Quem é proprietário de um veículo automotor sabe que precisa tomar algumas medidas de prevenção. Com o passar do tempo, as peças e o motor vão se desgastando e prejudicando o bom desempenho do veículo.
O motor do carro é o local que mais sofre desgaste. Em alguns casos, o conserto do veículo só será possível após a retífica do motor. No entanto, quando realmente vale a pena fazer a retífica do motor de um automóvel?
Nesse post abordaremos alguns pontos que os proprietários devem se atentar na hora de mandar consertar um veículo automotor:
– Problemas mecânicos ligados ao motor;
– Quais as vantagens de retificar o motor;
– Qual o limite a se pagar por esse serviço;
– Quanto tempo dura um motor retificado;
Identificando o problema em seu veículo
O primeiro passo para saber se vale a pena retificar o motor de um veículo é identificar qual é o defeito. O carro, quando está com algum problema no motor, apresenta alguns indícios de que precisa de manutenção:
– Fumaça preta ou branca;
– Falta de potência;
– Ruídos metálicos ao acelerar;
– Vazamentos de óleos.
Quando verificar a existência desses problemas, é hora de mandar seu carro para uma inspeção mecânica. Lá, o profissional vai verificar de onde é a origem do problema, que pode ser causado por fatores como:
– Cilindros;
-Pistões;
– Bielas;
– Virabrequim;
-Válvulas;
– Cabeçote.
Além desses, há vários outros componentes que fazem parte do motor. Por isso, o auxílio de um profissional mecânico, que lhe orientará sobre quais os procedimentos para cada problema.
Quais as vantagens de retificar o motor?
Quando um mecânico fala em retificar o motor, significa que ele irá desmontá-lo e trocar as peças que apresentam problemas. Nesse caso, é preciso analisar quais as vantagens de retificar o motor e qual o custo-benefício desse serviço.
Se o valor da retificação custar um valor superior a 50% do preço do veículo, pode se dizer que não valerá a pena retificar. O gasto com a retificação será economicamente inviável, pois há outras possibilidades como a troca de motor.
Já se custar menos que 50%, a retificação do motor é o mais recomendável. Assim, você terá um motor praticamente novo e a garantia de que poderá rodar bastante, até apresentar problemas novamente.
A durabilidade de um motor retificado varia bastante. No entanto, a preservação do motor depende de fatores como a manutenção preventiva, troca de óleo e filtros, entre outros fatores básicos que precisam de verificação constante.
Sendo assim, o motorista também é responsável pela preservação do estado do veículo, para que a retificação possa durar bastante tempo e garantir um bom desempenho.
Mas afinal, vale a pena retificar o motor?
Em geral, a retificação é uma boa opção para seu veículo. Você terá um motor praticamente novo e o desempenho será o mesmo ou até melhor de antes de apresentar o problema.
Com peças boas e profissionais qualificados para executar esse serviço, vale muito a pena retificar o motor de um veículo. Aliando a retificação com os cuidados básicos do cotidiano, você provavelmente não terá incômodos durante um bom tempo.
Se você gostou dessas dicas, compartilhe esse post nas redes sociais e deixe seus amigos por dentro desse assunto!