando seu tempo de vida útil. O sistema de combustão é o mais beneficiado com esse combustível e, como dito acima, há melhor desempenho do carro.
3. Possui um maior nível de pureza. MITO
O que diferencia a gasolina aditivada da comum é, através do que o próprio nome indica, mais aditivos – a fórmula do combustível é o mesmo. Esses componentes ‘a mais’ que a aditivada possui são detergentes que contribuem na limpeza interna dos sistemas do veículo. É claro: em postos não confiáveis, tanto a comum quanto a aditivada podem trazer mais impurezas.
4. Não é preciso abastecer sempre para ter os benefícios. MITO
É um mito que vem cada vez mais se espalhando: para eficiência da gasolina aditivada é preciso, constantemente, abastecer seu carro com ela. Do contrário, não haverá a limpeza dos componentes internos e a sujeira voltará a se acumular.
5. Ajuda no tanquinho de partida a frio. VERDADE
As falhas na partida desse tipo de tanquinho ocorrem, geralmente, pelo combustível espesso comum ‘travar’ ao virar a chave. Já a gasolina aditivada ajuda a evitar que ações do tempo, principalmente em veículos que ficam parados por longos períodos, prejudique a ignição.
6. Todas as aditivadas são iguais. MITO
Não caia nessa: as gasolinas aditivadas – assim como as comuns – possuem fórmulas e aditivos próprios, de acordo com a distribuidora do combustível. Assim, conhecer os benefícios singulares de cada uma traz a melhor escolha para o seu automóvel.
7. Esse tipo de gasolina é recomendado pelas fabricantes. VERDADE
Sabendo das vantagens que isso traz para os carros, principalmente os novos que contam com motor flex, as fabricantes, no manual do proprietário, indicam a utilização da gasolina aditivada, que traz os benefícios listados até aqui.
8. O motor fica viciado com a aditivada. MITO
Por fim, outro mito que é bastante divulgado: os motores ficam viciados quando há o abastecimento com a gasolina aditivada. Não haverá alteração caso haja a mudança de combustível – mas, sempre bom lembrar, que aditivados trazem vantagens singulares ao veículo.