3 dicas para se instalar os anéis de segmento dos pistões!

12/06/2018|Contagem Motor Peças

Confira 3 dicas infalíveis para se instalar os Anéis de Segmento dos Pistões

Os anéis dos pistões são peças importantes para o perfeito funcionamento do motor. Eles são peças utilizadas, entre outros equipamentos, em motores à explosão ou combustão interna. São peças feitas em formato cilíndrico e muito importantes para o funcionamento correto desses motores.

São fabricadas com uma liga de aço-carbono com um teor de carbono bem elevado. Isso dá dureza a esses componentes, com certa fragilidade.

Os anéis de segmento servem para vedar os gases dos motores. Eles são utilizados para fazer a vedação de válvulas de sistemas hidráulicos, se encarregam também de fazer a distribuição homogênea de óleo nas camisas de motor e compressores e fazem a separação de engrenagens.

Os anéis de segmentos, assim conhecidos também, são geralmente divididos em três tipos:Os Anéis de Segmento, assim conhecidos também, são geralmente divididos em três tipos

Primeiro – Anel de Compressão

Esse anel que fica quase na cabeça do pistão tem a função de conter a pressão gerada pela explosão nos cilindros. Evitando assim a perda de pressão na hora do segundo tempo do motor chamado de compressão.

Segundo – Anel Raspador

Os Anéis de Segmento, assim conhecidos também, são geralmente divididos em três tiposO segundo anel, mais abaixo do primeiro, tem duas funções, uma de ajudar a reter a compressão como o primeiro e outra de criar uma película de óleo quando o mesmo raspa as paredes internas do cilindro.

Terceiro – Anel de Óleo

O último tem a função de raspar o excesso de óleo e criar uma fina película de lubrificação. Isso para que os outros anéis tenham o mínimo de atrito evitando o desgaste entre anéis e cilindro.

Os anéis do pistão são iguais em todos os tipos de automóveis?

Car types vector flat icons. Automobile models icons set - Anéis de Segmento

Tipos de carros

As características dos pistões podem mudar e isso depende do motor do carro. Os pistões podem ter dois anéis em motores dois tempos, três anéis em motores quatro tempos e de quatro a cinco anéis em motores a diesel.

Como é feita a instalação dos anéis de segmento do pistão?

Você pode trocar os anéis sem o uso de ferramentas. Com o pistão em mãos, comece encaixando o par de anéis junto a mola — também conhecido como espaçador — na terceira canaleta porque esse anel é mais maleável.

Logo em seguida, encaixe o próximo anel na segunda canaleta. Perceba que este item é um pouco mais resistente do que o primeiro. Termine encaixando o último anel com cuidado, pois por ser fabricado de material fundido, pode quebrar se for forçado.

Se perceber que seu carro está queimando óleo e a causa for o desgaste dos anéis de segmento do pistão, não espere até algo pior acontecer! Troque o quanto antes esse item e continue utilizando seu veículo com segurança e tranquilidade.

As posições de colocação dos anéis nos pistões também obedecem a uma ordem por que os graus e geometria de cada anel estão para cada função que ele exerce.

Confira como se fazer a instalação dos Anéis neste vídeo!

 

Fonte: www.canaldapeca.com.br / www.takao.com.br

Tags