Turbinado x Aspirado: Entenda as Diferenças

22/06/2018|Contagem Motor Peças

Se você já ouviu falar sobre motor turbinado e aspirado, mas não sabe qual é a diferença entre os dois, seus prós e contras e relação custo-benefício, confira o nosso artigo e acabe com suas dúvidas.

Desvende alguns dos mitos que circulam no meio automobilístico. E também esperamos lhe ajudar a fazer a escolha correta de motor de acordo com seu propósito.

O Motor Turbinado

Motor Toyota Supra 2JZ

Motor Toyota Supra 2JZ

A principal diferença do motor turbinado em relação ao aspirado é que o turbo possui uma peça chamada turbina. É ela que impulsiona o ar previamente comprimido para o motor aumentando a pressão dos cilindros, gerando assim mais potência.

Os motores turbos são adorados pelos fãs de velocidade e desempenho. Ele possui também o barulho característico que encanta os adoradores. Além disso, um motor turbo de baixa cilindrada pode ter o mesmo desempenho, ou ser até superior a um motor aspirado que tenha muita potência.

 

Motor turbinadoVantagens:

• Menor custo para melhorar a performance;

• Possibilidade de aumentar consideravelmente a potência, em relação à capacidade original;

• Ao contrário do que boa parte pensa, os motores turbo podem economizar até 30% a mais do que os aspirados equivalentes.

Desvantagens:

• Presença do delay ou “turbo lag” que consiste em certo tempo de resposta do motor até obter a pressão suficiente. Apesar de que em alguns modelos mais novos esse problema não existe mais;

• O desgaste das peças ocorre de maneira mais rápida.

Os Motores Aspirados

Motor aspirado K20 Honda Integra

Motor aspirado K20 Honda Integra

No caso dos motores aspirados, como o nome sugere, o próprio motor realiza a aspiração. Que é feita através do movimento do pistão, onde a admissão do ar ocorre naturalmente com a pressão atmosférica.

Atualmente, os motores aspirados são os mais comuns, presentes na maioria dos veículos. Sendo ainda preferência por parte da maioria consumidora.

É possível ainda melhorar a performance desse tipo de motor. Embora o custo seja mais alto que os motores turbo, e não é possível obter uma melhora tão significativa. Uma alternativa para aumentar a potência é colocando filtros de ar esportivos.

Vantagens:

• O motor aspirado possibilita a resposta direta ao comando de aceleração, proporcionando ao motorista uma direção mais uniforme;

• Melhor conservação das peças e consequentemente menor custo com manutenção;

• O motor aspirado é menos ruidoso em relação ao turbinado.

Desvantagens:

• Menor potência em relação ao motor turbinado com cilindradas similares;

• Poucas possibilidades de aumento de desempenho;

• Maior custo ao aumentar desempenho;

• Pode apresentar instabilidades em marcha lenta ao ser personalizado.

Já Decidiu?

Quando analisamos de perto os prós e contras de cada motor, vemos que não existe um tipo de motor que pode ser definido como “melhor” que o outro, mas sim que o consumidor procura em um motor.

Se sua prioridade é obter um carro com alto desempenho, ou com potencial de elevar sua performance, então talvez um veículo com motor turbo seja o ideal para você.

Se você prefere praticidade e quer um carro que supra suas necessidades do dia a dia com baixo custo e manutenção, então um motor aspirado pode ser mais conveniente.

Esperamos ter solucionado suas dúvidas e lhe ajudado a fazer a melhor escolha!

Tags